Na segunda feira, os satélites da Starlink voaram com uma altitude mais baixa do que o costume, e voltaram a pontilhar os céus portugueses com luzes brilhantes.
Os satélites da empresa americana Starlink, detida por Elon Musk, foram avistados esta segunda feira à noite em Portugal.
Foram vários os posts nas redes sociais que mostravam imagens destes objetos a sobrevoar os céus, formando uma espécie de “traços” reluzentes.
Os satélites são apelidados de “constelações Starlink“, uma vez que são lançados em grupo (e por isso é que são tão visíveis). Ao todo, são cerca de 6800, e o seu objetivo é a criação de uma rede global de Internet de alta velocidade e baixa latência.
😆Não, não é o Putin, nem são extraterrestres!
Hoje foram muito visíveis, com muito brilho, os satélites do Starlink nos céus nacionais.
Os comentários são deliciosos! 😆 pic.twitter.com/Th6tUXRI5U— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) December 9, 2024
Como denota o JN, embora estes objetos estejam mais perto do que os satélites “normais”, não existem riscos de fazerem interferência com o espaço aéreo, já que os aviões comerciais voam a cerca de 12 quilómetros de altitude e os satélites a 500. De acordo com o Observador, estes satélites foram avistados essencialmente no norte do país.
Nos últimos anos, lembra o jornal, a Starlink tem tido um papel de destaque na guerra da Ucrânia, uma vez que é utilizada pelas forças de defesa ucranianas para se ligarem à Internet.