/

Scientific American anuncia apoio a Biden. É a primeira vez que apoia um candidato presidencial

Ao longo dos seus 175 anos de história, a Scientific American nunca tinha apoiado um candidato presidencial. Agora assume que “chegou a altura de tirar Trump (do poder) e eleger Biden, que tem um historial de seguir os dados e de ser guiado pela ciência”, dizem os editores da revista científica.

A Scientific American anunciou, na terça-feira, que apoia o democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de Novembro nos Estados Unidos. No texto em que justificam a decisão, os editores da Scientific American começam por destacar que esta opção não foi feita “de ânimo leve”, mas garantem que este foram “obrigados a fazê-lo”.

Os editores da revista criticam a forma como o atual presidente tem lidado com a pandemia: “As provas e a ciência mostram que Donald Trump prejudicou gravemente os EUA e o seu povo – porque ele rejeita as evidências e a ciência”, acrescentando ainda que Trump teve uma “resposta desonesta” em relação à evolução do vírus“.

De acordo com o Público, a revista explica que os “ataque aos cuidados médicos e aos investigadores e agências científicas públicas” fazem com que se sintam na obrigação de apoiar o candidato democrata na corrida às presidenciais.

Segundo a publicação, Joe Biden está a “oferecer planos baseados em factos para proteger a nossa saúde, a nossa economia e o ambiente”, ao contrário de Trump, que foi alertado para a propagação da covid-19, mas “não desenvolveu uma estratégia nacional para fornecer equipamento de proteção”.

Os responsáveis da Scientific American referem outros erros no combate à pandemia nos Estados Unidos – como a não utilização de máscara em espaços públicos – indicando que se poderiam salvar cerca de 66 mil vidas até dezembro, de acordo com uma projeção da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington.

Na publicação pode ler-se que Trump “mente repetidamente ao público sobre a ameaça mortal da doença, dizendo que não era uma preocupação séria” e por equiparar a covid-19 a uma gripe. “As suas mentiras encorajaram as pessoas a envolverem-se em comportamentos de risco, espalhando ainda mais o vírus”, apontam.

Por estas razões, a revista cientifica diz que Joe Biden está “preparado com planos para controlar a covid-19, melhorar os cuidados de saúde, reduzir as emissões de carbono e restaurar o papel da ciência legítima na elaboração de políticas”.

“Embora Trump e os seus aliados tenham tentado criar obstáculos que impeçam as pessoas de votar com segurança em novembro, é crucial que os superemos e que votemos. Chegou a altura de tirar Trump (do poder) e eleger Biden, conclui a nota da Scientific American.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.