Seca traz à luz palácio com 3.400 anos no Iraque

Uma equipa internacional de cientistas, que contou com arqueólogos alemães e curdos, conseguiu analisar as ruínas de um palácio com 3.400 anos do império Mittani, no Curdistão iraquiano.

O achado arqueológico, encontrado nas margens do rio Tigre, viu a luz devido ao período de seca que a região atravessa, explica a Universidade de Tübingen em comunicado.

A área onde o palácio se encontra, apelidada de Kemune, foi inundada com a construção da barragem de Mosul em meados dos anos 80. O local foi descoberto em 2010, quando a barragem tinha baixos níveis de água, mas só no ano passado, que teve baixos níveis de precipitação, é que foi possível aceder aos locais para levar a cabo escavações.

Os arqueólogos determinaram que a região de Kemune estava originalmente localizada a cerca de 20 metros da margem leste do rio Tigre. As paredes da construção são espessas, tendo até dois metros de largura, e são feitas de tijolos de barro.

Nas ruínas, preservadas entre sete a oito metros de altura, os especialistas encontraram várias salas. Foram também descobertos vestígios de murais pintados em vermelho vivo e azul, bem como dez tábuas de barro com mensagens que estão ainda a ser traduzidas. Uma destas tábuas sugere, aparentemente, que a cidade prosperou durante 400 anos.

“O império Mittani é um dos menos investigados do antigo Oriente Próximo”, explicou Ivana Puljiz, uma das cientistas envolvidas na descoberta, observando que se desconhece até qual seria a sua capital. Por tudo isto, sustenta, a descoberta deste palácio é extremamente importante para a Arqueologia.

Sabe-se que o império se desenvolveu a partir do século XV até meados do século XIV a.C, estendendo-se desde a costa oriental do Mediterrâneo até a região onde se localiza hoje o Iraque. Uma das suas marcas mais conhecidas eram as suas cerâmicas cuidadosamente pintadas com cores vivas sobre um fundo escuro.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Fala-se muito do aquecimento global e dos assuntos relacionados. Eu sou dos que defende a ideia de que a Terra não é algo imutável e que ao longo dos seus muitos milhões de anos viveram-se períodos mais quentes, períodos bem mais gelados, etc. A evolução da temperatura (e não só) da Terra tem-se alterado constantemente (muito embora ao ritmo dos milhões de anos). Esta notícia ilustra em parte aquilo que eu acredito: a seca trouxe à luz algo que no passado… já esteve à luz. E este fenómeno ocorre um pouco por todo o mundo. As alterações climáticas, inegáveis, estão a mostrar-nos coisas que no passado estavam bem visíveis.

      • Neste caso foi o resultado de uma obra direta do homem. Mas noutras zonas da Terra, como resultado do aquecimento, estão a aparecer coisas que anteriormente estavam bem à vista dos seus contemporâneos.

    • Eduardo

      Exacto!
      E, se não me engano… Essa data/período ou Era ocorreu precisamente no período/intervalo de tempo (na Bíblia Sagrada) entre o Êxodo de Ibrahim e Saray da sua cidade/terra natal de Uruk (actualmente inexistente. Igualmente soterrada, sob ruínas) em direcção à actual Palestina (o que, no artigo apelidaram de Mediterrâneo Oriental), e o período/intervalo de tempo em que imperou o famoso e grandioso Reino de Souleiman (Malik Sholomon) e o famoso reino de Shebah (o seu famoso romance com a famosa rainha do Sul…. Al – Malikah Balqis ). Todos estes acontecimentos históricos e as suas respectivas evidências científicas (dados arqueológicos e ruínas) estão devidamente registados e descritos nas Sagradas Escrituras, assim como estão também devidamente salvaguardados e protegidos nos seus respectivos locais/localizações geográficas, devidamente protegidos pelas respectivas autoridades governamentais, tanto do governo do Iraque , como também do governo do Yemen respectivamente. Obviamente também estão devidamente registados e protegidos pela UNESCO, como locais de interesse público e de protecção. Eu mesma já os vi na Internet , só falta mesmo vê – los ao vivo e, isso obviamente é o mais difícil… Mas, não impossível
      É precisamente uma das minhas viagens de sonho… (tanta antiguidade por ver e explorar… )

RESPONDER

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …