“Salgado não é nenhum gangster.” Júdice elogia o “grande banqueiro” e não gostou do “riso sardónico” de Mortágua

(cv) TVI

José Miguel Júdice, bastonário da Ordem dos Advogados entre 2001 e 2004

O antigo Bastonário dos Advogados, José Miguel Júdice, considera que Ricardo Salgado foi “um grande banqueiro” e que “não era um gangster”, realçando que não acredita que pudesse “fazer aquilo tudo sem que mais ninguém soubesse”.

Declarações numa entrevista ao jornal Sol, onde o advogado e actual comentador da SIC começa por referir que “Ricardo Salgado era considerado e com razão um grande banqueiro”.

“No entanto, ele, ao contrário do que se pensava, não tinha muito poder. Ele era apenas a expressão de uma família com centenas de accionistas, digamos assim, cada um com os seus pontos de vista e os seus interesses”, constata ainda Júdice.

Na mesma entrevista, o ex-Bastonário também refere que Salgado “tinha de gerir a sua base de apoio” e “também de gerir o banco”. Além disso, “quando o Banco Espírito Santo [BES] foi nacionalizado, em 1975, e quando foi possível à família recuperar o banco ela pagou mais do que aquilo que o banco valia, mas ninguém lhe tinha pago na nacionalização aquilo que o banco valia”.

“Foi comprado com enorme endividamento e quando as coisas se compram com enorme endividamento a margem de sobrevivência é muito limitada”, repara Júdice, concluindo que “tudo indica que a partir de 2008 ou 2009, a tentativa de resolver todos estes problemas com todas as condicionantes impostas pela crise terão levado a que se fizessem certo tipo de procedimentos que, possivelmente, são práticas criminosas“.

Mas “o Ricardo Salgado não era um gangster”, continua. “Cometeu erros, pode até ter cometido crimes, mas não vale a pena dizermos que o Ricardo Salgado é um malandro sem pensar em mais nada”, constata ainda Júdice.

O advogado acrescenta que não está “a desculpar o Ricardo Salgado”. “Se cometeu crimes deve ser julgado e punido exemplarmente porque é uma pessoa responsável. Mas facilita muito simplificar e dizer: ‘A culpa é daquele senhor””, aponta.

“Não acredito que, se de facto o Ricardo Salgado cometeu aqueles crimes todos, tivessem sido três ou quatro pessoas fechadas num gabinete às escuras a fazer aquilo tudo sem que mais ninguém soubesse“, salienta ainda Júdice.

O “riso sardónico” de Mortágua num debate sobre corrupção

Esta entrevista do actual comentador da SIC ao Sol foi abordada durante a sua participação no programa “Expresso da Meia-Noite” da SIC Notícias, onde se discutiu precisamente o caso BES.

Neste programa, Júdice reforçou a ideia de que Salgado “foi um bom banqueiro” que “cometeu gravíssimos erros, criminais ou não”.

O ex-advogado também salientou que Jardim Gonçalves foi outro “grande banqueiro” que “cometeu erros que são censuráveis”.

Jardim Gonçalves, fundador do BCP, foi condenado em tribunal a 2 anos de prisão, com pena suspensa, pelo crime de manipulação de mercado.

https://twitter.com/TTduty/status/1284457024592510977

No mesmo programa televisivo, Júdice foi confrontado pelo jornalista Bernardo Ferrão com a ideia de que os advogados andam muito ligados à corrupção devido à profissão que exercem. O ex-advogado ripostou com “o perigo das generalizações”.

Em “40 e tal anos de vida profissional como advogado que se levante o primeiro que me possa atirar uma pedra de eu ter participado, colaborado ou pactuado com um acto de corrupção”, acrescentou a seguir o antigo Bastonário.

Olhando para o outro lado do painel de investigadores, onde estava Mariana Mortágua, disse-lhe então “não se ponha a rir”. É um “riso sardónico que não lhe fica bem”, considerou ainda. “Não sabe o que foi a minha vida”, concluiu.

