Segredo para a longevidade poderá estar guardado no lítio

Ao longo dos tempos, muitos foram os estudos feitos para descobrir o segredo da longevidade. Parece que finalmente foi encontrada a resposta: está no lítio.

Segundo uma equipa de investigadores da University College London, no Reino Unido, o lítio, quando usado regularmente no tratamento de distúrbios mentais, pode guardar a chave para “ganhar” alguns anos de vida.

Pelo menos para um determinado tipo de insecto: a Drosophila, mais conhecida como a mosca-da-fruta.

Em doses baixas, o lítio prolongou a vida desses invertebrados. Os cientistas dizem que a descoberta pode levar ao desenvolvimento de novas drogas que ajudem as pessoas a viver vidas mais longas e saudáveis.

O lítio é receitado por psiquiatras para controlar transtornos mentais, como a bipolaridade e a depressão, mas pode provocar uma série de efeitos colaterais se ministrado em doses altas.

A ciência ainda não sabe explicar muito bem como o lítio actua no cérebro, mas nas moscas a substância retarda o envelhecimento através do bloqueio de uma enzima conhecida como GSK-3.

“A resposta das moscas para doses baixas de lítio é bastante encorajadora e nosso próximo passo é atacar o GSK-3 em animais mais complexos”, afirmou a geneticista britânica Linda Partridge, autora principal do estudo, citada pela BBC.

De acordo com os resultados do estudo, publicado na revista científica Cell Reports, as moscas tratadas com lítio viveram 16% mais do que a média.

Linda Partridge et al / Cell

Em certas doses, o lítio aumenta a esperança de vida da Drosophila, independentemente do seu sexo e background genético

Em certas doses, o lítio aumenta a esperança de vida da Drosophila, independentemente do seu sexo e background genético

Mas quando a substância foi ministrada em alta dosagem, diminuiu o período de vida dos insectos.

Segundo os resultados do estudo, o lítio parece assim aumentar a esperança de vida da Drosophila, independentemente do seu sexo e background genético, mas apenas até uma determinada dosagem, acima da qual é maligno.

“Em doses baixas, o lítio não só prolongou a vida das moscas como também protegeu os seus organismos do stresse e ainda bloqueou a produção de gordura“, acrescentou Ivana Bjedov, investigadora da UCL e co-autora do estudo.

Para Claire Bale, porta-voz da Organização Não Governamental britânica Parkinson’s UK , que ajudou a financiar o estudo, “esta pesquisa tem o potencial de gerar idosos mais saudáveis e também oferecer possíveis soluções para tratar ou prevenir doenças, como o Parkinson”.

“Desta forma, podemos no futuro pensar em desenvolver testes em humanos”, acrescentou Bale.

Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …