/

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa prevê fechar ano com prejuízos entre 30 e 40 milhões

1

António Pedro Santos / Lusa

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho

A pandemia teve um “impacto brutal” nas contas da Santa Casa e a instituição prepara-se para fechar o ano com prejuízos entre os 30 e os 40 milhões.

Em entrevista ao programa Conversa Capital, da Antena 1 e Jornal de Negócios, Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, revelou que a instituição terá perdido, até ao momento, cerca de 600 milhões de euros de receita da venda de jogos, uma quebra de receita na ordem dos 20% a 25%, face ao período homólogo.

Do lado da despesa, houve um aumento na ordem dos “20 a 30%”, adiantou ainda o responsável. Nos últimos meses, a instituição passou a “fornecer alimentação a cerca de 4 mil pessoas” em parte porque as que frequentavam os centros de dia passaram a estar em casa.

Além disso, aumentaram os pedidos de apoio financeiro, nomeadamente por requerentes de asilo. Por outro lado, a Santa Casa colocou “quase 150 pessoas” idosas “que estavam nos hospitais com alta clínica e sem alta social”, o que representa ” um esforço financeiro tremendo”, segundo o provedor.

Sobre o jogo, Edmundo Martinho antecipa tempos difíceis: “Não sabemos sequer se vamos conseguir recuperar, vai depender tudo da forma como nos conseguirmos reorganizar. No entanto, já se vai sentido alguma retoma”.

“Tivemos praticamente dois meses em que as receitas das vendas de jogos se aproximaram do zero porque todos os pontos de venda estavam fechados, os cafés, as tabacarias, e alguns mantiveram-se abertos mas com um grau de comercialização muito reduzido porque as pessoas não saíam, estavam em casa”, apontou.

De acordo com as estimativas do provedor, este ano, os resultados da Santa Casa “vão ser negativos” e podem ir até aos 40 milhões de euros.

No entanto, os investimentos em curso não vão ficar comprometidos, como é o caso da aquisição total do Hospital da Cruz Vermelha. “Queremos assumir 100% da sociedade, o que pode ser feito de forma faseada, dependendo das circunstâncias que viermos a encontrar. Aquela sociedade precisa de uma recapitalização muito forte, segundo as nossas contas, à volta dos 12 a 16 milhões de euros.”

ZAP //

1 Comment

  1. Quando santa casa da misericorida der projuizo é pura burrice e incompetencia….basta pensar nos milhoes a entrarem todas as semanas… Santa casa é dos negocios mais lucrativos do pais e o mais solidadio… mas se mamam se poe cao e gato la nao resulta…vai acabar por fechar….

    nem com milhoes a entrar… que mania e que incompetencia…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.