Mariana Mortágua que integrou a Comissão Parlamentar de inquérito à gestão do BES/GES não chegou a referir-se directamente a Júdice, nem tão pouco a explicar o seu sorriso.

Em Março deste ano, a ex-diplomata Ana Gomes revelou, precisamente na SIC, ter na sua posse “factos e documentos” contra Júdice sobre a sua alegada participação em “esquemas de advocacia que fazem parte do polvo de corrupção que tem envenenado o nosso país”.

ZAP //

PARTILHAR

49 COMENTÁRIOS

  1. Sr Júdice, então para si O Sr Salgado é um santo que devia ser canonizado certo?Um desgraçadinho que tem de se levantar às 7 da manhã para garantir o sustento próprio e da sua família…Sr Júdice HAJA VERGONHA, olhe são pessoas como o Sr. e o Sr Salgado que me envergonham de ser português, pelo menos duas gerações de portugueses honestos, trabalhadores, e muitos até licenciados e muito qualificados, tiveram de abandonar este país porque não encontraram uma luz ao fundo do túnel, foram forçados a procurar uma vida melhor….e esse Sr. Salgado a gamar, que é o termo correto milhares de milhões com a conivência dos desgovernos do costume,e o povo português a sofrer sabe Deus como…olhe sem palavras, realmente a maçonaria é uma praga que devia ser erradiada de vez deste país, esta “elite” da treta é uma afronta ao nosso país.FORA MAÇÓNICOS!

  2. Foi uma entrevista visivelmente muito “incomoda” para este Advogado. Bernardo Ferrão e Mariana Mortágua, não fizeram mais que pedir a opinião do Entrevistado, sobre factos concretos. O esforço em tentar branquear o Director do BES, que eventualmente (como afirma) tenha cometido erros ou mesmo “falcatruas”, e de seguida enaltecer o trabalho desse Banqueiro, prova simplesmente que um Advogado tanto pode defender um inocente como um criminoso….. Nem mais !

      • Pois, o que o Cavaco disse é que o Banco de Portugal tinha sido categórico a afirmar que os portugueses podiam confiar no BES.
        Quer queiramos, quer não, o que o Cavaco disse era verdade, por muito que alguns meios de comunicação social e alguns portugueses não queiram aceitar (e até queiram distorcer as afirmações proferidas…).
        Se o Banco de Portugal foi enganado ou se mentiu, ou se o Cavaco foi imprudente em afirmar o que afirmou, é outra história…
        https://sicnoticias.pt/especiais/ges/2014-07-21-Cavaco-tenta-tranquilizar-depositantes-do-BES

        • Oh sim… a múmia não sabia de nada… nem sequer dos 200 e tal mil euros que caíram do céu na sua campanha de 2011!…
          Já no BPN foi a mesma coisa – não sabia de nada do que os seus amigos andavam a fazer, mas vendeu as acções pouco antes do banco implodir!!
          Coincidências…

          • Caro Troll, coincidência é o Costa não saber nada do que o 44 andava a fazer! Afinal, era o seu braço-direito.
            Ou era cúmplice ou era muito estúpido, e qualquer das situações não é propriamente favorável.

  3. e fácil criticar agora…..pois o Sr. caiu em desgraça, eu pessoalmente não acredito em virgens( todo o poder politico e arredores andou a mamar ), muito desse políticos estão no ativo, por isso o caso vai se arrastar…..tenho o maior respeito pelo Sr. Ricarda ,ele e um produto da nossa sociedade ( portugalidade) adaptou-se
    ps. não conhece nenhum dos protagonistas .

  4. Ao ler a frase do Dr. Júdice, “Em 40 e tal anos de vida profissional como advogado que se levante o primeiro que me possa atirar uma pedra de eu ter participado, colaborado ou pactuado com um acto de corrupção”, saltou-me logo à memória a entrevista do sr. Carlos Cruz na televisão, dizendo a chorar que não havia um português que o pudesse ligar ao caso de pedofilia na Casa Pia. Não foi bem esta frase que ele disse mas a ideia era esta. As partidas que a memória nos prega.
    Estou a ficar velho e cada vez mais descrente nas nossas “elites”. O que gostava de saber era a razão de terem convidado esse senhor para ter um programa de televisão e também a razão de ele ter aceite. O que ganha como advogado do regime não lhe chega? Será que ele tem um programa de televisão para branquear a “sujeira” dos clientes?

  5. Este Júdice ou comeu e come da mesma gamela ou quer enganar os outros, senhor Júdice em outro País que não Portugal ele e outros banqueiros assim como as suas direcções já há muito estavam presos, se tivesse vergonha na puta da cara remetia-se ao silencio em vez de vir a querer “canonizar” o Salgado, só faltou dizer que o culpado das falcatruas do BES,BPN e BPPP foi do electricista, haja honestidade e não branqueamento como o senhor esta a fazer.

    • É o representante dos grandes escritórios de advogados que controlam o nosso país. Fazem as leis que entregam na assembleia da república aprovar. As leis que os favorecem e aos seus clientes. Neste caso o Ricardo Salgado que o judice já atribuiu 2 anos de pena suspensa com todas as regalias e pensões milionárias. Além dos biliões em offshores …

  6. Antes fosse um gangster. Infelizmente é bastante mais perigoso e não possui escrúpulos nenhuns!
    Pena de morte se houvesse! Não temos que sustentar a prisão destes parasitas!

    • Estou plenamente de acordo, pena de morte por enforcamento para todos estes parasitas corruptos que nos roubam. Eu posso ser o carrasco caso queiram.

  7. Salgado não é gangster e Judice nunca foi um criminoso dos bombistas do MDLP. Infelizmente, neste país a memória é curta e a um escroque destes dá-se tempo de antena para tentar defender o indefensável e tentar branquear um criminoso da sua laia.

  8. Como é possível este judice estar a receber dinheiro na SIC como comentador pois só diz palermices. É por isso que cada vez menos cidadãos vêm os canais generalistas. Não têm credibilidade. O salgado não agiu sozinho, “tinha de gerir a sua base de apoio”, que era uma organização criminosa, estilo camorra, gerida pelo padrinho para controlar Portugal.

  9. Por terem arruinado a vida de tantos cidadãos honestos, quer o salgado, quer o jardim gonçalves têm que andar com milícias armadas atrás para os proteger do desespero dos portugueses.

  10. Vindo de quem vem o elogio a essa figura cinzenta “do dono disto tudo”, contradizendo-se mesmo aí, não é preciso dizer mais nada… Percorramos a vida, tintim-por-tintim, do “elogiador” e do “elogiado”, inevitavelmente concluímos, se toda a sociedade não o tivesse feito há muito, que é mais do mesmo neste país “bananeiro”. Fazendo parte dessa continuidade “abrilista” em que uns foram sempre mais espertos do que o resto da população, chegando à desgraça em que esta última paga sempre as dívidas, desmando e sacanices, feita “pelos heróis que Abril pariu!!!! Sejam bancários, mercadores do direito, assalariados dessa política imunda, ou espertalhões de outras actividades… Já não suportamos tal cáfila!

  11. Nos U.S.A. o SR. Malophe, em meio ano foi julgado e condenado a 150 anos de cadeia e arrestado de todos os seus bens e até os amigos, não ficarão isentos.
    A nível de Justiça Viva a America, pais que até julgou e expulsou um Presidente.

  12. Este Júdice saiu-me uma rica encomenda?! E eu a tomá-lo por homem sérios, no seu comentário na SIC!… Salgado não é gangster?! Antes fosse!

