Seis empresas chinesas com multa recorde por poluírem rios

Seis empresas chinesas foram multadas em 21,2 milhões de euros por descarregarem milhares de toneladas de resíduos químicos nos rios, a mais elevada sanção de sempre na China, informam hoje os ‘media’ oficiais.

As firmas localizadas em Taizhou, na província de Jiangsu, no leste da China, foram processadas por uma organização ambientalista, tendo-se descoberto que despejaram 25 mil toneladas de resíduos de ácido clorídrico em dois rios, noticia a agência oficial chinesa Xinhua.

Um tribunal da cidade tinha condenado já as empresas ao pagamento de uma multa de 160 milhões de yuan (26 milhões de dólares ou 21,2 milhões de euros), a mais elevada sanção de sempre na China no âmbito de um litígio ambiental de interesse público, numa decisão mantida, esta terça-feira, por uma instância superior.

Em agosto, 14 pessoas envolvidas no caso foram condenadas por um outro tribunal a penas de prisão de entre dois e cinco anos por terem causado poluição ambiental, de acordo com a Xinhua.

A anterior multa mais pesada aplicada por poluição ambiental foi de 37,14 milhões de yuan (4,9 milhões de euros), da qual foram alvo três arguidos na província vizinha de Shandong, também por contaminarem rios, de acordo com informações divulgadas anteriormente pelo jornal Southern Weekly.

Três décadas de crescimento industrial rápido e desenfreado têm custado caro ao ambiente na China, cujos líderes têm estado preocupados com o crescente número de protestos sobre a matéria.

Estudos recentes indicam que se estima que cerca de dois terços do solo da China estejam poluídos e que 60% da água subterrânea esteja demasiado contaminada para consumo, enquanto os residentes de cidades como Pequim e Xangai se veem com regularidade confrontados com perigosos níveis de smog.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, anunciou em março que a China estava a “declarar guerra” à poluição e uma série de medidas foram anunciadas. Contudo, permanecem dúvidas sobre a sua aplicação.

Em abril, a China introduziu alterações à lei de proteção ambiental — a primeira do tipo em 25 anos –, impondo sanções mais duras e prometendo que os infratores seriam “nomeados e envergonhados”.

Contudo, responsabilizar criminalmente os poluidores tem-se afigurado uma tarefa difícil de executar num país, onde os governos locais estão frequentemente focados no crescimento.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esses milhões são trocos para eles. Mas as penas de prisão doem a valer. Tem que ser, a China está num ponto catastrófico em termos ambientais. Se não começam a engaiolar uns quantos, os abusos continuam.

RESPONDER

Morreu Paul Bocuse, o "papa da gastronomia"

Paul Bocuse, impulsor da "nouvelle cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso do seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa. "Bocuse morreu, a gastronomia está …

Isolamento social faz desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo recente descobriu uma intrigante relação entre isolamento social e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sugerindo que ter um pequeno grupo de amigos pode tornar-nos mais propensos ao desenvolvimento da doença. Enquanto a diabetes …

Escutas de Sócrates infectadas com vírus informático

Os advogados dos dois principais arguidos na Operação Marquês, José Sócrates e Ricardo Salgado, denunciam a existência de vírus informáticos nas escutas que lhes foram entregues. Segundo afirmou ao jornal Público o advogado Pedro Delille, os …

Angola prepara-se para fechar 9 embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar 9 embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões …

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, …

Patrocinadora do programa "Supernanny" pondera sair

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o "tumulto social" causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios. De acordo …

PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP. Segundo o Correio da Manhã, …

"Conta invisível" do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal …

Ministério Público desconhece paradeiro dos filhos do ex-embaixador iraquiano

O Ministério Público desconhece o paradeiro dos gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio de um jovem, tendo a procuradora do processo solicitado à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem …

Hugo Vau surfou "bomba" na Nazaré (e pode ter quebrado recorde de McNamara)

O surfista português surfou uma "bomba", na quarta-feira passada, na Praia do Norte, na Nazaré, que se calcula ter 35 metros e que poderá ter quebrado o recorde do norte-americano Garrett McNamara. "Esta sim, foi diferente de …