Sarcófago egípcio aberto. Escondia múmia de um nobre sacerdote e outros tesouros

(dr) Discovery Communications, LLC

Tal como anunciado na semana passada, um sarcófago egípcio milenar foi aberto em direto na televisão. A emissão, transmitida pelo Discovery Channel, revelou a múmia de um nobre egípcio ladeada por objetos de ouro.

O episódio especial do programa Expedition Unknow, apresentado por Josh Gates, durou cerca de duas horas e foi transmitido neste domingo a partir de um zona fora da cidade de Minia, localizada na margem oeste do rio Nilo e ao sul do Cairo e das pirâmides de Gizé.

No interior do sarcófago, os especialistas encontraram a múmia de um alto sacerdote egípcio que acreditam pertencer a um padre do antigo deus egípcio Toth, deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia.

De acordo com os especialistas, a múmia seria um “Grande dos Cinco Sacerdotes de Toth” e o seu caixão foi decorado com artefactos e faixas de ouro.

Ao lado da múmia foi encontrada uma “misteriosa cabeça de cera” que, segundo revelou o canal norte-americano em comunicado, tinha características extremamente detalhadas.

“Não posso acreditar [no que vejo], é incrível“, afirmou Zahi Hawass, arqueólogo egípcio e ex-ministro das Antiguidades do Egito que participou da expedição arqueológica, assim que abriu o sarcófago. Chris Jacobs, responsável pelo programa, e o explorador Josh Gates foram acompanhados pelo egiptólogo Zahi Hawass e por Mostafa Waziri, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

“Emoção de uma vida inteira”

O túmulo que agora foi aberto está localizado no sítio arqueológico de Al-Ghorifa, a cerca de 165 quilómetros a sul do Cairo. O local foi descoberto na década de 1920. Os cientistas descobriram que a necrópole é um grande complexo repleto de câmaras, túneis e túmulos que não foram perturbados durante milhares de anos.

Durante a emissão, a equipa levou os espetadores ao local, mostrando várias outras câmaras. Além da múmia do sacerdote, os especialistas encontraram outras duas múmias – uma das quais foi encontrada no interior da “Tumba da Família”, câmara onde uma família inteira, juntamente com o seu cão, terão sido colocados para o descanso eterno.

“Há dezanove anos, abrimos o Vale das Múmias de Ouro ao vivo na televisão. E agora, quase 20 anos depois, o Dr. Hawass ligou-me com outra descoberta daquela magnitude que merecia outra transmissão ao vivo. Estamos entusiasmados por fazer parte destes dois eventos épicos aqui no Egito ”, disse Leslie Greif, produtora executiva da Expedition Unknown, em um comunicado.

“Esta tem sido uma experiência incrível”, disse Gates. “Não há muitas pessoas que possam dizer que foram para túmulos antigos inexplorados – especialmente com uma lenda viva como o Dr. Hawass. Fomos capazes de documentar artefactos e múmias espetaculares e trazer os espetadores em tempo real. Foi a emoção de uma vida inteira”, rematou.

Questionado pela agência AFP sobre um possível acordo financeiro entre o canal norte-americano e o Estado egípcio para obter permissão para filmar e abrir o túmulo, o porta-voz do Discovery recusou-se a comentar.

“No final de contas, é um espetáculo dos média – mas pode fazer com que as pessoas amem as antiguidades e é uma boa oportunidade promocional para o turismo, se bem feito”, disse à AFP um arqueólogo egípcio sob anonimato.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa data Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. De minha parte, está perdoado qualquer errinho de português, diante da grandeza dessa reportagem, parabéns a todos!

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …