Sanita inteligente é capaz de detetar (com alta precisão) problemas gastrointestinais

(dr) Envato Elements

Uma das formas mais usadas pelos especialistas para detetar problemas intestinais é procurar, diretamente, irregularidades nas fezes que possam dar sinais de doenças. Agora, uma nova tecnologia pode automatizar o processo.

O novo método, desenvolvido pela Universidade de Duke, pretende trabalhar em sistemas sanitários já existentes usando inteligência artificial para analisar e classificar as fezes à medida que estas são libertadas.

Ao longo dos anos, vários investigadores têm pensado em usar sanitas inteligentes para que no momento da evacuação estas sejam capazes de scanear as fezes e poupar trabalho aos especialistas.

Por outro lado, o perfil do conteúdo dessas amostras pode melhorar a compreensão das bactérias que vivem no intestino.

Para que os vasos sanitários existentes possam recolher imagens das fezes que por ali passam, foi testado um algoritmo de inteligência artificial que analisou mais de três mil imagens de fezes – todas elas com caraterísticas diferentes.

Assim, o algoritmo foi capaz de analisar as imagens autonomamente e classificar as fezes com uma precisão entre 76 e 85%.

“Estamos otimistas quanto à disposição do paciente em usar esta tecnologia porque é algo que não exige que faça nada além da descarga”, refere Sonia Grego, uma das autoras da pesquisa.

Embora exista apenas em forma de protótipo, os investigadores estão otimistas sobre o caminho que a ideia deverá tomar e já têm algumas ideias sobre como melhorar a tecnologia da sanita inteligente, o que inclui a integração de mecanismos de amostragem de modo a analisar marcadores bioquímicos para dados de doenças específicas.

“Normalmente, os especialistas dependem de informações relatadas pelos próprios pacientes para ajudar a determinar a causa dos seus problemas de saúde gastrointestinal, o que pode ser pouco confiável”, afirma Deborah Fisher, principal autora do estudo.

O objetivo é que “a tecnologia Smart Toilet permita reunir as informações de longo prazo necessárias para fazer um diagnóstico mais preciso e oportuno de problemas gastrointestinais”, acrescenta a investigadora.

A pesquisa foi apresentada esta semana na conferência virtual Digestive Disease Week 2021, escreve o New Atlas.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …