Por que é que o sangue fica verde no fundo do mar?

Bom, na verdade, é porque o sangue é verde (se não tiver luz vermelha para refletir).

Sabia que o sangue fica verde no fundo do mar? Para que este efeito ocorra, não é necessário ir muito fundo (considerando que as profundezas do oceano são maiores do que podemos imaginar): a cerca de 20 metros da superfície, o efeito já acontece e não se trata de uma ilusão ótica — o próprio sangue é verde.

Mas por que é que o sangue muda de cor? Um relatório da West Texas A&M University diz que os objetos geralmente refletem uma variedade de comprimentos de onda de luz, e que o sangue absorve a maioria das cores e reflete a luz principalmente no espectro vermelho, como já percebemos.

No entanto, o sangue também reflete uma quantidade de luz verde e azul (menor do que a vermelha, sim, mas ainda assim reflete). Os investigadores defendem que “os objetos não têm uma cor intrínseca” e, em vez disso, a cor de um objeto é determinada por três fatores: o conteúdo de cor da luz incidente que ilumina o objeto, a forma como o objeto reflete, absorve e transmite as cores incidentes da luz e a maneira como o olho interpreta as cores da luz proveniente do objeto.

O sangue verde no mar

O estudo, que chegou a ser publicado na Applied Spectroscopy, constata que se usarmos uma fonte de luz que contenha todas as cores visíveis, exceto o vermelho, e incidirmos sobre o sangue, o sangue será verde.

“Em primeiro lugar, sem a presença de luz vermelha, o sangue não pode refletir nenhuma luz vermelha. A única coisa que resta que pode refletir é a luz verde. O sangue é, portanto, verde. Isto não é um truque dos olhos. O sangue é literalmente verde. Normalmente, não notamos a cor verde do sangue porque normalmente há muito mais luz vermelha a ser refletida”, diz o estudo. No vídeo abaixo, vemos isso na prática:

Seguindo essa linha de raciocínio, o que acontece no oceano é que a água é naturalmente “azulada” porque absorve parte da luz vermelha. Quanto mais fundo estamos no oceano, menos luz vermelha. “Sem a cor vermelha à luz do sol, só é refletida no sangue a luz verde”, esclarecem os autores.

Assim, é preciso entender que o sangue não muda quando está no fundo do mar. Em vez disso, a cor verde do sangue que está sempre presente torna-se mais notável nessas condições. Podemos concluir que o sangue fica verde sempre que houver uma fonte de luz sem cor vermelha, e não apenas nas profundezas do oceano.

ZAP // CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.