Sarcófago egípcio aberto. Escondia múmia de um nobre sacerdote e outros tesouros

(dr) Discovery Communications, LLC

Tal como anunciado na semana passada, um sarcófago egípcio milenar foi aberto em direto na televisão. A emissão, transmitida pelo Discovery Channel, revelou a múmia de um nobre egípcio ladeada por objetos de ouro.

O episódio especial do programa Expedition Unknow, apresentado por Josh Gates, durou cerca de duas horas e foi transmitido neste domingo a partir de um zona fora da cidade de Minia, localizada na margem oeste do rio Nilo e ao sul do Cairo e das pirâmides de Gizé.

No interior do sarcófago, os especialistas encontraram a múmia de um alto sacerdote egípcio que acreditam pertencer a um padre do antigo deus egípcio Toth, deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia.

De acordo com os especialistas, a múmia seria um “Grande dos Cinco Sacerdotes de Toth” e o seu caixão foi decorado com artefactos e faixas de ouro.

Ao lado da múmia foi encontrada uma “misteriosa cabeça de cera” que, segundo revelou o canal norte-americano em comunicado, tinha características extremamente detalhadas.

“Não posso acreditar [no que vejo], é incrível“, afirmou Zahi Hawass, arqueólogo egípcio e ex-ministro das Antiguidades do Egito que participou da expedição arqueológica, assim que abriu o sarcófago. Chris Jacobs, responsável pelo programa, e o explorador Josh Gates foram acompanhados pelo egiptólogo Zahi Hawass e por Mostafa Waziri, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

“Emoção de uma vida inteira”

O túmulo que agora foi aberto está localizado no sítio arqueológico de Al-Ghorifa, a cerca de 165 quilómetros a sul do Cairo. O local foi descoberto na década de 1920. Os cientistas descobriram que a necrópole é um grande complexo repleto de câmaras, túneis e túmulos que não foram perturbados durante milhares de anos.

Durante a emissão, a equipa levou os espetadores ao local, mostrando várias outras câmaras. Além da múmia do sacerdote, os especialistas encontraram outras duas múmias – uma das quais foi encontrada no interior da “Tumba da Família”, câmara onde uma família inteira, juntamente com o seu cão, terão sido colocados para o descanso eterno.

“Há dezanove anos, abrimos o Vale das Múmias de Ouro ao vivo na televisão. E agora, quase 20 anos depois, o Dr. Hawass ligou-me com outra descoberta daquela magnitude que merecia outra transmissão ao vivo. Estamos entusiasmados por fazer parte destes dois eventos épicos aqui no Egito ”, disse Leslie Greif, produtora executiva da Expedition Unknown, em um comunicado.

“Esta tem sido uma experiência incrível”, disse Gates. “Não há muitas pessoas que possam dizer que foram para túmulos antigos inexplorados – especialmente com uma lenda viva como o Dr. Hawass. Fomos capazes de documentar artefactos e múmias espetaculares e trazer os espetadores em tempo real. Foi a emoção de uma vida inteira”, rematou.

Questionado pela agência AFP sobre um possível acordo financeiro entre o canal norte-americano e o Estado egípcio para obter permissão para filmar e abrir o túmulo, o porta-voz do Discovery recusou-se a comentar.

“No final de contas, é um espetáculo dos média – mas pode fazer com que as pessoas amem as antiguidades e é uma boa oportunidade promocional para o turismo, se bem feito”, disse à AFP um arqueólogo egípcio sob anonimato.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa data Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. De minha parte, está perdoado qualquer errinho de português, diante da grandeza dessa reportagem, parabéns a todos!

RESPONDER

Mergulhador encontra GoPro que mostra últimos momentos de vida do dono

Um mergulhador encontrou uma GoPro com os momentos finais de um jovem que se tinha afogado numa cascata no Tenessee. O achado acontece dois anos depois da sua morte, e veio dar resposta a algumas …

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais. São os turistas …

"TONY" é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental "TONY", de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do …

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, …

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …

Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para …