“Espero que se bronzeie!” Salvini e Richard Gere trocam farpas na crise dos migrantes

11

Open Arms / EPA

O actor Richard Gere em Lampedusa, Itália.

O vice-primeiro-ministro de Itália, Matteo Salvini, reagiu com sarcasmo às críticas lançadas pelo actor Richard Gere ao Governo italiano, no âmbito da crise de migrantes com o barco “Proactiva Open Arms” que está impedido de atracar no país.

O barco com bandeira espanhola que pertence à organização não governamental (ONG) Open Arms está há 10 dias parado ao largo da costa da ilha de Lampedusa, na Sicília, devido à proibição de desembarque de migrantes imposta pela Lei italiana.

Richard Gere visitou os 160 migrantes a bordo que foram resgatados no estreito da Sicília, para lhes levar bens alimentares e outros produtos necessários.

O actor de 69 anos, que interrompeu as férias na Toscânia para se deslocar a Lampedusa, aproveitou para criticar o Governo italiano pela postura perante os migrantes, apelando ao Executivo para “parar de demonizar os requerentes de asilo”.

“São pessoas que tiveram vidas horríveis, sofreram muito, chamam-se migrantes, mas são refugiados que precisam de ajuda”, constatou Richard Gere numa conferência de imprensa, frisando já ter visitado Lampedusa antes e ter conhecimento da situação “em primeira-mão”.

Richard Gere também comparou a crise no Mediterrâneo e a proibição imposta por Itália à forma como Donald Trump tem lidado com a fronteira com o México. “Nós temos os nossos problemas com refugiados que vêm das Honduras, de El Salvador, da Nicarágua, do México… É muito semelhante ao que estão a passar aqui”, apontou, considerando que “isto tem que parar já em todo o lado do planeta”.

As palavras do actor não caíram bem a Matteo Salvini que, como ministro do Interior, além de vice-primeiro-ministro, tem promovido diversas medidas anti-migração.

De forma irónica, Salvini começou por agradecer ao actor “a preocupação” de um “milionário generoso” com o destino dos migrantes. “Ele pode levar todas as pessoas a bordo do seu avião privado para Hollywood” e “apoiá-las nas suas moradias”, atirou depois o político de extrema-direita.

Espero que se bronzeie e que esteja bem, penso que não lhe falta nada”, frisou ainda.

Sobre o barco parado ao largo da costa de Lampedusa, Salvini refere que lhe foi indicada “a rota espanhola”. “Estão parados há oito dias, poderiam ter ido e voltado três vezes até Ibiza e Formentera”, disse ainda.

Além do barco da Open Arms, o barco noruguês “The Ocean Viking” dos Médicos Sem Fronteiras e “SOS Méditerranée” também teve negada a entrada em águas italianos, aguardando porto seguro para desembarcar com 80 migrantes a bordo.

Um decreto-lei assinado pelo ministério tutelado por Salvini prevê multas que podem chegar aos 50 mil euros para as ONG´s que atraquem com migrantes a bordo em portos italianos.

SV, ZAP //

 

11 Comments

  1. Ao cuidado do autor da notícia:
    No último parágrafo referem-se multas de 50 mil euros. Mas segundo julgo ter visto noutras notícias que agora não consigo indicar, o que terá sucedido será que as multas que antes eram de 50 mil euros foram há pouco aumentadas para um milhão de euros.

  2. Gentalha são os políticos dos paises de origem desses refugiados que nao proporcionam uma sibrevivencia digna ao seu povo…porque a ONU e as ONGS não interferem nesses países e cortam o mal pela raiz?

    • Porque a dita ONU é dominada por países desses! Dos aproximadamente 193, safam-se uns 30 ou 40. O resto, são esgotos da Humanidade dominados por monstros! Repare que a ONU só existe hoje para atacar o Ocidente e Israel. Porquê? Precisamente por isto. Não um pulha, tirano, assassino ou ditador que seja criticado nesse fórum, é notável.

    • Os países de origem desta “gentalha” foram destruidos à bomba pela gentalha que o teu país e a Itália apoiam, para lhes ficar com o petróleo. Os políticos destes países é que não proporcionam sobrevivência aos seus habitantes?.. Olha que eles sobreviviam muito bem e nunca tentaram vir para a Europa até a Europa e os EUA lhes matarem os ditos políticos e lhes destruirem os países para lhes ficarem com o petróleo que é deles por direito. Os civis inocentes massacrados e desalojados num país sem pão, têm ainda de morrer afogados no Mediterrâneo, para não perturbar o teu bem estar, o da Itália e da Europa?

      Olha, psicopatas como tu, duas na boca e duas no cú! Tomara que percas o emprego para ser dado a um refugiado.

  3. Eu só faço uma pergunta: e os italianos? Todos têm acesso ao mínimo indispensável para viver? Não? Ora pois bem, que tal tratar dos cidadãos do país?

    É apenas uma ideia.

    • O Salvini não trata dos cidadãos do país pela mesma razão que não ajuda emigrantes. Está no Governo pra tratar da vida dele. Mas deixa lá que já o começaram a lixar (ver notícias de hoje) e em breve está com um 43 biqueira larga tão fundo na bunda que o hálito dele até vai cheirar a graxa.

  4. Concordo consigo, sem dúvida que os principais responsáveis são os governantes destes países, mas o Sr Salvini é um provocador nato, isso não se pode negar

  5. Há muita ignorância por aqui. Gente que não conhece a política e a realidade italiana é fazem comentários de sofá. Tudo porque a nossa imprensa não faz um serviço de comunicação honesto e completo. Salvini está a prestar um bom serviço à Itália, porque durante sete anos, repito sete anos, a Itália suportou a entrada de migrantes sem a Europa abrir a boca, sem assumir responsabilidades. A Itália que se desemerdasse do problema. Hoje têm problemas de criminalidade, gente que ocupa casas na ausência dos donos, raparigas violadas por esses animais. Fazem uma invasão silenciosa e outros problemas graves que ninguém quer pensar no assunto. É senhores jornalistas deixem de ser ignorantes e dizer que Salvini é extrema direita. O seu partido é centro direita. Devemos falar e opinar daquilo que sabemos.

    • Há muita ignorância é nessa cabeça, ò CTM. Descansa que o teu querido Hitler Salvini já vai levar com um biqueiro tão fundo naquela peida, que o bafo dele até vai cheirar a graxa.

      https://zap.aeiou.pt/salvini-perde-coligacao-formar-se-273756

      Os egoístas como tu, pensam como tu acabaste de escrever. Para que os Italianos não sejam incomodadinhos no seu bem-estar, deixa-se morrer de fome, doença e miséria vítimas civis inocentes de guerras começadas por países ocidentais (que a Itália apoia). “Ai e tal… Coitados dos Italianos que já têm “crise” no país deles” – queres comparar a crise na Itália com a crise no Iraque, na Líbia ou na Síria??.. E olha que não foram os próprios países a criar as suas crises. Não estavam como estão até aos ataques do Ocidente:

      1. EUA e a Coligação do Ocidente atacam o Iraque (nação soberana) e enforca Saddam (bem ou mal, o seu líder). Isto leva ao caos o país para lhes poderem controlar o Petróleo. Como resultado surgiu o ISIS e a Primavera Árabe.

      2. EUA (via CIA) derruba o líder Líbio muammar gaddafi, porque ele se preparava para passar a negociar o Petróleo em Dinar, em vez do Dólar. Ora, todos sabemos que a supremacia económica dos EUA se baseia no uso do Dólar para negociar o Petróleo. Por isso assassina-se o líder de mais um país e atira-se com o país para o caos.

      3. As forças do Ocidente preparavam-se para derrubar igualmente Assad da Síria, mas lixaram-se bem porque os Russos disseram “alto e pára o baile! Já chega, este vocês não matam”. Entretanto o ISIS (resultantes da destruição do Iraque) e outras forças rebeldes queriam também conquistar território Sírio, mas os Russos também defenderam Assad.

      No meio disto tudo, estes e outros países (Iemen por exemplo) são totalmente destruídos pela guerra e os civis inocentes que vêm desesperadamente em busca de sobreviver, encontram Salvinis (e todos os FDP que o defendem) a dizer que deixam toda esta gente morrer afogada no Mediterrâneo, porque têm mais do que fazer do que se incomodar com eles. Gente desta devia ser toda morta e as suas casas imediatamente oferecidas a refugiados. Egoísmo, comodismo e psicopatia tem limites! Pimenta no cú dos outros é refresco pra mim, como se costuma dizer… E essa é exactamente a mentalidade de quem apoia gente como o Salvini.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.