O segredo do enorme tamanho dos dinossauros pode estar escondido nos ossos

A imponente dimensão dos dinossauros pode ser explicada pelos seus ossos ultraleves, sugere um novo estudo. O segredo pode estar escondido no osso trabecular.

Os dinossauros são algumas das maiores criaturas a alguma vez deambular a superfície da Terra. Um novo estudo sugere que a natureza dos seus ossos pode explicar a razão pela qual atingiam dimensões tão grandes.

Olhe-se, por exemplo, para o Argentinossauro, um hervíboro que viveu no fim do período Cretáceo e que podia atingir os 35 metros de comprimento e 20 metros de altura, pesando entre 60 e 90 toneladas.

Pôr ovos em vez de carregar filhotes permitiu aos dinossauros evitar algumas restrições biológicas que determinam o tamanho dos mamíferos, explica a New Scientist. No entanto, este novo estudo propõe que as diferenças entre o tecido ósseo de mamíferos e dinossauros também desempenham um papel fundamental.

“O osso trabecular é um material estrutural excecional e leve”, disse o líder da equipa de investigação, Seth Donahue. Foi precisamente neste osso que os cientistas se focaram e é por essa razão que este novo estudo é tão único e diferente de todos os outros.

Os investigadores notaram que o osso trabecular nos dinossauros é organizado de maneira diferente do que nos mamíferos, de modo a ser menos denso sem sacrificar a força. Os resultados do estudo foram publicados esta semana na revista científica PLoS One.

“Acho que as descobertas têm implicações para a compreensão de como os dinossauros eram capazes de suportar corpos gigantescos que não são vistos hoje em animais”, disse Donahue.

Esta descoberta pode ser útil para ajudar a projetar coisas que requeiram um peso leve, mas que sejam fortes, como por exemplo uma ponte ou uma nave espacial.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …