Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Mário Cruz / EPA/Lusa

Rui Pinto no arranque do julgamento do chamado caso “Football Leaks” que envolve o Fundo de Investimentos Doyen.

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados “Movimentos pela Verdade” e a elementos do Chega.

A notícia é avançada pela revista Sábado que reforça que o Serviço de Informações e de Segurança (SIS) e a Unidade de Contra-Terrorismo da Polícia Judiciária (PJ) estão “a monitorizar a actividade em Portugal” de elementos ligados ao QAnon.

Este grupo terá surgido em 2017 por iniciativa de uma figura anónima do Governo norte-americano e a sua principal teoria é de que Donald Trump é o salvador da humanidade que está ameaçada por pedófilos e canibais.

As ideias do QAnon foram acolhidas por militantes da extrema-direita, nomeadamente neonazis, e o movimento já é considerado uma ameaça terrorista pelo FBI.

O grupo tem a grande parte dos seus seguidores nos EUA, mas está a espalhar-se por outros países, nomeadamente na Europa.

Em Portugal, haverá cerca de 250 pessoas a difundir nas redes sociais as mensagens do grupo, conforme apurou o Expresso junto de fonte judicial.

O SIS e a PJ estarão a investigar estes elementos para tentar perceber se têm ligações à extrema-direita e a grupos como o “Movimento pela verdade” que tem contestado as restrições impostas por causa da pandemia de covid-19.

O QAnon é visto como uma potencial ameaça pelo facto de disseminar informações falsas, com repercussões nefastas na opinião pública.

A Sábado refere que, no passado dia 3 de Setembro, foi apresentada na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma denúncia anónima que terá sido assinada pelo grupo, acusando as autoridades de estarem a omitir conteúdos de um dos discos rígidos do pirata informático Rui Pinto.

O objectivo seria “esconder as provas” de que Portugal e Espanha são governados por uma rede de pedófilos, de acordo com a tal denúncia.

Uma fonte judicial refere à Sábado que aquela denúncia é falsa, apontando que “os discos de Rui Pinto têm muita coisa, mas não têm nada disso“.

Alguns dias depois de a denúncia ter sido feito à PGR, foi publicada também num site ligado às extremas-direita portuguesa e espanhola que tem entre os seus colaboradores Pedro dos Santos Frazão, vogal da direcção do Chega, e Augusto Damásio que é militante do partido, conforme avança o Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Quando começou a investigação do epstein o trump chegou a frente e falou com o procurador, e que segundo esse procurador, muitas das informações que o trump deu foram cruciais para as primeiras acusações e que se vieram a confirmar, nenhuma das vitimas do epstein alguma vez menciona o trump, eles bem tentaram tal como fui a tentativa de conluio com a russia quando ele ganhar as eleições, CIA, FBI DOJ, obama hillary tava tudo dentro do esquema,vai tudo a abrir.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …