Salvador Sobral ‘transforma-se’ em Rosinha para cantar “O Gato Lambe-me a Passarinha”

Salvador Sobral continua a surpreender o público português, desta feita pela forma como reinterpretou o tema brejeiro “O Gato Lambe-me a Passarinha” da cantora popular Rosinha, durante uma participação especial no programa “5 Para a Meia-Noite” da RTP1.

O vencedor do Festival da Eurovisão ano criou um grupo chamado Alexander Search, num projecto musical paralelo à sua carreira musical a solo. Sim, o nome não é estranho, porque é um dos heterónimos de Fernando Pessoa.

Mas estranho foi ver Salvador Sobral a ‘transformar-se’ na cantora Rosinha e a interpretar “O Gato Lambe-me a Passarinha” no programa “5 Para a Meia-Noite”, exibido pela RTP na quinta-feira.

O desafio foi lançado pelo público e o cantor respondeu com uma versão mais ao seu estilo, bem diferente da versão original interpretada por Rosinha.

Os Alexander Search são uma banda criada por Júlio Resende, com Salvador Sobral como vocalista. Aliás, o vencedor da Eurovisão assume aqui o seu alter ego Benjamin Cymbra, outro heterónimo usado pelo poeta português na sua juventude.

“A sua música mistura influências da indie-pop, música electrónica e rock. As letras foram escritas maioritariamente por Alexander Search, membro da banda que morreu tragicamente ainda jovem, mas que granjeia o respeito e admiração dos seus pares como “the greatest conquerer of the beauty of words”, o maior conquistador da beleza das palavras”, descreve a banda.

“Augustus Search é o compositor de serviço da banda, toca piano e sintetizadores e faz a direcção musical. Benjamin Cymbra é um cantor extraordinário e traz na sua voz a garra rock n’roll do passado e as angústias e esperanças do presente. O futuro “é a possibilidade de tudo”, dizia também Pessoa”, lê-se na explicação do primeiro single da banda.

O reportório será editado em álbum – e apresentado no Festival Super Bock Super Rock – e é baseado na poesia de Fernando Pessoa, escrita em inglês durante a permanência do poeta e escritor na África do Sul, nos tempos de adolescência, e assinada, principalmente, pelo heterónimo Alexander Search.

O single ‘A Day of Sun’ já está disponível no Youtube, sendo que o disco de estreia do grupo pode ser descarregado a partir das plataformas digitais. No próximo dia 30 chegará às lojas portuguesas em formato físico.

Também o single do tema vencedor do Festival ‘Amar Pelos Dois’ foi colocado à venda esta sexta-feira, 16 de Junho.

5 COMENTÁRIOS

  1. Onde chegamos não sei…. ! Mais ainda se vai ver. Esta é mesmo de pobre monarquico,.. é exactamente o estilo da Sra Cristas ( à procura de ser monarquica) de xaile e grande estilo, a cantar as tranças pretas aos aplausos do Sr. Camara Pereira. Os tres montadinhos no cavalinho, de bota ribatejana, .. eles da caça de ganga e ela de chapeuzinho e calça de montaria, a entrar no bairro da Pixeleira em grande estilo de formação. Qual gato vai lamber qual passarinha,… ninguem sabe. Só o cantor, depois da actuação irá decidir.

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …