Os seis hábitos que reduzem a perda de memória

Danie Franco / Unsplash

Um estudo que seguiu 30.000 adultos durante mais de dez anos revelou que há seis hábitos associados a uma vida saudável que podem reduzir significativamente a perda de memória na velhice.

Os resultados mostraram que os adultos com mais idade e que têm quatro a seis hábitos saudáveis poderiam reduzir o risco de desenvolver demência, mesmo quando transportam genes que os tornam mais suscetíveis à doença de Alzheimer.

Esta investigação, publicada recentemente na BMJ, procurou quantificar o impacto de vários fatores do estilo de vida saudável no declínio da memória relacionada com a idade.

Foram avaliados seis fatores do estilo de vida saudável: alimentação equilibrada, exercício físico regular, contacto social ativo, atividade cognitiva ativa, a não ingestão de álcool e o facto de não ser fumador.

“Os participantes ficavam no grupo favorável caso tivessem quatro a seis fatores de estilo de vida saudável, no grupo médio se tivessem dois a três fatores, e no grupo desfavorável se tivessem entre um e zero fatores”, explicaram os autores no estudo.

Os resultados revelaram que os participantes do grupo favorável demonstraram taxas de declínio da memória significativamente mais lentas no período de dez anos, em comparação com os participantes dos grupos médios ou desfavoráveis.

Os investigadores constataram ainda que o grupo favorável tinha uma probabilidade 90% inferior de desenvolver demência quando comparado com o grupo desfavorável. Já os participantes do grupo médio tinham 30% menos probabilidade de desenvolver a doença.

A equipa notou que o estudo não visava descobrir qual o fator mais importante entre os seis para prevenção da demência. No entanto, uma decomposição dos dados indicava que uma alimentação equilibrada conferia maior efeito, seguida da atividade cognitiva ativa e do exercício físico regular.

Cerca de 20% dos participantes tinham uma variante genética específica, conhecida por aumentar o risco de doença de Alzheimer. Neste grupo, a combinação de vários comportamentos de estilo de vida saudável também abrandou a taxa de declínio da memória, sugerindo que se podem obter benefícios das mudanças de estilo de vida.

“Embora cada fator do estilo de vida saudável tenha contribuído de forma diferente para abrandar o declínio da memória, os nossos resultados mostraram que os participantes que mantiveram mais fatores de estilo de vida saudável tiveram um declínio da memória significativamente mais lento”, concluíram os autores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.