O segredo do enorme tamanho dos dinossauros pode estar escondido nos ossos

A imponente dimensão dos dinossauros pode ser explicada pelos seus ossos ultraleves, sugere um novo estudo. O segredo pode estar escondido no osso trabecular.

Os dinossauros são algumas das maiores criaturas a alguma vez deambular a superfície da Terra. Um novo estudo sugere que a natureza dos seus ossos pode explicar a razão pela qual atingiam dimensões tão grandes.

Olhe-se, por exemplo, para o Argentinossauro, um hervíboro que viveu no fim do período Cretáceo e que podia atingir os 35 metros de comprimento e 20 metros de altura, pesando entre 60 e 90 toneladas.

Pôr ovos em vez de carregar filhotes permitiu aos dinossauros evitar algumas restrições biológicas que determinam o tamanho dos mamíferos, explica a New Scientist. No entanto, este novo estudo propõe que as diferenças entre o tecido ósseo de mamíferos e dinossauros também desempenham um papel fundamental.

“O osso trabecular é um material estrutural excecional e leve”, disse o líder da equipa de investigação, Seth Donahue. Foi precisamente neste osso que os cientistas se focaram e é por essa razão que este novo estudo é tão único e diferente de todos os outros.

Os investigadores notaram que o osso trabecular nos dinossauros é organizado de maneira diferente do que nos mamíferos, de modo a ser menos denso sem sacrificar a força. Os resultados do estudo foram publicados esta semana na revista científica PLoS One.

“Acho que as descobertas têm implicações para a compreensão de como os dinossauros eram capazes de suportar corpos gigantescos que não são vistos hoje em animais”, disse Donahue.

Esta descoberta pode ser útil para ajudar a projetar coisas que requeiram um peso leve, mas que sejam fortes, como por exemplo uma ponte ou uma nave espacial.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …