Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Mário Cruz / EPA/Lusa

Rui Pinto no arranque do julgamento do chamado caso “Football Leaks” que envolve o Fundo de Investimentos Doyen.

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados “Movimentos pela Verdade” e a elementos do Chega.

A notícia é avançada pela revista Sábado que reforça que o Serviço de Informações e de Segurança (SIS) e a Unidade de Contra-Terrorismo da Polícia Judiciária (PJ) estão “a monitorizar a actividade em Portugal” de elementos ligados ao QAnon.

Este grupo terá surgido em 2017 por iniciativa de uma figura anónima do Governo norte-americano e a sua principal teoria é de que Donald Trump é o salvador da humanidade que está ameaçada por pedófilos e canibais.



As ideias do QAnon foram acolhidas por militantes da extrema-direita, nomeadamente neonazis, e o movimento já é considerado uma ameaça terrorista pelo FBI.

O grupo tem a grande parte dos seus seguidores nos EUA, mas está a espalhar-se por outros países, nomeadamente na Europa.

Em Portugal, haverá cerca de 250 pessoas a difundir nas redes sociais as mensagens do grupo, conforme apurou o Expresso junto de fonte judicial.

O SIS e a PJ estarão a investigar estes elementos para tentar perceber se têm ligações à extrema-direita e a grupos como o “Movimento pela verdade” que tem contestado as restrições impostas por causa da pandemia de covid-19.

O QAnon é visto como uma potencial ameaça pelo facto de disseminar informações falsas, com repercussões nefastas na opinião pública.

A Sábado refere que, no passado dia 3 de Setembro, foi apresentada na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma denúncia anónima que terá sido assinada pelo grupo, acusando as autoridades de estarem a omitir conteúdos de um dos discos rígidos do pirata informático Rui Pinto.

O objectivo seria “esconder as provas” de que Portugal e Espanha são governados por uma rede de pedófilos, de acordo com a tal denúncia.

Uma fonte judicial refere à Sábado que aquela denúncia é falsa, apontando que “os discos de Rui Pinto têm muita coisa, mas não têm nada disso“.

Alguns dias depois de a denúncia ter sido feito à PGR, foi publicada também num site ligado às extremas-direita portuguesa e espanhola que tem entre os seus colaboradores Pedro dos Santos Frazão, vogal da direcção do Chega, e Augusto Damásio que é militante do partido, conforme avança o Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Quando começou a investigação do epstein o trump chegou a frente e falou com o procurador, e que segundo esse procurador, muitas das informações que o trump deu foram cruciais para as primeiras acusações e que se vieram a confirmar, nenhuma das vitimas do epstein alguma vez menciona o trump, eles bem tentaram tal como fui a tentativa de conluio com a russia quando ele ganhar as eleições, CIA, FBI DOJ, obama hillary tava tudo dentro do esquema,vai tudo a abrir.

RESPONDER

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …