Salvador Sobral ‘transforma-se’ em Rosinha para cantar “O Gato Lambe-me a Passarinha”

Salvador Sobral continua a surpreender o público português, desta feita pela forma como reinterpretou o tema brejeiro “O Gato Lambe-me a Passarinha” da cantora popular Rosinha, durante uma participação especial no programa “5 Para a Meia-Noite” da RTP1.

O vencedor do Festival da Eurovisão ano criou um grupo chamado Alexander Search, num projecto musical paralelo à sua carreira musical a solo. Sim, o nome não é estranho, porque é um dos heterónimos de Fernando Pessoa.

Mas estranho foi ver Salvador Sobral a ‘transformar-se’ na cantora Rosinha e a interpretar “O Gato Lambe-me a Passarinha” no programa “5 Para a Meia-Noite”, exibido pela RTP na quinta-feira.

O desafio foi lançado pelo público e o cantor respondeu com uma versão mais ao seu estilo, bem diferente da versão original interpretada por Rosinha.

Os Alexander Search são uma banda criada por Júlio Resende, com Salvador Sobral como vocalista. Aliás, o vencedor da Eurovisão assume aqui o seu alter ego Benjamin Cymbra, outro heterónimo usado pelo poeta português na sua juventude.

“A sua música mistura influências da indie-pop, música electrónica e rock. As letras foram escritas maioritariamente por Alexander Search, membro da banda que morreu tragicamente ainda jovem, mas que granjeia o respeito e admiração dos seus pares como “the greatest conquerer of the beauty of words”, o maior conquistador da beleza das palavras”, descreve a banda.

“Augustus Search é o compositor de serviço da banda, toca piano e sintetizadores e faz a direcção musical. Benjamin Cymbra é um cantor extraordinário e traz na sua voz a garra rock n’roll do passado e as angústias e esperanças do presente. O futuro “é a possibilidade de tudo”, dizia também Pessoa”, lê-se na explicação do primeiro single da banda.

O reportório será editado em álbum – e apresentado no Festival Super Bock Super Rock – e é baseado na poesia de Fernando Pessoa, escrita em inglês durante a permanência do poeta e escritor na África do Sul, nos tempos de adolescência, e assinada, principalmente, pelo heterónimo Alexander Search.

O single ‘A Day of Sun’ já está disponível no Youtube, sendo que o disco de estreia do grupo pode ser descarregado a partir das plataformas digitais. No próximo dia 30 chegará às lojas portuguesas em formato físico.

Também o single do tema vencedor do Festival ‘Amar Pelos Dois’ foi colocado à venda esta sexta-feira, 16 de Junho.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Onde chegamos não sei…. ! Mais ainda se vai ver. Esta é mesmo de pobre monarquico,.. é exactamente o estilo da Sra Cristas ( à procura de ser monarquica) de xaile e grande estilo, a cantar as tranças pretas aos aplausos do Sr. Camara Pereira. Os tres montadinhos no cavalinho, de bota ribatejana, .. eles da caça de ganga e ela de chapeuzinho e calça de montaria, a entrar no bairro da Pixeleira em grande estilo de formação. Qual gato vai lamber qual passarinha,… ninguem sabe. Só o cantor, depois da actuação irá decidir.

RESPONDER

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …