Sarcófago egípcio aberto. Escondia múmia de um nobre sacerdote e outros tesouros

(dr) Discovery Communications, LLC

Tal como anunciado na semana passada, um sarcófago egípcio milenar foi aberto em direto na televisão. A emissão, transmitida pelo Discovery Channel, revelou a múmia de um nobre egípcio ladeada por objetos de ouro.

O episódio especial do programa Expedition Unknow, apresentado por Josh Gates, durou cerca de duas horas e foi transmitido neste domingo a partir de um zona fora da cidade de Minia, localizada na margem oeste do rio Nilo e ao sul do Cairo e das pirâmides de Gizé.

No interior do sarcófago, os especialistas encontraram a múmia de um alto sacerdote egípcio que acreditam pertencer a um padre do antigo deus egípcio Toth, deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia.



De acordo com os especialistas, a múmia seria um “Grande dos Cinco Sacerdotes de Toth” e o seu caixão foi decorado com artefactos e faixas de ouro.

Ao lado da múmia foi encontrada uma “misteriosa cabeça de cera” que, segundo revelou o canal norte-americano em comunicado, tinha características extremamente detalhadas.

“Não posso acreditar [no que vejo], é incrível“, afirmou Zahi Hawass, arqueólogo egípcio e ex-ministro das Antiguidades do Egito que participou da expedição arqueológica, assim que abriu o sarcófago. Chris Jacobs, responsável pelo programa, e o explorador Josh Gates foram acompanhados pelo egiptólogo Zahi Hawass e por Mostafa Waziri, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

“Emoção de uma vida inteira”

O túmulo que agora foi aberto está localizado no sítio arqueológico de Al-Ghorifa, a cerca de 165 quilómetros a sul do Cairo. O local foi descoberto na década de 1920. Os cientistas descobriram que a necrópole é um grande complexo repleto de câmaras, túneis e túmulos que não foram perturbados durante milhares de anos.

Durante a emissão, a equipa levou os espetadores ao local, mostrando várias outras câmaras. Além da múmia do sacerdote, os especialistas encontraram outras duas múmias – uma das quais foi encontrada no interior da “Tumba da Família”, câmara onde uma família inteira, juntamente com o seu cão, terão sido colocados para o descanso eterno.

“Há dezanove anos, abrimos o Vale das Múmias de Ouro ao vivo na televisão. E agora, quase 20 anos depois, o Dr. Hawass ligou-me com outra descoberta daquela magnitude que merecia outra transmissão ao vivo. Estamos entusiasmados por fazer parte destes dois eventos épicos aqui no Egito ”, disse Leslie Greif, produtora executiva da Expedition Unknown, em um comunicado.

“Esta tem sido uma experiência incrível”, disse Gates. “Não há muitas pessoas que possam dizer que foram para túmulos antigos inexplorados – especialmente com uma lenda viva como o Dr. Hawass. Fomos capazes de documentar artefactos e múmias espetaculares e trazer os espetadores em tempo real. Foi a emoção de uma vida inteira”, rematou.

Questionado pela agência AFP sobre um possível acordo financeiro entre o canal norte-americano e o Estado egípcio para obter permissão para filmar e abrir o túmulo, o porta-voz do Discovery recusou-se a comentar.

“No final de contas, é um espetáculo dos média – mas pode fazer com que as pessoas amem as antiguidades e é uma boa oportunidade promocional para o turismo, se bem feito”, disse à AFP um arqueólogo egípcio sob anonimato.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa data Hosni Mubarak.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. De minha parte, está perdoado qualquer errinho de português, diante da grandeza dessa reportagem, parabéns a todos!

RESPONDER

Estado ainda tem números de valor acrescentado à margem da lei

Ainda há empresas públicas que usam números de apoio ao cliente de valor acrescentado, apesar de a lei proibir esta situação há mais de um ano. Há mais de um ano que existe legislação que impede …

"Saída do sofrimento." Na Nigéria, as letras de hip hop encorajam o cibercrime

A Internet trouxe benefícios mas também muitos riscos, entre eles o crime cibernético. Na Nigéria, este tipo de fraude representa 0,08% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que torna o cibercrime uma ameaça …

Conor McGregor quer mesmo comprar o Manchester United

O lutador irlandês de artes marciais mistas Conor McGregor, de 32 anos, explicou nas redes sociais por que quer comprar o Manchester United. Conor McGregor disse, esta segunda-feira, nas redes sociais, que quer comprar um clube. …

Rastreio nas escolas dos concelhos de risco identifica 30 casos em 26 mil testes

O mais recente rastreio nas escolas, realizado na semana passada, identificou apenas 30 casos positivos entre os cerca de 26 mil testes. O novo rastreio à covid-19 realizado na semana passada nas escolas dos concelhos de …

Três leopardos fugiram de um Zoo na China (e autoridades esconderam episódio da população)

O Hangzhou Safari Park, na China, pediu "sinceras desculpas" por ter demorado quase uma semana a avisar que três dos seus leopardos tinham escapado da propriedade em Hangzhou. Um dos animais ainda continua desaparecido. As …

BPI multiplica lucros por dez no primeiro trimestre

O banco BPI obteve um lucro de 60 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, multiplicando por dez o resultado líquido obtido no período homólogo de 2020, resultado justificado pelo alívio na constituição de …

Imunidade de grupo pode ser impossível de atingir, avisam especialistas

No futuro, o vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável, como “uma constipação comum”. Alguns especialistas avisam que as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 e o ritmo lento da vacinação um …

Britânicos precisarão de documento de identificação com fotografia para votar

Nas próximas eleições para o Parlamento britânico, daqui a três anos, só poderão votar eleitores que possuam documento de identificação com fotografia, medida que visa diminuir a fraude eleitoral e que deverá ser anunciada na …

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

António José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …