/

Satélite deteta túneis secretos a ligar a China à Coreia do Norte e Ásia Central

d.r. SASTIND

As primeiras imagens captadas pelo Gaofen-1 sobre a região de Shangai

As primeiras imagens captadas pelo Gaofen-1 sobre a região de Shangai

O satélite de observação chinês “Gaofen 1” detetou estruturas pertencentes a túneis secretos entre a China e países vizinhos, como a Coreia do Norte ou nações da Ásia central, foi hoje noticiado.

De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, que cita um comunicado da Administração Aeroespacial Estatal, as imagens captadas pelo satélite mostram dezenas destas estruturas ilegais, situadas nos dois lados das fronteiras com maior importância estratégica para a China.

Embora não haja informação oficial sobre a possível utilização destes túneis, a imprensa chinesa afirmara que as estruturas entre a China e a Coreia do Norte estão relacionadas com a fuga, na década passada, de milhares de pessoas da fome e da repressão do regime de Pyongyang, consideradas imigrantes ilegais por Pequim.

Sobre os túneis na fronteira com os países da Ásia central, na região noroeste de Xinjiang, os media disseram estar relacionados com alegados grupos terroristas, que actuam na zona, onde são cada vez mais frequentes os confrontos entre as forças de segurança e grupos que Pequim identifica como fundamentalistas islâmicos.

Quando foram divulgadas as primeiras descobertas do satélite “Gaofen 1”, lançado em abril do ano passado para obter imagens da superfície terrestre, as autoridades consideraram ter sido dectetada a maior plantação de cannabis alguma vez encontrada em território chinês.

O ministério da Saúde Pública chinesa desmentiu a possibilidade, e o comunicado inicial da administração estatal foi apagado das páginas digitais oficiais.

Na passada segunda-feira, a China lançou um outro satélite dotado com câmaras de alta definição, o “Gaofen 2“,  capaz de identificar um automóvel a 600km de altitude, e que vai aumentar a capacidade chinesa de observação a partir do espaço.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.