/

Funcionária da Segurança Social inventou 100 grávidas e lesou Estado em meio milhão

3

Mário Cruz / Lusa

A Polícia Judiciária deteve uma funcionária da Segurança Social de Coimbra por suspeitas de que lesou o Estado em meio milhão de euros, depois de ter inventado 100 grávidas para ficar com os valores do abono de família pré-natal.

A alegada burla foi descoberta por mero acaso, conforme reporta o Jornal de Notícias, realçando que a suspeita de 49 anos ganhou cerca de 13 mil euros por mês entre 2014 e 2018, o período em que se prolongou o esquema.

A mulher terá inventado 100 grávidas em diversos centros distritais da Segurança Social do país, num desfalque com o abono de família pré-natal que ascende a meio milhão de euros, segundo o JN.

Os valores alegadamente roubados à Segurança Social terão sido transferidos para duas contas da suspeita que usou as credenciais como funcionária da instituição para ludibriar o sistema. O JN nota que ela recorreu a 85 números de identificação da Segurança Social, alguns dos quais mais do que uma vez, de mulheres de diferentes nacionalidades.

Ela acedia ao sistema de atribuição dos abonos e colocava os requerimentos em estado de “deferido”, autorizando as transferências de dinheiro em seu nome.

A mulher foi detida pela Polícia Judiciária de Coimbra no seu local de trabalho, no Núcleo de Prestações Familiares do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social. É suspeita de crimes de burla, de falsidade informática e de branqueamento de capitais.

Já presente a um juiz para primeiro interrogatório, ficou sujeita a apresentações diárias às autoridades, mas não foi suspensa de funções e mantém a actividade profissional no local de trabalho onde cometeu a alegada burla.

ZAP //

3 Comments

  1. É ESTE O FOLHETIM DIÁRIO NA SEGURANÇA SOCIAL
    Burlas atrás de burlas, falsificações várias que todos conhecemos, erros graves nos sistemas internos, etc, etc,. A nossa Segurança Social é um DESASTRE NACIONAL.
    Mas ela é excepcional para TODOS os pensionistas que estão reformados após o ano de 2014, 2015 e 2016, sacar todos os meses das nossas reformas o valor para a Sustentabilidade da Segurança Social.
    Com 49 (quarenta e nove anos) de Contribuições efectivas para a Segurança Social e 68 anos de idade é um bom prémio todos os meses pagar a taxa 12,34% para a Sustentabilidade da Segurança Social.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.