“Saltar” o pequeno-almoço aumenta o risco de obesidade e diabetes

flossyflotsam / Flickr

Os cientistas da Universidade de Honenheim, na Alemanha, dizem que o hábito de saltar a primeira refeição do dia pode aumentar as hipóteses de inflamações e resistência à insulina, favorecendo o risco de obesidade e diabetes tipo 2, fatores associados à síndrome metabólica.

Segundo o estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, os especialistas testaram 17 adultos saudáveis em três situações diferentes: um dia em que saltaram o pequeno-almoço, um dia em que saltaram o jantar e outro dia em que tiveram as três refeições diárias normalmente.

Apesar das mudanças, a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras nos três dias foi a mesma. Nos dias em que saltaram refeições, as outras duas tiveram calorias extras para
compensar.

Foram recolhidas amostras de sangue todos os dias entre as 07h00 e as 21h00, para medir os níveis hormonais, concentrações de glicose e insulina e a atividade do sistema imunológico. Os resultados mostraram que as pessoas queimavam mais calorias num período de 24 horas quando não almoçavam (41 calorias) ou não jantavam (91 calorias), comprovando estudos anteriores.

Mas, embora as pessoas tenham queimado mais as reservas de gordura já existentes nos dias em que saltavam a primeira refeição, o que pode parecer positivo, há no entanto desvantagens a longo prazo.

A prática pode, por exemplo, prejudicar a flexibilidade metabólica, ou seja a capacidade do corpo de alternar entre a queima de gordura e carboidratos, aumentando as hipóteses de inflamações e o desequilíbrio de glicose no sangue.

Como a inflamação crónica é conhecida por afetar a sensibilidade à insulina, ignorar o pequeno-almoço pode contribuir para o comprometimento do metabolismo, o que teria o potencial de aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2.

ZAP // Move

RESPONDER

NASA diz que o barulho de drones é mais irritante do que o dos carros e camiões

A NASA confirmou através de um estudo que o barulho emitido pelos drones é considerado pelos seres humanos o som mais irritante de todos, muito mais do que os incómodos ruídos de carros e camiões. Os …

Morreu Chester Bennington, vocalista dos Linkin Park

Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu esta quinta-feira, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos, confirmou a agência Associated Press. A agência cita o …

Vai ter que pagar se quiser continuar a ler notícias no Facebook

Um sistema de subscrição de notícias está a ser estudado pela rede social Facebook e deverá começar a ser testado em outubro. A gratuitidade ficará limitada a 10 artigos. A informação foi partilhada por Campbell Brown, …

Sangue do cordão umbilical pode aliviar sintomas de autismo

Um ensaio clínico conduzido por um grupo de investigadores da Universidade de Duke, nos EUA, revelou que a infusão autóloga - transplante no próprio indivíduo - de sangue do cordão umbilical pode aliviar os sintomas …

Hibridação histórica com outros felinos pode ter salvo a vida dos jaguares

Um cientista português, em conjunto com cientistas de outros sete países - Brasil, EUA, Rússia, Irlanda, Espanha e Argentina - concluiu a sequenciação do genoma do jaguar, o maior felino das Américas, que está ameaçado …

Protesto dos enfermeiros está fora do quadro legal e é irresponsável, acusa ministro

O ministro da Saúde classificou, esta quinta-feira, o protesto dos enfermeiros especialistas como irresponsável e fora do quadro legal, afirmando que é baseado na "criação de alarme social". No final da reunião de Conselho de Ministros, …

Registo de drones e seguro vão passar a ser obrigatórios

O registo de drones, que implicará o pagamento de taxas administrativas, e a contratualização de um seguro de responsabilidade civil, vão ser obrigatórios, de acordo com a proposta de decreto-lei, a que a Lusa teve …

Teresa Leal Coelho admite que Santana Lopes era a primeira opção do PSD

A candidata do PSD à Câmara de Lisboa admitiu, esta quarta-feira, na apresentação da sua candidatura, que não era a primeira escolha do partido mas sim o atual diretor da Santa Casa da Misericórdia de …

Operação Marquês com mais dois arguidos. Faltam outros 10 milhões, diz a defesa de Sócrates

Dois altos funcionários da Infraestruturas de Portugal, um dos quais ex-deputado do PSD, são os mais recentes arguidos do processo. Ministério Público investiga projeto do TGV. Dois altos funcionários da Infraestruturas de Portugal foram constituídos arguidos …

Cientistas aconselham UE a proibir pesca da sardinha em Portugal durante 15 anos

O presidente da Associação de Produtores da Pesca do Cerco disse hoje estar "perplexo" com a recomendação do organismo científico sobre a suspensão da pesca da sardinha por 15 anos, considerando que é um "cenário …