“Saltar” o pequeno-almoço aumenta o risco de obesidade e diabetes

flossyflotsam / Flickr

Os cientistas da Universidade de Honenheim, na Alemanha, dizem que o hábito de saltar a primeira refeição do dia pode aumentar as hipóteses de inflamações e resistência à insulina, favorecendo o risco de obesidade e diabetes tipo 2, fatores associados à síndrome metabólica.

Segundo o estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, os especialistas testaram 17 adultos saudáveis em três situações diferentes: um dia em que saltaram o pequeno-almoço, um dia em que saltaram o jantar e outro dia em que tiveram as três refeições diárias normalmente.

Apesar das mudanças, a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras nos três dias foi a mesma. Nos dias em que saltaram refeições, as outras duas tiveram calorias extras para
compensar.

Foram recolhidas amostras de sangue todos os dias entre as 07h00 e as 21h00, para medir os níveis hormonais, concentrações de glicose e insulina e a atividade do sistema imunológico. Os resultados mostraram que as pessoas queimavam mais calorias num período de 24 horas quando não almoçavam (41 calorias) ou não jantavam (91 calorias), comprovando estudos anteriores.

Mas, embora as pessoas tenham queimado mais as reservas de gordura já existentes nos dias em que saltavam a primeira refeição, o que pode parecer positivo, há no entanto desvantagens a longo prazo.

A prática pode, por exemplo, prejudicar a flexibilidade metabólica, ou seja a capacidade do corpo de alternar entre a queima de gordura e carboidratos, aumentando as hipóteses de inflamações e o desequilíbrio de glicose no sangue.

Como a inflamação crónica é conhecida por afetar a sensibilidade à insulina, ignorar o pequeno-almoço pode contribuir para o comprometimento do metabolismo, o que teria o potencial de aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2.

ZAP // Move

RESPONDER

Medo de vampiros leva ao assassinato de 9 pessoas no Malawi

Na nação africana Malaui, pelo menos 140 pessoas foram detidas pelo assassinato de nove vítimas, que acreditavam ser vampiros. As autoridades de Malaui prenderam 140 pessoas por suspeitas de estarem envolvidas em ataques contra supostos praticantes …

OMS anula nomeação de Mugabe como embaixador da boa vontade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou este domingo que decidiu anular a nomeação do Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, como embaixador da boa vontade da organização, após várias críticas a esta escolha. "Ouvi cuidadosamente todos …

Puigdemont convoca parlamento catalão para decidir resposta a Rajoy

O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, disse que vai convocar o Parlamento para "debater e decidir" uma resposta às medidas contra o processo de independência e para "defender as instituições" catalães. Puigdemont fez um pronunciamento público …

Sporting vs D. Chaves | O regresso do holandês voador

O Sporting regressou aos triunfos na Liga NOS, com uma vitória folgada, por 5-1, diante do Chaves, no Estádio de Alvalade. Após mais de mês e meio sem marcar, Bas Dost rebateu todas as críticas …

D. Aves vs Benfica | Jonas lidera revolta da "águia"

O Benfica deu um safanão na crise de resultados – mais do que a nível exibicional -, ao arrancar três preciosos pontos na visita ao Desportivo das Aves, com um triundo por 3-1, a segunda vitória fora de …

Putin revela o que pode ser "mais temível que uma bomba nuclear"

O presidente da Rússia falou a jovens de todo o mundo este sábado a propósito do XIX Festival Mundial da Juventude e Estudantes, que se celebrou na Rússia entre os dias 22 e 14 de …

Bordoll: abriu o primeiro bordel de bonecas sexuais

Uma mistura das palavras bordel e doll (boneca, em inglês) dá nome ao primeiro bordel de bonecas sexuais na Alemanha. O Bordoll é gerido por Evelyn Schwarz, uma mulher de 29 anos, e composto exclusivamente …

O avião mais rápido do mundo chega a qualquer sítio em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar o seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo. O planos …

Jerusalém amanheceu com grafittis de suástica e frases antissemitas

A velha cidadela de Jerusalém amanheceu no domingo com uma série de grafittis antissemitas, incluindo até uma suástica, num caso que está a ser investigado pela polícia. "Durante a noite, recebemos um relatório de agentes que …

Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"

O Presidente da República saudou este domingo em Tábua a "forma rápida e tão abrangente" como o Conselho de Ministros extraordinário de sábado sobre incêndios "quis tratar de tudo e de tantos dossiês em tão …