António José Seguro acusa líderes europeus de “matar lentamente” a Europa

António José Seguro / Flickr

António José Seguro

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão “a matar, lentamente, a Europa”.

O docente universitário de Ciência Política e Relações Internacionais protagonizou uma mini-conferência, em Cascais, em pleno Dia da Europa e um dia após o seu sucessor no PS e atual primeiro-ministro, António Costa, celebrar como um êxito a Cimeira Social do Porto, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, noticiou a agência Lusa.

“É inaceitável que a Europa, já sem a desculpa da presença do Reino Unido, ao fim de 15 meses, ainda não tenha concluído o processo de aprovação do seu plano de recuperação económica, perante o sofrimento das pessoas e as dificuldades das empresas”, criticou.

Seguro condenou o facto de terem sido precisos “cinco meses para aprovar o plano, mais 10 sem que esteja ratificado por todos os membros” e, “pelo meio, [ter havido] o susto da decisão do Tribunal Constitucional alemão, que poderia paralisar a aprovação”.

A denominada “bazuca” ou “vitamina” financeira de Bruxelas para apoiar a economia devido à crise provocada pela pandemia de covid-19 contempla um total de 1,8 biliões de euros, e cada um dos 27 Estados-membros tem o seu próprio Plano de Recuperação e Resiliência específico.

“Foi também assim, esta semana, em resposta ao desemprego e pobreza, com 11 Estados-membros, nas vésperas da Cimeira Social do Porto, a lembrarem que as políticas sociais e de emprego são competência nacional. Os dirigentes europeus não querem responder a estas perguntas porque receiam consequências”, lamentou.

Para Seguro, os líderes da UE “seguem a lógica de que é preferível ignorar o problema do que criar ainda mais problemas”. “Mas estão enganados. Os maiores problemas da Europa são fruto da sua ambiguidade e falta de coragem política. Enquanto não respondermos com clarezas e sem receios das consequências, não estamos a salvar a Europa. Estamos a matar, lentamente, a Europa, caminhando para a irrelevância política mundial”, concluiu.

A intervenção de Seguro serviu para inaugurar a sede da Associação Nossa Europa, presidida pelo histórico ex-eurodeputado do PSD Carlos Coelho, em Cascais, e com a presença do autarca local, o também social-democrata Carlos Carreiras, no Dia da Europa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no... Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …