Salvador Sobral ‘transforma-se’ em Rosinha para cantar “O Gato Lambe-me a Passarinha”

Salvador Sobral continua a surpreender o público português, desta feita pela forma como reinterpretou o tema brejeiro “O Gato Lambe-me a Passarinha” da cantora popular Rosinha, durante uma participação especial no programa “5 Para a Meia-Noite” da RTP1.

O vencedor do Festival da Eurovisão ano criou um grupo chamado Alexander Search, num projecto musical paralelo à sua carreira musical a solo. Sim, o nome não é estranho, porque é um dos heterónimos de Fernando Pessoa.

Mas estranho foi ver Salvador Sobral a ‘transformar-se’ na cantora Rosinha e a interpretar “O Gato Lambe-me a Passarinha” no programa “5 Para a Meia-Noite”, exibido pela RTP na quinta-feira.

O desafio foi lançado pelo público e o cantor respondeu com uma versão mais ao seu estilo, bem diferente da versão original interpretada por Rosinha.

Os Alexander Search são uma banda criada por Júlio Resende, com Salvador Sobral como vocalista. Aliás, o vencedor da Eurovisão assume aqui o seu alter ego Benjamin Cymbra, outro heterónimo usado pelo poeta português na sua juventude.

“A sua música mistura influências da indie-pop, música electrónica e rock. As letras foram escritas maioritariamente por Alexander Search, membro da banda que morreu tragicamente ainda jovem, mas que granjeia o respeito e admiração dos seus pares como “the greatest conquerer of the beauty of words”, o maior conquistador da beleza das palavras”, descreve a banda.

“Augustus Search é o compositor de serviço da banda, toca piano e sintetizadores e faz a direcção musical. Benjamin Cymbra é um cantor extraordinário e traz na sua voz a garra rock n’roll do passado e as angústias e esperanças do presente. O futuro “é a possibilidade de tudo”, dizia também Pessoa”, lê-se na explicação do primeiro single da banda.

O reportório será editado em álbum – e apresentado no Festival Super Bock Super Rock – e é baseado na poesia de Fernando Pessoa, escrita em inglês durante a permanência do poeta e escritor na África do Sul, nos tempos de adolescência, e assinada, principalmente, pelo heterónimo Alexander Search.

O single ‘A Day of Sun’ já está disponível no Youtube, sendo que o disco de estreia do grupo pode ser descarregado a partir das plataformas digitais. No próximo dia 30 chegará às lojas portuguesas em formato físico.

Também o single do tema vencedor do Festival ‘Amar Pelos Dois’ foi colocado à venda esta sexta-feira, 16 de Junho.

5 COMENTÁRIOS

  1. Onde chegamos não sei…. ! Mais ainda se vai ver. Esta é mesmo de pobre monarquico,.. é exactamente o estilo da Sra Cristas ( à procura de ser monarquica) de xaile e grande estilo, a cantar as tranças pretas aos aplausos do Sr. Camara Pereira. Os tres montadinhos no cavalinho, de bota ribatejana, .. eles da caça de ganga e ela de chapeuzinho e calça de montaria, a entrar no bairro da Pixeleira em grande estilo de formação. Qual gato vai lamber qual passarinha,… ninguem sabe. Só o cantor, depois da actuação irá decidir.

RESPONDER

Antigos romanos de Pompeia podem ter morrido envenenados pela água

Uma análise química feita a um cano de água do abastecimento da antiga cidade romana de Pompeia detectou a presença de antimónio em altas concentrações, o que leva os investigadores a concluir que os habitantes …

Pais da portuguesa desaparecida em Barcelona chamados a verificar identidade

Os pais da jovem portuguesa dada como desaparecida em Barcelona esta quinta-feira foram chamados pelas autoridades espanholas para verificarem a identidade de uma das vítimas no Instituto Forense, disse à Lusa o secretário de Estado …

Negócio de bunkers em crescimento devido à tensão com a Coreia do Norte

O aumento da tensão com a Coreia do Norte fez crescer o interesse pelos abrigos nucleares subterrâneos e em reforçar os protocolos de segurança na costa oeste dos Estados Unidos, a mais próxima de Pyongyang …

Adolescente convence presidente de Câmara a obrigar casas a ter painéis solares

Delaney Reynolds, adolescente norte-americana com 16 anos, conseguiu convencer o presidente da Câmara de South Florida a instalar painéis solares ou telhados verdes em todas as casas do Estado. A jovem adolescente ouviu falar na lei …

Matou-os a (quase) todos: quatro dos cinco terroristas foram mortos pela mesma agente

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem olhar a medos, uma agente da polícia catalã disparou contra os atacantes quando estes se dirigiam a ela de facas, machados, machetes, cutelos e …

Serviços Secretos investigam senadora que "esperava que Trump fosse assassinado"

A senadora de Estado do Missouri, Maria Chappelle-Nadal, está a ser investigada pelos serviços secretos norte-americanos, depois de ter publicado um comentário no Facebook onde dizia que esperava que Donald Trump fosse assassinado. Segundo o St. …

Polícia detém suspeito de esfaqueamento em massa na Finlândia

A polícia finlandesa disparou sobre o suspeito que terá esfaqueado várias pessoas na cidade de Turku. Foi feita uma detenção. Há dois mortos e seis feridos. A polícia finlandesa abateu um homem suspeito de ter esfaqueado …

Terroristas de Barcelona preparavam grande atentado (mas a bomba explodiu em casa)

Os autores dos atentados de Barcelona e Cambrils, que provocaram pelo menos 14 mortos e 135 feridos, estavam a preparar uma ação de "grande envergadura", afirmou hoje em conferência de imprensa o porta-voz da polícia …

Greve dos SEF pode afetar 30 mil passageiros e 85 voos

A greve dos inspetores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras que está marcada para os dias 24 e 25 - quinta e sexta-feira - da próxima semana, pode deixar em terra até 30 mil passageiros …

André Ventura defende prisão perpétua e trabalho obrigatório para os presos

André Ventura, o polémico candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, confessa-se "um defensor acérrimo da prisão perpétua" e diz que "o trabalho em prol da sociedade deve ser uma obrigação dos presos". Ideias defendidas …