Valiosa pintura soviética vandalizada com desenhos de olhos. O segurança estava aborrecido

1

The Art Newspaper Russia

Pintura “Three Figures”, de Anna Leporskaya, depois de vandalizada

Um segurança de uma galeria de arte na Rússia foi acusado de rabiscar uma pintura da era soviética que era responsável por supervisionar.

Uma valiosa pintura avant-garde foi vandalizada por um segurança do Yeltsin Center, na cidade russa de Ecaterimburgo.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o segurança “estava aborrecido” no seu primeiro dia de trabalho.

Durante uma visita ao Yeltsin Center,  em dezembro, duas pessoas alertaram os responsáveis da galeria de arte para um estranho pormenor na obra “Three Figures“, de Anna Leporskaya.

Em duas das três figuras abstratas e sem características faciais retratadas na pintura estavam desenhados dois olhos.

O caso levou à demissão do segurança da galeria, funcionário recém-contratado de uma empresa de segurança privada.

Segundo disse à The Art Newspaper a curadora da exposição, Anna Reshetkina, o homem terá desenhado os olhos na pintura com uma caneta esferográfica do próprio Yeltsin Center, fazendo penetrar uma camada da tinta na obra.

Os danos foram relatados pela primeira vez às autoridades a 20 de dezembro, mas o ministério da Administração Interna recusou-se, inicialmente, a abrir uma investigação criminal, considerando os danos “insignificantes”.

No entanto, mais tarde, o ministério da Cultura fez chegar ao gabinete do procurador-geral uma reclamação sobre a decisão e, na semana passada, a Polícia abriu uma investigação formal.

Embora houvesse câmaras de videovigilância nos corredores, o museu não forneceu informações sobre o rosto ou identidade do autor do ato de vandalismo. Se for considerado culpado, o segurança suspeito do crime pode ser multado e condenado até três meses de prisão.

A pintura foi devolvida à Galeria Estatal Tretyakov, em Moscovo, que havia emprestado a pintura à galeria Yeltsin, para restauro. O valor dos trabalhos está estimado em 250 mil rublos — cerca de 2.900 euros.

Desde o incidente, as restantes obras da exposição do Yeltsin Center estão protegidas com telas especiais instaladas para o efeito.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.