/

O segredo do enorme tamanho dos dinossauros pode estar escondido nos ossos

A imponente dimensão dos dinossauros pode ser explicada pelos seus ossos ultraleves, sugere um novo estudo. O segredo pode estar escondido no osso trabecular.

Os dinossauros são algumas das maiores criaturas a alguma vez deambular a superfície da Terra. Um novo estudo sugere que a natureza dos seus ossos pode explicar a razão pela qual atingiam dimensões tão grandes.

Olhe-se, por exemplo, para o Argentinossauro, um hervíboro que viveu no fim do período Cretáceo e que podia atingir os 35 metros de comprimento e 20 metros de altura, pesando entre 60 e 90 toneladas.

Pôr ovos em vez de carregar filhotes permitiu aos dinossauros evitar algumas restrições biológicas que determinam o tamanho dos mamíferos, explica a New Scientist. No entanto, este novo estudo propõe que as diferenças entre o tecido ósseo de mamíferos e dinossauros também desempenham um papel fundamental.

“O osso trabecular é um material estrutural excecional e leve”, disse o líder da equipa de investigação, Seth Donahue. Foi precisamente neste osso que os cientistas se focaram e é por essa razão que este novo estudo é tão único e diferente de todos os outros.

Os investigadores notaram que o osso trabecular nos dinossauros é organizado de maneira diferente do que nos mamíferos, de modo a ser menos denso sem sacrificar a força. Os resultados do estudo foram publicados esta semana na revista científica PLoS One.

“Acho que as descobertas têm implicações para a compreensão de como os dinossauros eram capazes de suportar corpos gigantescos que não são vistos hoje em animais”, disse Donahue.

Esta descoberta pode ser útil para ajudar a projetar coisas que requeiram um peso leve, mas que sejam fortes, como por exemplo uma ponte ou uma nave espacial.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.