/

Descoberta uma secção desconhecida do Muro de Berlim

Um grupo de moradores e um vereador da Câmara descobriram uma secção desconhecida do Muro de Berlim, escondida atrás de densa vegetação, durante uma caminhada por terrenos baldios.

A descoberta foi divulgada nesta segunda-feira, 13 de Agosto, dia em que se assinala o 57.° aniversário da construção do Muro de Berlim, conforme reporta a emissora internacional da Alemanha Deutsche Welle.

A secção agora descoberta tem cerca de 20 metros e encontra-se perto da sede do Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND), nota a DW.

Os moradores e o vereador Ephraim Gothe foram surpreendidos com o achado durante uma caminha de inspecção em terrenos baldios, onde a Câmara de Berlim pretende construir um parque.

Não é uma secção do muro principal, mas uma estrutura intermediária que era usada como protecção adicional para a barreira central”, constata a DW.

O Muro de Berlim teve uma extensão de 155 quilómetros e dividiu a cidade durante mais de 28 anos. Começou a ser construído a 13 de Agosto de 1961 para evitar a fuga de alemães da zona oriental para o lado ocidental.

Inicialmente, era apenas uma divisão de arame farpado, mas depois foram construídas várias barreiras de muros e cercas, e havia diversas torres de observação para evitar as fugas dos alemães da República Democrática Alemã (RDA), onde vigorava um regime comunista.

Morreram cerca de 140 pessoas a tentarem atravessar o Muro de Berlim que foi desmantelado a 9 de Novembro de 1989. Um ano depois, dava-se a reunificação da Alemanha após 41 anos de separação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.