Saúde do Papa Francisco leva Vaticano a preparar plano B para a Páscoa

Ettore Ferrari / EPA

Papa Francisco

O Papa Francisco apresenta uma “infecção respiratória aguda” e continua internado a merecer cuidados, mas a sua condição não é preocupante. Apesar disso, não deverá marcar presença nas celebrações da Páscoa.

“O quadro clínico está a melhorar gradualmente e os tratamentos planeados continuam”, diz o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, citado pelo jornal italiano Corriere della Sera.

O Papa Francisco “descansou bem durante a noite”, hoje de manhã, já “leu alguns jornais e voltou ao trabalho“, revela ainda Bruni. “Antes do almoço foi à pequena capela do apartamento privado, onde se reuniu em oração e recebeu a Eucaristia”, diz também.

Numa nota do hospital citada pelo referido jornal, explica-se que o Papa tem uma “infecção respiratória aguda”, mais concretamente uma “pneumonia”, causada por um vírus, “mas sem complicações cardíacas”. O vírus em causa não será o que provoca a covid-19.

Apesar de estar a melhor, o Papa deverá continuar internado por, pelo menos, mais 2 ou 3 dias, até considerando a sua idade avançada, acrescenta o Corriere della Sera.

Em causa pode estar a sua participação nas celebrações da Páscoa, pelo que o Vaticano estará já a trabalhar num “plano B” para dar ao Papa Francisco o tempo necessário para se recuperar da melhor forma.

As celebrações pascais arrancam já neste domingo, 2 de Abril, com o “Domingo de Ramos”, continuando na próxima semana, com o “Tríduo Pascal” e com a “Via Crucis” na noite da Sexta-Feira Santa.

O Cardeal argentino Leonardo Sandri já foi escolhido para celebrar a missa do “Domingo de Ramos” na Praça de São Pedro, no Vaticano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.