Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Mário Cruz / EPA/Lusa

Rui Pinto no arranque do julgamento do chamado caso “Football Leaks” que envolve o Fundo de Investimentos Doyen.

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados “Movimentos pela Verdade” e a elementos do Chega.

A notícia é avançada pela revista Sábado que reforça que o Serviço de Informações e de Segurança (SIS) e a Unidade de Contra-Terrorismo da Polícia Judiciária (PJ) estão “a monitorizar a actividade em Portugal” de elementos ligados ao QAnon.

Este grupo terá surgido em 2017 por iniciativa de uma figura anónima do Governo norte-americano e a sua principal teoria é de que Donald Trump é o salvador da humanidade que está ameaçada por pedófilos e canibais.

As ideias do QAnon foram acolhidas por militantes da extrema-direita, nomeadamente neonazis, e o movimento já é considerado uma ameaça terrorista pelo FBI.

O grupo tem a grande parte dos seus seguidores nos EUA, mas está a espalhar-se por outros países, nomeadamente na Europa.

Em Portugal, haverá cerca de 250 pessoas a difundir nas redes sociais as mensagens do grupo, conforme apurou o Expresso junto de fonte judicial.

O SIS e a PJ estarão a investigar estes elementos para tentar perceber se têm ligações à extrema-direita e a grupos como o “Movimento pela verdade” que tem contestado as restrições impostas por causa da pandemia de covid-19.

O QAnon é visto como uma potencial ameaça pelo facto de disseminar informações falsas, com repercussões nefastas na opinião pública.

A Sábado refere que, no passado dia 3 de Setembro, foi apresentada na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma denúncia anónima que terá sido assinada pelo grupo, acusando as autoridades de estarem a omitir conteúdos de um dos discos rígidos do pirata informático Rui Pinto.

O objectivo seria “esconder as provas” de que Portugal e Espanha são governados por uma rede de pedófilos, de acordo com a tal denúncia.

Uma fonte judicial refere à Sábado que aquela denúncia é falsa, apontando que “os discos de Rui Pinto têm muita coisa, mas não têm nada disso“.

Alguns dias depois de a denúncia ter sido feito à PGR, foi publicada também num site ligado às extremas-direita portuguesa e espanhola que tem entre os seus colaboradores Pedro dos Santos Frazão, vogal da direcção do Chega, e Augusto Damásio que é militante do partido, conforme avança o Expresso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Quando começou a investigação do epstein o trump chegou a frente e falou com o procurador, e que segundo esse procurador, muitas das informações que o trump deu foram cruciais para as primeiras acusações e que se vieram a confirmar, nenhuma das vitimas do epstein alguma vez menciona o trump, eles bem tentaram tal como fui a tentativa de conluio com a russia quando ele ganhar as eleições, CIA, FBI DOJ, obama hillary tava tudo dentro do esquema,vai tudo a abrir.

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …