Segundo maior meteorito do mundo encontrado na Argentina

JPL-Caltech / NASA

Uma equipa de investigadores da Associação de Astronomia descobriu em Chaco, na Argentina, o segundo maior meteorito do mundo, que pesa aproximadamente 30 toneladas.

De acordo com a agência EFE, a descoberta do meteorito aconteceu perto da cidade de Gancedo, numa região denominada Campo de Cielo, que recebeu uma chuva de asteroides metálicos há cerca de 4 mil anos.

O presidente da associação Mario Vesconi, mostrou-se surpreendido com o tamanho do fragmento descoberto, afirmando que superou as expectativas das pesquisas que foram realizadas nos últimos meses na região.

“Estamos numa área promissora, mas difícil de trabalhar, e nunca achamos que o meteorito fosse superar as 30 toneladas. Nos próximos dias, o peso será verificado com outra balança para certificar os dados iniciais”, afirmou.

Os investigadores chegaram ao local na sexta-feira e trabalharam nas tarefas de escavação até domingo.

Segundo Vesconi, os trabalhos complicaram-se devido à grande quantidade de água que havia no local onde estava o meteorito.

A província de Chaco tem agora dois dos três maiores meteoritos do mundo, ambos abaixo do meteorito Hoba, achado na Namíbia, que ultrapassa as 66 toneladas, o maior alguma vez encontrado.

No entanto, segundo dados da Associação da Astronomia de Chaco, até agora os investigadores recuperaram apenas 35% dos meteoritos que caíram na região.

Mario Vesconi já solicitou ao governo dessa região que se comprometa na investigação da área para poder recuperar todos os fragmentos dos corpos celestes.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Intrigante sistema de seis exoplanetas com movimentos rítmicos desafia teorias de formação planetária

Com o auxílio de vários telescópios, incluindo o VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os astrónomos descobriram um sistema com seis exoplanetas, cinco dos quais estão presos numa dança rítmica rara …

Boavista 0-2 Sporting | Leões garantem dérbi confortável

O Sporting cumpriu a sua “obrigação” e foi vencer por 2-0 a casa do Boavista, numa 15ª jornada fundamental, uma vez que na próxima segunda-feira a formação de Alvalade recebe o Benfica, no grande dérbi …

Violino põe em risco compromisso da Alemanha de devolver objetos saqueados pelos nazis

Um violino com 300 anos está no centro de uma disputa que ameaça minar o compromisso da Alemanha em devolver objetos saqueados pelos nazis. Ninguém sabe por que Felix Hildesheimer, um negociante de instrumentos musicais judeu, …

Consumo de álcool aumentou durante a pandemia de covid-19

Embora o consumo de álcool tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos mais velhos, sobretudo os que sofrem de ansiedade e depressão, também revelaram estar dentro desta tendência. “O aumento do consumo de álcool, especialmente …

Alphabet diz adeus ao Loon, projeto que queria espalhar Internet através de balões

O projeto da Alphabet que tinha como objetivo levar Internet às partes mais remotas do mundo "perdeu o fôlego" e os seus responsáveis decidiram pôr-lhe um ponto final. Num comunicado divulgado na última sexta-feira, Alastair Westgarth, …

Estudo identifica cidades europeias com maior mortalidade devido à poluição do ar

Madrid, Antuérpia e Torino (em Espanha, Bélgica e Itália, respetivamente) lideram o ranking de mortes associadas à poluição por dióxido de azoto (NO2). Já a maior mortalidade atribuível a partículas finas é encontrada em cidades …

Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe. A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player …

Eis o que o mundo pode aprender com o confinamento da China

O confinamento na China tem apresentado resultados excecionais no controlo da pandemia, à custa da perda de liberdade das pessoas. Ainda assim, há muito que se pode aprender com o exemplo chinês. Colocar o autoritarismo contra …

Descoberto fármaco "100 vezes mais potente" contra a covid-19 (e "nasceu" das seringas-do-mar)

Uma equipa internacional de investigadores descobriu um medicamento antiviral que é "100 vezes mais potente" do que o remdesivir no tratamento da covid-19. Trata-se de um fármaco usado para tratar um cancro sanguíneo, que só foi …

Covid-19. Fortuna das dez pessoas mais ricas pagaria vacina para toda a população mundial

A riqueza combinada dos dez homens mais ricos do mundo subiu em cerca de 540 mil milhões de dólares (445 mil milhões de euros) durante a pandemia, de acordo com um relatório da organização internacional …