Abel Ruiz destacado em Espanha, depois de ter sido convocado por Luis Enrique pela primeira vez.
A convocatória mais recente de Fernando Santos, para os jogos de Portugal diante de República Irlanda, Qatar e Azerbaijão, inclui nove jogadores de clubes portugueses.
O campeão Sporting é também o “campeão” nesta lista, com quatro jogadores, enquanto o FC Porto vai ceder três futebolistas e o Benfica dois.
O Sporting de Braga, repetindo o que tem acontecido nos últimos tempos, não será representado na seleção nacional portuguesa.
Mas o clube minhoto irá ceder um futebolista a uma das melhores seleções mundiais: Abel Ruiz foi convocado pela primeira vez para a seleção principal espanhola.
O jornal Marca destaca essa estreia – a estreia numa lista de convocados mas, se jogar, não será a sua estreia na seleção principal espanhola.
Porquê? Porque, já neste ano, pouco antes do início do Europeu 2020, o coronavírus afastou dos relvados os jogadores espanhóis e, por precaução, foram chamados os mais jovens. Entre os sub-21 que, à última hora, apareceram para representar a seleção principal, esteve Abel Ruiz, titular no jogo amigável com a Lituânia.
O avançado formado no Barcelona já tinha representado as seleções jovens espanholas. E é o goleador máximo dos sub-17, escalão no qual foi campeão europeu (e era o capitão nesse torneio).
Depois de muitos anos ligados ao Barcelona (onde chegou a jogar pela equipa principal), Ruiz decidiu mudar de clube – e de país – no inverno do ano passado. Assinou contrato com o Sporting de Braga. Meio ano de empréstimo e transferência em definitivo no verão de 2020, por oito milhões de euros.
Ao longo desta época e meia, jogou 51 vezes pelo Sporting de Braga e marcou 14 golos.