Salvini defende bibes obrigatórios e câmaras de vídeo nas escolas

Angelo Carconi / EPA

Matteo Salvini

O ministro do Interior italiano e líder da Liga, Matteo Salvini, afirmou este sábado que gostaria que os bibes fossem obrigatórios nas escolas, como forma de implementar “ordem e disciplina”, o que gerou polémica.

Em causa está o facto de o uniforme escolar obrigatório em Itália remeter aos tempos de Mussolini, segundo a agência de notícias espanhola Efe.

“Gostaria que o bibe voltasse a ser obrigatório“, disse Salvini em Pisa, na região da Toscana, sustentando que esta medida permitiria evitar que houvesse “crianças com uma camisola de 700 euros” e outras com roupa em terceira mão.

“Sei que existirá quem grite aos sete ventos que faz lembrar o ‘Duce’ [Mussolini], mas, um país melhor constrói-se também com ordem e disciplina”, advogou o ministro.

Perante as afirmações de Matteo Salvini, o presidente da associação nacional de diretores de escolas, Antonello Giannelli, também citado pela Efe, considerou que o uniforme obrigatório não é algo prioritário. “Voltar a impor o bibe obrigatório é possível, mas a emergência agora nas escolas é outra”, continuou o responsável, assinalando que “os centros escolares têm de ser inspecionados para ver se o chão e os tetos não apresentam problemas, porque a cada semana cai alguma coisa”.

Por seu turno, o presidente da Toscana, Enrico Rossi, apontou que “o problema da igualdade e do acesso aos estudos não se resolve com a roupa”, e criticou que o também vice-presidente do Governo italiano fale de “ordem e disciplina”, uma vez que este era “um dos muitos ‘slogans’ da propaganda fascista”.

Matteo Salvini também avançou que o executivo italiano está a preparar uma lei para colocar câmaras de vídeo nas escolas, incluindo nas escolas secundárias, o que, segundo o governante, vai “defender os professores dos imbecis mal-educados”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …