SATA tem A330 parado porque custa “metade” do que a operar

EK056 / Flickr

O avião A330 da SATA custou oito milhões de euros a operar em 2018 e agora, com a aeronave parada, o valor cai para metade.

Segundo o Diário de Notícias, a SATA está a pagar para ter um avião A330 estacionado no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, sem data para voltar a operar. A aeronave custou oito milhões de euros a operar em 2018 e agora, parada, o valor cai para metade.

“O resultado de exploração do A330 em 2018 (com o avião a voar e dotado de tripulações suficientes) cifrou-se num resultado negativo de oito milhões de euros. O Airbus A330 parado, nas circunstâncias em que se encontra hoje, resulta em metade dos prejuízos anuais acumulados no ano anterior”, lê-se na nota enviada pelo conselho de administração aos trabalhadores da SATA no final de junho, a que o DN e o Dinheiro Vivo tiveram acesso.

No relatório e contas de 2018, a administração já referia a “procura ativa de opções que permitam rentabilizar a referida aeronave”, depois de o avião ter feito disparar a rubrica das despesas de manutenção, que ascendeu a 14,8 milhões de euros no ano passado.

No mesmo documento, a empresa liderada por António Teixeira justificava ainda uma redução verificada em rubricas de gastos operacionais diretos – como é o caso dos combustíveis, da assistência a aeronaves, das taxas aeroportuárias e reservas de manutenção (horas de voo) – com “a utilização das novas aeronaves A321, em substituição dos menos eficientes A310 e A330″.

No ano passado, recorda o mesmo jornal, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) já tinha denunciado a existência de cursos de conversão dos pilotos do A330 para o A321, que considerava “fazer parte de um processo para cedência do melhor avião da sua frota, o A330, a uma companhia aérea concorrente ou mesmo pagando para ficar parado”.

Segundo o DN, a decisão de parar o A330 não está a ser bem entendida pelos trabalhadores da SATA. “Basta olhar para a nova rota de Punta Cana, que vai ser operada com o novo A321 neo Long Range, que tem de parar para abastecer em Santa Maria, quando podia perfeitamente ser operada pelo A330”, conta um funcionário ao jornal, acrescentando que “há uma utilização recorrente de aviões fretados a outras companhias aéreas, como HiFly e EuroAtlantic”.

Nos primeiros três meses deste ano, a SATA apresentou um prejuízo de 20,84 milhões de euros, depois de ter registado um resultado negativo de 55 milhões em 2018. No mês passado, pela primeira vez, conta o DN, a empresa anunciou que os salários seriam pagos em duas tranches.

Um trabalhador contou também ao jornal que os pagamentos também têm sido feitos em datas diferentes entre os vários colegas e que a empresa justifica isso com “os bancos”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …