Segredo para a longevidade poderá estar guardado no lítio

Ao longo dos tempos, muitos foram os estudos feitos para descobrir o segredo da longevidade. Parece que finalmente foi encontrada a resposta: está no lítio.

Segundo uma equipa de investigadores da University College London, no Reino Unido, o lítio, quando usado regularmente no tratamento de distúrbios mentais, pode guardar a chave para “ganhar” alguns anos de vida.

Pelo menos para um determinado tipo de insecto: a Drosophila, mais conhecida como a mosca-da-fruta.

Em doses baixas, o lítio prolongou a vida desses invertebrados. Os cientistas dizem que a descoberta pode levar ao desenvolvimento de novas drogas que ajudem as pessoas a viver vidas mais longas e saudáveis.

O lítio é receitado por psiquiatras para controlar transtornos mentais, como a bipolaridade e a depressão, mas pode provocar uma série de efeitos colaterais se ministrado em doses altas.

A ciência ainda não sabe explicar muito bem como o lítio actua no cérebro, mas nas moscas a substância retarda o envelhecimento através do bloqueio de uma enzima conhecida como GSK-3.

“A resposta das moscas para doses baixas de lítio é bastante encorajadora e nosso próximo passo é atacar o GSK-3 em animais mais complexos”, afirmou a geneticista britânica Linda Partridge, autora principal do estudo, citada pela BBC.

De acordo com os resultados do estudo, publicado na revista científica Cell Reports, as moscas tratadas com lítio viveram 16% mais do que a média.

Linda Partridge et al / Cell

Em certas doses, o lítio aumenta a esperança de vida da Drosophila, independentemente do seu sexo e background genético

Em certas doses, o lítio aumenta a esperança de vida da Drosophila, independentemente do seu sexo e background genético

Mas quando a substância foi ministrada em alta dosagem, diminuiu o período de vida dos insectos.

Segundo os resultados do estudo, o lítio parece assim aumentar a esperança de vida da Drosophila, independentemente do seu sexo e background genético, mas apenas até uma determinada dosagem, acima da qual é maligno.

“Em doses baixas, o lítio não só prolongou a vida das moscas como também protegeu os seus organismos do stresse e ainda bloqueou a produção de gordura“, acrescentou Ivana Bjedov, investigadora da UCL e co-autora do estudo.

Para Claire Bale, porta-voz da Organização Não Governamental britânica Parkinson’s UK , que ajudou a financiar o estudo, “esta pesquisa tem o potencial de gerar idosos mais saudáveis e também oferecer possíveis soluções para tratar ou prevenir doenças, como o Parkinson”.

“Desta forma, podemos no futuro pensar em desenvolver testes em humanos”, acrescentou Bale.

Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen 2-1 vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

  O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …