Segurança Social alvo de ataque informático

Mário Cruz / Lusa

A Segurança Social foi alvo de um ataque cibernético, mas ainda não se sabe se dados de cidadãos ou empresas foram comprometidos.

A Segurança Social foi alvo de uma ataque informático, mas ainda não é sabido se houve “acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas”, informou o Instituto de Informática aos funcionários da Segurança Social.

Ao que o Observador apurou, em breve, a Segurança Social divulgará publicamente informações sobre o ataque. Fonte da Polícia Judiciária, contactada pelo jornal online, sublinha que ainda é cedo para dizer qual foi o tipo de ataque informático e que há hipótese de algumas informações não terem sido acedidas pelos hackers.

Não está também identificado o dia do ciberataque, embora um email citado pela CNN Portugal refira que houve uma “intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática”.

De momento, o Instituto de Informática “está a desenvolver todos os esforços, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciária e especialistas em cibersegurança, para garantir a segurança do sistema e dos respetivos dados”.

Na informação comunicada aos funcionário da Segurança Social é ainda feito um apelo à sua compreensão e pedido que “cumpram todas as ações de proteção que sejam solicitadas”.

O Ministério da Economia espanhol também foi alvo de um ataque informático na passada segunda-feira. Contudo, por enquanto, não há nada que ligue estes dois incidentes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.