Sarcófago egípcio aberto. Escondia múmia de um nobre sacerdote e outros tesouros

(dr) Discovery Communications, LLC

Tal como anunciado na semana passada, um sarcófago egípcio milenar foi aberto em direto na televisão. A emissão, transmitida pelo Discovery Channel, revelou a múmia de um nobre egípcio ladeada por objetos de ouro.

O episódio especial do programa Expedition Unknow, apresentado por Josh Gates, durou cerca de duas horas e foi transmitido neste domingo a partir de um zona fora da cidade de Minia, localizada na margem oeste do rio Nilo e ao sul do Cairo e das pirâmides de Gizé.

No interior do sarcófago, os especialistas encontraram a múmia de um alto sacerdote egípcio que acreditam pertencer a um padre do antigo deus egípcio Toth, deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia.

De acordo com os especialistas, a múmia seria um “Grande dos Cinco Sacerdotes de Toth” e o seu caixão foi decorado com artefactos e faixas de ouro.

Ao lado da múmia foi encontrada uma “misteriosa cabeça de cera” que, segundo revelou o canal norte-americano em comunicado, tinha características extremamente detalhadas.

“Não posso acreditar [no que vejo], é incrível“, afirmou Zahi Hawass, arqueólogo egípcio e ex-ministro das Antiguidades do Egito que participou da expedição arqueológica, assim que abriu o sarcófago. Chris Jacobs, responsável pelo programa, e o explorador Josh Gates foram acompanhados pelo egiptólogo Zahi Hawass e por Mostafa Waziri, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

“Emoção de uma vida inteira”

O túmulo que agora foi aberto está localizado no sítio arqueológico de Al-Ghorifa, a cerca de 165 quilómetros a sul do Cairo. O local foi descoberto na década de 1920. Os cientistas descobriram que a necrópole é um grande complexo repleto de câmaras, túneis e túmulos que não foram perturbados durante milhares de anos.

Durante a emissão, a equipa levou os espetadores ao local, mostrando várias outras câmaras. Além da múmia do sacerdote, os especialistas encontraram outras duas múmias – uma das quais foi encontrada no interior da “Tumba da Família”, câmara onde uma família inteira, juntamente com o seu cão, terão sido colocados para o descanso eterno.

“Há dezanove anos, abrimos o Vale das Múmias de Ouro ao vivo na televisão. E agora, quase 20 anos depois, o Dr. Hawass ligou-me com outra descoberta daquela magnitude que merecia outra transmissão ao vivo. Estamos entusiasmados por fazer parte destes dois eventos épicos aqui no Egito ”, disse Leslie Greif, produtora executiva da Expedition Unknown, em um comunicado.

“Esta tem sido uma experiência incrível”, disse Gates. “Não há muitas pessoas que possam dizer que foram para túmulos antigos inexplorados – especialmente com uma lenda viva como o Dr. Hawass. Fomos capazes de documentar artefactos e múmias espetaculares e trazer os espetadores em tempo real. Foi a emoção de uma vida inteira”, rematou.

Questionado pela agência AFP sobre um possível acordo financeiro entre o canal norte-americano e o Estado egípcio para obter permissão para filmar e abrir o túmulo, o porta-voz do Discovery recusou-se a comentar.

“No final de contas, é um espetáculo dos média – mas pode fazer com que as pessoas amem as antiguidades e é uma boa oportunidade promocional para o turismo, se bem feito”, disse à AFP um arqueólogo egípcio sob anonimato.

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa data Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. De minha parte, está perdoado qualquer errinho de português, diante da grandeza dessa reportagem, parabéns a todos!

RESPONDER

Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens. Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que …

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …