Sarcófago egípcio aberto. Escondia múmia de um nobre sacerdote e outros tesouros

(dr) Discovery Communications, LLC

Tal como anunciado na semana passada, um sarcófago egípcio milenar foi aberto em direto na televisão. A emissão, transmitida pelo Discovery Channel, revelou a múmia de um nobre egípcio ladeada por objetos de ouro.

O episódio especial do programa Expedition Unknow, apresentado por Josh Gates, durou cerca de duas horas e foi transmitido neste domingo a partir de um zona fora da cidade de Minia, localizada na margem oeste do rio Nilo e ao sul do Cairo e das pirâmides de Gizé.

No interior do sarcófago, os especialistas encontraram a múmia de um alto sacerdote egípcio que acreditam pertencer a um padre do antigo deus egípcio Toth, deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia.

De acordo com os especialistas, a múmia seria um “Grande dos Cinco Sacerdotes de Toth” e o seu caixão foi decorado com artefactos e faixas de ouro.

Ao lado da múmia foi encontrada uma “misteriosa cabeça de cera” que, segundo revelou o canal norte-americano em comunicado, tinha características extremamente detalhadas.

“Não posso acreditar [no que vejo], é incrível“, afirmou Zahi Hawass, arqueólogo egípcio e ex-ministro das Antiguidades do Egito que participou da expedição arqueológica, assim que abriu o sarcófago. Chris Jacobs, responsável pelo programa, e o explorador Josh Gates foram acompanhados pelo egiptólogo Zahi Hawass e por Mostafa Waziri, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

“Emoção de uma vida inteira”

O túmulo que agora foi aberto está localizado no sítio arqueológico de Al-Ghorifa, a cerca de 165 quilómetros a sul do Cairo. O local foi descoberto na década de 1920. Os cientistas descobriram que a necrópole é um grande complexo repleto de câmaras, túneis e túmulos que não foram perturbados durante milhares de anos.

Durante a emissão, a equipa levou os espetadores ao local, mostrando várias outras câmaras. Além da múmia do sacerdote, os especialistas encontraram outras duas múmias – uma das quais foi encontrada no interior da “Tumba da Família”, câmara onde uma família inteira, juntamente com o seu cão, terão sido colocados para o descanso eterno.

“Há dezanove anos, abrimos o Vale das Múmias de Ouro ao vivo na televisão. E agora, quase 20 anos depois, o Dr. Hawass ligou-me com outra descoberta daquela magnitude que merecia outra transmissão ao vivo. Estamos entusiasmados por fazer parte destes dois eventos épicos aqui no Egito ”, disse Leslie Greif, produtora executiva da Expedition Unknown, em um comunicado.

“Esta tem sido uma experiência incrível”, disse Gates. “Não há muitas pessoas que possam dizer que foram para túmulos antigos inexplorados – especialmente com uma lenda viva como o Dr. Hawass. Fomos capazes de documentar artefactos e múmias espetaculares e trazer os espetadores em tempo real. Foi a emoção de uma vida inteira”, rematou.

Questionado pela agência AFP sobre um possível acordo financeiro entre o canal norte-americano e o Estado egípcio para obter permissão para filmar e abrir o túmulo, o porta-voz do Discovery recusou-se a comentar.

“No final de contas, é um espetáculo dos média – mas pode fazer com que as pessoas amem as antiguidades e é uma boa oportunidade promocional para o turismo, se bem feito”, disse à AFP um arqueólogo egípcio sob anonimato.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa data Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. De minha parte, está perdoado qualquer errinho de português, diante da grandeza dessa reportagem, parabéns a todos!

RESPONDER

"Onde estão as provas?". Advogado de Brueckner diz que o seu cliente "nunca" irá a julgamento no caso de Maddie McCann

Friedrich Fulscher, advogado de Christian Brueckner, disse este domingo estar "certo" de que o seu cliente, suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann no Algarve, "nunca" chegará a julgamento. "Onde estão as provas? Porque que …

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …