São João cria novo espaço para tratamento de crianças com cancro

José Coelho / Lusa

O Hospital de São João, no Porto, criou um espaço para o tratamento de crianças com cancro, com data de abertura prevista para o próximo dia 22 de Junho. O Governo ainda não terá desbloqueado as verbas prometidas. 

Segundo avança o Jornal de Notícias na edição desta segunda-feira, as novas instalações têm como objetivo responder às más condições em que se prestavam cuidados de oncologia, denunciados por famílias dos menores há cerca de dois meses.

O novo espaço, situado junto à zona das consultas externas, tem sido alvo de obras, mas representa ainda uma solução provisória. Segundo uma fonte não identificada do Ministério das Finanças, o Governo não terá desbloqueado as verbas prometidas para as obras na ala pediátrica, revela o jornal.

Três famílias de crianças com cancro infantil denunciaram as condições em que os filhos estavam a ser tratados no Hospital de São João, onde eram sujeitos a sessões de quimioterapia nos corredores.

Após a denúncia dos pais dos menores, o presidente do Hospital de São João admitiu que as condições do atendimento pediátrico eram “indignas” e “miseráveis”, lamentando que a verba para a construção da nova unidade ainda não tivesse sido desbloqueada.

Segundo o jornal Público, são necessários 22 milhões de euros para avançar com o projeto a que chamaram “Joãozinho“. O hospital conta já com cerca de 19 milhões, mas continua a precisar da aprovação das Finanças para que os possa utilizar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …