Se a Euribor ficar negativa, a prestação da casa tem mesmo que descer – sem limites

iStock

As condições previstas nos contratos de crédito terão de ser cumpridas mesmo que a Euribor desça para valores negativos, esclarece o Banco de Portugal. Mas a DECO faz duras críticas a outras sugestões do regulador.

Se a Euribor ficar negativa, essa queda deverá obrigatoriamente refletir-se na prestação do créditoe a descida das prestações da casa não deve ter limites, garante a Associação de Defesa do Consumidor DECO, em nota publicada esta terça-feira no seu site:

Depois de a DECO ter criticado a ausência de uma recomendação oficial do Banco de Portugal sobre o cálculo das taxas de juro a aplicar às prestações de crédito à habitação perante taxas Euribor negativas, o regulador bancário veio finalmente revelar o seu entendimento e contrariar as teses já defendidas pelas instituições de crédito.

Com a Euribor a 3 meses a aproximar-se cada vez mais de níveis negativos e a Euribor a 6 meses a seguir a mesma tendência, a forma de cálculo das prestações de crédito começava a levantar algumas dúvidas. Para este cálculo, o banco aplica uma taxa de juro indexada à Euribor e adiciona-lhe a sua margem de lucro (o spread). Alguns bancos chegaram a defender que indexantes negativos deveriam ser arredondados a zero.

O Banco de Portugal diz que não. As condições contratadas com os clientes são para cumprir e a descida da Euribor, mesmo para valores negativos, será sempre contabilizada no cálculo da taxa de juro, podendo até refletir-se numa redução do capital em dívida.

A DECO tece no entanto críticas à posição de Banco de Portugal, que acusa de ultrapassar as suas competências de forma inaceitável ao sugerir às instituições de crédito a comercialização de produtos como SWAPS e outros instrumentos financeiros.

Segundo a associação de defesa do consumidor, apesar de o Banco de Portugal recomendar aos bancos o esclarecimento dos clientes, por escrito, no momento desta venda, não há qualquer garantia de que os clientes entendam devidamente as implicações da contratação:

Mas na carta-circular enviada às instituições de crédito, o Banco de Portugal propõe também que, no futuro, estas entidades tomem algumas precauções para evitar os efeitos negativos da evolução negativa dos indexantes. E sugere mesmo a comercialização de instrumentos financeiros derivados de taxa de juro (produtos como os SWAP encaixam neste perfil) aos consumidores que celebrarem contratos de crédito.

A DECO considera inaceitável esta postura do Banco de Portugal, que ultrapassa claramente as suas competências. Ao regulador cabe zelar pelo bom funcionamento do setor e não defender os interesses de uma das partes.

Neste caso, o Banco de Portugal sugere que as instituições de crédito proponham aos seus clientes produtos de elevado grau de complexidade, cujos riscos elevados subjacentes dificilmente serão corretamente percecionados pela generalidade dos consumidores.

As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

As prestações de crédito à habitação têm estado em queda nos últimos meses, devido ao recuo continuado das taxas Euribor.

Na sequência da descida das taxas Euribor, até há já bancos a oferecer aos seus clientes juros de 0% nos depósitos a prazo de curta duração.

ZAP / DECO

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …

Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o …

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …

Filhos de imigrantes nascidos em Portugal podem ser portugueses desde que um progenitor seja residente

A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, na generalidade, as alterações à lei da nacionalidade do PAN e do PCP, e rejeitou, com os votos do PS, o projeto do Livre. Horas antes da votação em …

Instituição de caridade do Vaticano só entrega 10% das doações para os necessitados

O Vaticano arrecada anualmente mais de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) em doações através do fundo de caridade de Peter's Pence. Contudo, apenas 10% desse montante chega aos necessitados, com o …