Segredo para a longevidade poderá estar guardado no lítio

Ao longo dos tempos, muitos foram os estudos feitos para descobrir o segredo da longevidade. Parece que finalmente foi encontrada a resposta: está no lítio.

Segundo uma equipa de investigadores da University College London, no Reino Unido, o lítio, quando usado regularmente no tratamento de distúrbios mentais, pode guardar a chave para “ganhar” alguns anos de vida.

Pelo menos para um determinado tipo de insecto: a Drosophila, mais conhecida como a mosca-da-fruta.

Em doses baixas, o lítio prolongou a vida desses invertebrados. Os cientistas dizem que a descoberta pode levar ao desenvolvimento de novas drogas que ajudem as pessoas a viver vidas mais longas e saudáveis.

O lítio é receitado por psiquiatras para controlar transtornos mentais, como a bipolaridade e a depressão, mas pode provocar uma série de efeitos colaterais se ministrado em doses altas.

A ciência ainda não sabe explicar muito bem como o lítio actua no cérebro, mas nas moscas a substância retarda o envelhecimento através do bloqueio de uma enzima conhecida como GSK-3.

“A resposta das moscas para doses baixas de lítio é bastante encorajadora e nosso próximo passo é atacar o GSK-3 em animais mais complexos”, afirmou a geneticista britânica Linda Partridge, autora principal do estudo, citada pela BBC.

De acordo com os resultados do estudo, publicado na revista científica Cell Reports, as moscas tratadas com lítio viveram 16% mais do que a média.

Linda Partridge et al / Cell

Em certas doses, o lítio aumenta a esperança de vida da Drosophila, independentemente do seu sexo e background genético

Em certas doses, o lítio aumenta a esperança de vida da Drosophila, independentemente do seu sexo e background genético

Mas quando a substância foi ministrada em alta dosagem, diminuiu o período de vida dos insectos.

Segundo os resultados do estudo, o lítio parece assim aumentar a esperança de vida da Drosophila, independentemente do seu sexo e background genético, mas apenas até uma determinada dosagem, acima da qual é maligno.

“Em doses baixas, o lítio não só prolongou a vida das moscas como também protegeu os seus organismos do stresse e ainda bloqueou a produção de gordura“, acrescentou Ivana Bjedov, investigadora da UCL e co-autora do estudo.

Para Claire Bale, porta-voz da Organização Não Governamental britânica Parkinson’s UK , que ajudou a financiar o estudo, “esta pesquisa tem o potencial de gerar idosos mais saudáveis e também oferecer possíveis soluções para tratar ou prevenir doenças, como o Parkinson”.

“Desta forma, podemos no futuro pensar em desenvolver testes em humanos”, acrescentou Bale.

Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …