Salvador Sobral ‘transforma-se’ em Rosinha para cantar “O Gato Lambe-me a Passarinha”

Salvador Sobral continua a surpreender o público português, desta feita pela forma como reinterpretou o tema brejeiro “O Gato Lambe-me a Passarinha” da cantora popular Rosinha, durante uma participação especial no programa “5 Para a Meia-Noite” da RTP1.

O vencedor do Festival da Eurovisão ano criou um grupo chamado Alexander Search, num projecto musical paralelo à sua carreira musical a solo. Sim, o nome não é estranho, porque é um dos heterónimos de Fernando Pessoa.

Mas estranho foi ver Salvador Sobral a ‘transformar-se’ na cantora Rosinha e a interpretar “O Gato Lambe-me a Passarinha” no programa “5 Para a Meia-Noite”, exibido pela RTP na quinta-feira.

O desafio foi lançado pelo público e o cantor respondeu com uma versão mais ao seu estilo, bem diferente da versão original interpretada por Rosinha.

Os Alexander Search são uma banda criada por Júlio Resende, com Salvador Sobral como vocalista. Aliás, o vencedor da Eurovisão assume aqui o seu alter ego Benjamin Cymbra, outro heterónimo usado pelo poeta português na sua juventude.

“A sua música mistura influências da indie-pop, música electrónica e rock. As letras foram escritas maioritariamente por Alexander Search, membro da banda que morreu tragicamente ainda jovem, mas que granjeia o respeito e admiração dos seus pares como “the greatest conquerer of the beauty of words”, o maior conquistador da beleza das palavras”, descreve a banda.

“Augustus Search é o compositor de serviço da banda, toca piano e sintetizadores e faz a direcção musical. Benjamin Cymbra é um cantor extraordinário e traz na sua voz a garra rock n’roll do passado e as angústias e esperanças do presente. O futuro “é a possibilidade de tudo”, dizia também Pessoa”, lê-se na explicação do primeiro single da banda.

O reportório será editado em álbum – e apresentado no Festival Super Bock Super Rock – e é baseado na poesia de Fernando Pessoa, escrita em inglês durante a permanência do poeta e escritor na África do Sul, nos tempos de adolescência, e assinada, principalmente, pelo heterónimo Alexander Search.

O single ‘A Day of Sun’ já está disponível no Youtube, sendo que o disco de estreia do grupo pode ser descarregado a partir das plataformas digitais. No próximo dia 30 chegará às lojas portuguesas em formato físico.

Também o single do tema vencedor do Festival ‘Amar Pelos Dois’ foi colocado à venda esta sexta-feira, 16 de Junho.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Onde chegamos não sei…. ! Mais ainda se vai ver. Esta é mesmo de pobre monarquico,.. é exactamente o estilo da Sra Cristas ( à procura de ser monarquica) de xaile e grande estilo, a cantar as tranças pretas aos aplausos do Sr. Camara Pereira. Os tres montadinhos no cavalinho, de bota ribatejana, .. eles da caça de ganga e ela de chapeuzinho e calça de montaria, a entrar no bairro da Pixeleira em grande estilo de formação. Qual gato vai lamber qual passarinha,… ninguem sabe. Só o cantor, depois da actuação irá decidir.

RESPONDER

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …

Papa Francisco pede desculpa por ter "magoado" vítimas de abusos sexuais

Esta segunda-feira, Papa Francisco pediu desculpa às vítimas por ter usado uma expressão menos feliz ao exigir que apresentem provas de que o bispo chileno Juan Barros encobriu um sacerdote condenado por abusos sexuais. Durante a …