Seca traz à luz palácio com 3.400 anos no Iraque

Uma equipa internacional de cientistas, que contou com arqueólogos alemães e curdos, conseguiu analisar as ruínas de um palácio com 3.400 anos do império Mittani, no Curdistão iraquiano.

O achado arqueológico, encontrado nas margens do rio Tigre, viu a luz devido ao período de seca que a região atravessa, explica a Universidade de Tübingen em comunicado.

A área onde o palácio se encontra, apelidada de Kemune, foi inundada com a construção da barragem de Mosul em meados dos anos 80. O local foi descoberto em 2010, quando a barragem tinha baixos níveis de água, mas só no ano passado, que teve baixos níveis de precipitação, é que foi possível aceder aos locais para levar a cabo escavações.

Os arqueólogos determinaram que a região de Kemune estava originalmente localizada a cerca de 20 metros da margem leste do rio Tigre. As paredes da construção são espessas, tendo até dois metros de largura, e são feitas de tijolos de barro.

Nas ruínas, preservadas entre sete a oito metros de altura, os especialistas encontraram várias salas. Foram também descobertos vestígios de murais pintados em vermelho vivo e azul, bem como dez tábuas de barro com mensagens que estão ainda a ser traduzidas. Uma destas tábuas sugere, aparentemente, que a cidade prosperou durante 400 anos.

“O império Mittani é um dos menos investigados do antigo Oriente Próximo”, explicou Ivana Puljiz, uma das cientistas envolvidas na descoberta, observando que se desconhece até qual seria a sua capital. Por tudo isto, sustenta, a descoberta deste palácio é extremamente importante para a Arqueologia.

Sabe-se que o império se desenvolveu a partir do século XV até meados do século XIV a.C, estendendo-se desde a costa oriental do Mediterrâneo até a região onde se localiza hoje o Iraque. Uma das suas marcas mais conhecidas eram as suas cerâmicas cuidadosamente pintadas com cores vivas sobre um fundo escuro.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Fala-se muito do aquecimento global e dos assuntos relacionados. Eu sou dos que defende a ideia de que a Terra não é algo imutável e que ao longo dos seus muitos milhões de anos viveram-se períodos mais quentes, períodos bem mais gelados, etc. A evolução da temperatura (e não só) da Terra tem-se alterado constantemente (muito embora ao ritmo dos milhões de anos). Esta notícia ilustra em parte aquilo que eu acredito: a seca trouxe à luz algo que no passado… já esteve à luz. E este fenómeno ocorre um pouco por todo o mundo. As alterações climáticas, inegáveis, estão a mostrar-nos coisas que no passado estavam bem visíveis.

      • Neste caso foi o resultado de uma obra direta do homem. Mas noutras zonas da Terra, como resultado do aquecimento, estão a aparecer coisas que anteriormente estavam bem à vista dos seus contemporâneos.

    • Eduardo

      Exacto!
      E, se não me engano… Essa data/período ou Era ocorreu precisamente no período/intervalo de tempo (na Bíblia Sagrada) entre o Êxodo de Ibrahim e Saray da sua cidade/terra natal de Uruk (actualmente inexistente. Igualmente soterrada, sob ruínas) em direcção à actual Palestina (o que, no artigo apelidaram de Mediterrâneo Oriental), e o período/intervalo de tempo em que imperou o famoso e grandioso Reino de Souleiman (Malik Sholomon) e o famoso reino de Shebah (o seu famoso romance com a famosa rainha do Sul…. Al – Malikah Balqis ). Todos estes acontecimentos históricos e as suas respectivas evidências científicas (dados arqueológicos e ruínas) estão devidamente registados e descritos nas Sagradas Escrituras, assim como estão também devidamente salvaguardados e protegidos nos seus respectivos locais/localizações geográficas, devidamente protegidos pelas respectivas autoridades governamentais, tanto do governo do Iraque , como também do governo do Yemen respectivamente. Obviamente também estão devidamente registados e protegidos pela UNESCO, como locais de interesse público e de protecção. Eu mesma já os vi na Internet , só falta mesmo vê – los ao vivo e, isso obviamente é o mais difícil… Mas, não impossível
      É precisamente uma das minhas viagens de sonho… (tanta antiguidade por ver e explorar… )

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …