Scolari: “Portugal candidato ao título mundial? Duvido”

1

Rafael Ribeiro / CBF

O treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari, ex-selecionador de Portugal, actualmente à frente da seleção do Brasil

Antigo seleccionador nacional acredita na presença dos lusos no Qatar mas não acredita que Portugal esteja entre as selecções favoritas à conquista do troféu. Pepe e Cristiano foram abordados.

Portugal vai estar na fase final do Mundial 2022 mas, quando chegar ao Qatar, não vai aparecer na lista de “quatro ou cinco” selecções favoritas à conquista do troféu. A opinião é de Luiz Felipe Scolari.

“Acredito na qualificação da selecção portuguesa. Mas ser candidata ao título…tenho algumas dúvidas. Há quatro ou cinco países que estarão provavelmente com outras condições técnicas e com melhores equipas”, avisou o antigo seleccionador nacional.

Em entrevista à Rádio Renascença, o brasileiro lembra no entanto que há “jogos a eliminar” no Mundial e, por isso, “grandes adversários” podem perder diante de Portugal, se os homens liderados por Fernando Santos estiverem “num dia bom e jogarem bem”.

Cristiano e Pepe

Scolari liderou a selecção lusa entre 2003 e 2008 e foi durante esse período que se estrearam dois futebolistas que ainda jogaram por Portugal: Cristiano Ronaldo e Pepe, os mais experientes entre as escolhas actuais, ao lado de João Moutinho. Estreou Cristiano em 2003 e estreou Pepe em 2008.

O capitão, que já terá quase 38 anos no Mundial 2022, vai fazer mais do mesmo: “Não tenho dúvidas de que o Cristiano vai estar no Mundial e cada vez melhor. Estará no Mundial e a marcar golos, dando alegrias a todos os portugueses, que merecem. Estará presente e muito bem. É um jogador exemplar que irá jogar, marcar e fazer história”.

Já Pepe, se jogar mais logo na República da Irlanda, vai ultrapassar o registo de Damas e passará a ser o futebolista mais velho de sempre a jogar por Portugal. Damas tinha 38 anos, oito meses e três dias, no seu último compromisso.

Pepe tem hoje 38 anos, oito meses e 16 dias, mas vai entrar em campo “com mais jovialidade do que se tivesse 18 ou 19 anos“, avisou o treinador: “Está inteiro e a jogar como sempre, com grande qualidade. É uma pessoa maravilhosa em todos os sentidos. O que mais aprecio no Pepe é que é uma pessoa sincera, humilde e trabalhadora. Um jogador que sabe dos seus limites. Põe em prática toda a sua qualidade em benefício do grupo e não para si próprio. É um jogador que se entrega à selecção e ao clube para o qual trabalha”.

“Ele é muito bom jogador. Um grande defesa que sabe que em alguns momentos precisa de tomar uma ou outra decisão numa bola mais longa, num desarme, ou de dar um chuto para a frente sem a qualidade de um passe, mas sendo um corte providencial”, prevê Scolari.

Luiz Felipe Scolari, aos 73 anos, está sem clube, depois de ter saído do Grémio há um mês.

Nuno Teixeira, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.