Nova investigação revela segredos da “Rapariga com o Brinco de Pérola”

Wikimedia

“Rapariga com o Brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer.

Uma nova investigação revelou detalhes até então desconhecidos sobre o quadro “Rapariga com o Brinco de Pérola”, datado do ano de 1665, da autoria do pintor holandês Johannes Vermeer.

A “Rapariga com o Brinco de Pérola” é uma obra, de 1665, da autoria do pintor holandês Johannes Vermeer. O quadro é mundialmente famoso e é muitas vezes referido como “a Mona Lisa holandesa”. Uma nova investigação científica revelou detalhes desconhecidos até ao momento.

“Os resultados do projeto de investigação ‘The Girl in the Spotlight’, que utilizou técnicas não invasivas de imagem e digitalização, microscopia digital e análise de amostras de tinta, oferecem uma visão muito mais ‘pessoal’ da pintura do que se pensava anteriormente”, anunciou o museu Mauritshuis, em Haia, onde está localizado o quadro.

A análise revelou a presença de pequenas pestanas ao redor dos olhos da jovem retratada, invisíveis a olho nu. Além disso, segundo o Russia Today, os investigadores notaram a existência de uma cortina verde no fundo aparentemente vazio da pintura, que acabou por desaparecer e ficar preto com o passar dos séculos.

Estudos anteriores sugeriam que o facto de a jovem não ter pestanas significava que Vermeer estava a pintar uma pessoa abstrata e não uma pessoa em concreto. No entanto, com esta descoberta, os investigadores concluem que, de facto, o artista holandês estava a ver e pintar uma pessoa real.

A investigação também concluiu que Vermeer fez algumas alterações na pintura, alterando, por exemplo, a posição da orelha, a parte superior do lenço e a nuca.

Apesar das intrigantes revelações, os investigadores não respondem à pergunta para um milhão de euros: quem era a jovem?

“A jovem ainda não revelou o segredo da sua identidade, mas conhecemos-la um pouco melhor”, disse a diretora do museu, Martine Gosselink. “Este não é o ponto final da nossa investigação”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O vulcão em erupção na Islândia está agora à venda

O vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, que entrou em erupção no final de março, está agora à venda (e já há várias propostas em cima da mesa). De acordo com o jornal …

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …