Se falou mais de 10 minutos hoje, provavelmente mentiu

Katie Tegtmeyer / Flickr

-

Uma pessoa que hoje tenha passado mais do que 10 minutos a conversar com alguém, provavelmente terá dito alguma mentira. E se essa pessoa estivesse a conversar com a sua mãe, a probabilidade de ter mentido aumenta drasticamente. 

Segundo uma conhecida anedota, é fácil perceber quando um advogado está a mentir: os seus lábios mexem.

A mentira faz parte da vida dos seres humanos. De acordo com uma infografia publicado pela equipa do Mashable, quando uma pessoa mente, três áreas distintas são estimuladas no cérebro.

O lóbulo frontal é responsável pela “supressão da verdade”, o sistema límbico activa a ansiedade que sentimos quando estamos a enganar alguém, enquanto que o lóbulo temporal tem a função de recuperar memórias e criar imagens mentais.

Veja aqui a infografia completa, que mostra cada area do corpo humano que é activada quando estamos a mentir.

Já agora, sabe mentir bem?

Um teste criado pelo canal In 59 Seconds no YouTube mostra em apenas cinco segundos se uma pessoa é uma terrível mentirosa ou apenas terrível a mentir.

O teste é muito simples. Basta desenhar a letra maiúscula “Q” com o dedo indicador da sua mão dominante na testa. Tudo depende de como a letra é desenhada, sendo um indicador da sua habilidade para mentir.

 

Segundo o estudo do psicólogo R. Glen Hass, as pessoas que desenham o “Q” de uma forma que a letra possa ser lida por quem está de frente para ela, são mais cientes de como os outros o vêem. Essas pessoas tendem a ser extrovertidas e, assim, melhores a contar mentiras.

No entanto, as pessoas que desenham o “Q” na posição em que elas mesmas o leriam são menos propensas a saber como as outras pessoas as vêem, ou seja, mais introvertidos. Essas pessoas tendem a ser piores mentirosos.

Assim, antes de ir por aí contar mentiras ao seu chefe ou à sua cara metade, reserver cinco segundos do seu dia para fazer o teste.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …