Seis empresas chinesas com multa recorde por poluírem rios

Seis empresas chinesas foram multadas em 21,2 milhões de euros por descarregarem milhares de toneladas de resíduos químicos nos rios, a mais elevada sanção de sempre na China, informam hoje os ‘media’ oficiais.

As firmas localizadas em Taizhou, na província de Jiangsu, no leste da China, foram processadas por uma organização ambientalista, tendo-se descoberto que despejaram 25 mil toneladas de resíduos de ácido clorídrico em dois rios, noticia a agência oficial chinesa Xinhua.

Um tribunal da cidade tinha condenado já as empresas ao pagamento de uma multa de 160 milhões de yuan (26 milhões de dólares ou 21,2 milhões de euros), a mais elevada sanção de sempre na China no âmbito de um litígio ambiental de interesse público, numa decisão mantida, esta terça-feira, por uma instância superior.

Em agosto, 14 pessoas envolvidas no caso foram condenadas por um outro tribunal a penas de prisão de entre dois e cinco anos por terem causado poluição ambiental, de acordo com a Xinhua.

A anterior multa mais pesada aplicada por poluição ambiental foi de 37,14 milhões de yuan (4,9 milhões de euros), da qual foram alvo três arguidos na província vizinha de Shandong, também por contaminarem rios, de acordo com informações divulgadas anteriormente pelo jornal Southern Weekly.

Três décadas de crescimento industrial rápido e desenfreado têm custado caro ao ambiente na China, cujos líderes têm estado preocupados com o crescente número de protestos sobre a matéria.

Estudos recentes indicam que se estima que cerca de dois terços do solo da China estejam poluídos e que 60% da água subterrânea esteja demasiado contaminada para consumo, enquanto os residentes de cidades como Pequim e Xangai se veem com regularidade confrontados com perigosos níveis de smog.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, anunciou em março que a China estava a “declarar guerra” à poluição e uma série de medidas foram anunciadas. Contudo, permanecem dúvidas sobre a sua aplicação.

Em abril, a China introduziu alterações à lei de proteção ambiental — a primeira do tipo em 25 anos –, impondo sanções mais duras e prometendo que os infratores seriam “nomeados e envergonhados”.

Contudo, responsabilizar criminalmente os poluidores tem-se afigurado uma tarefa difícil de executar num país, onde os governos locais estão frequentemente focados no crescimento.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esses milhões são trocos para eles. Mas as penas de prisão doem a valer. Tem que ser, a China está num ponto catastrófico em termos ambientais. Se não começam a engaiolar uns quantos, os abusos continuam.

RESPONDER

Governo indiano ordena inspeção a todos os centros da congregação da Madre Teresa

O Governo da Índia ordenou uma inspeção a todos os centros para crianças geridos pela congregação católica da Madre Teresa no país, após a detenção de uma das suas freiras por alegadamente vender bebés. A ministra …

Peru decreta estado de emergência na fronteira com a Colômbia

O Peru decretou na segunda-feira o estado de emergência por 60 dias na fronteira com a Colômbia, devido à presença de narcotraficantes e de dissidentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia. O Presidente …

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …