/

Quatro dias como Secretário do Interior americano. Já está sob investigação

U.S. Department of the Interior / Flickr

David Bernhardt, o novo secretário do interior dos Estados Unidos.

Eleito há apenas quatro dias por Donald Trump para o cargo de Secretário do Interior, David Bernhardt está sob investigação desde esta terça-feira. A acusação alega que o novo secretário tem conflitos de interesse e incorreu em potenciais violações de ética.

A investigação aberta pelo inspetor geral da agência ao ex-lobista de petróleo e gás acusa Bernhardt de tirar proveito do seu cargo para ajuda antigos clientes da sua empresa Brownstein Hyatt Farber Schreck LLP. Desde a sua eleição pelo Senado, que o jornal americano The New York Times já falava de uma possível investigação ao político.

Bernhardt contou com 56 votos a favor da sua eleição e 41 votos contra. Agora, apenas quatro dias depois de ter sido eleito para o cargo, legisladores e watchdogs do Governo acusam David Bernhardt de ter violado regras éticas federais ao participar em assuntos dos quais ele fez lobby, dois anos antes da sua nomeação.

De acordo com a Fortune, o novo secretário do interior participou na avaliação de um desvio de água no Vale Central da Califórnia. Bernhardt tinha anteriormente representado a Westlands Water District, que estava envolvida neste caso.

O senador democrata Ron Wyden alegou que Bernhardt impediu a divulgação de uma análise da agência sobre a ameaça que dois pesticidas representavam para as espécies ameaçadas de extinção naquela zona.

“O secretário Bernhardt está em total conformidade com o contrato de ética e todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis”, disse a porta-voz do departamento, Faith Vander Voort. “É importante destacar que o departamento de ética já realizou uma análise de muitas dessas acusações, a pedido de Bernhardt”.

O inspetor geral do Departamento do Interior recebeu sete queixas relativas à ética do novo secretário, que assumiu funções na semana passada. “Continuamos a reunir informações pertinentes sobre as denúncias e abrimos uma investigação para resolvê-las”, disse a vice-inspetora do departamento, numa carta escrita esta segunda-feira.

“É exatamente por isto que eu queria um atraso na consideração de Bernhardt”, disse Wyden em comunicado. “Agora temos um secretário do Interior que está no cargo há um dia inteiro e já está sob investigação“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.