  13. Nao defenda o Salgado e o Jardim… nao lhe fica bem… nao sabe o q foi e é a vida de muitos portugueses q tem de pagar por estes crimes

  14. Meu caro senhor, muito bem dito e em bom português.
    As pessoas esquecem-se do que aprendem ou nao o entedem, falhando assim na simples tarefa de perceber porquê de ter sido implementado o “estado novo”, a corrupção descontrolada dos partidos na altura é que levou Salazar ao poder e nos trouxe a ditadura.
    De forma alguma aceitaremos voltar a esses tempos ou extremismos, mas é mais do que nunca necessário responsabilizar e condenar aqueles que corrompem e facilitam a corrupçao, nao caiam em tentação alguns personagens.
    Sabemos que a ditadura não deixa nem boas memorias, nem saudades a ninguém, mas algumas leis que visavam proteger o estado e o povo deviam ter sido mantidas, mas não convinha à corja de ladrões que se tem aproveitado do povo português desde o 25 de Abril que assim fosse, a representação do povo é fraca e virtualmente incapaz em todo espectro da politica nacional, apesar dos seus diplomas e laureados, fundamentalmente protegem-se uns aos outros e ao sistema corrupto vigente.

  15. Não há palavras para comentar tão vergonhosa entrevista, mais parece uma lavandaria para lavar os podres do banqueiro e do regime! Os culpados disto tudo, são os que nos atiraram para esta pseudo democracia, mas que não é mais do que um negócio de amigos e para amigos! Foi por causa de gente desta espécie, que Portugal foi a miséria na primeira república e tiveram que implorar ao Dr Salazar, para salvar o país e impedir que morressem todos a fome! Infelizmente, vai voltar a acontecer o mesmo e não demora muito, não há ninguém em quem confiar neste momento! É giro, que 45 anos depois de abril, ainda culpem a ditadura por tudo e muito menos o ditador, até porque o homem, já não governa Portugal há 52 anos! Ele foi mau, mas atualmente, não são melhores, tem mais dinheiro e não se vê nada feito. Aliás, vê sim, condomínios de luxo, carros de alta cilindrada, Yates e muitos outros luxos e mordomias que não tem justificação.

    • É giro ter-se esquecido que o Salgado e família, que durante a ditadura punham e dispunham do país (e colónias) a seu belo prazer, eram grandes amigos do Salazar e que a máfia dos “donos disto tudo” é herança desses tempos!…
      Infelizmente no 25 de Abril não se fez uma limpeza e o resultado esta aí!!

  16. E eu que pensava que o homem já não exercia…!
    Afinal aceitou procuração forense do Salgado para lhe lavar a imagem.
    Só não percebeu que a este Artista não há detergente ou desinfetante que lhe valha. É chocante que este vigarista continue em liberdade quando deve haver muitos que não roubaram um décimo do que ele roubou e já foram julgados e condenados. E já estão a cumprir a pena!

  17. No meio de toda esta canalhice, o que está mesmo mal é o riso irónico da Mariana Mortágua! Fica-lhe muito mal dr. Júdice, pôr-se do lado de um patife, como Ricardo Salgado, que ludibriou um sem número de pessoas, a maior parte deles trabalhadores, a quem roubou as poupanças para brincar aos banqueiros com elas, assim como algumas senhoras da família brincavam aos pobrezinhos, na Comporta. Ele sabia, muito bem, que fazia tudo isto e passaria incólume porque a ser julgado, graças ao nosso sistema de justiça, só o seria já com os pés para a cova! O mal não está só nele, está naqueles políticos que entenderam que deviam indemnizar de uma forma choruda estes pobrezinhos vítimas das nacionalizações do 25 de Abril. E a resposta não podia ser outra senão a da vingança!!!

    • Um dos advogados mais ricos e influentes do país não gostou do riso da Mortágua – só gosta da máfia que ele ajuda a roubar Portugal e que ainda agora tenta proteger!!
      A falta de moral e de vergonha deste escroque só é compraravel à do seu “cliente/amigo” e “grande banqueiro” chamado Salgado!

  18. Por favor …. ele tem a sua própria forma de expressão típica dos advogados corruptos que pactuam com os mesmos ” gurus da banca leia a afirmação”Neste programa, Júdice reforçou a ideia de que Salgado “foi um bom banqueiro”que “cometeu gravíssimos erros, criminais ou não”. ( ou seja Um bom banqueiro enquanto dava as migalhas a todos os partidos da esquerda a direita e cometeu gravíssimos erros entenda se como roubou desenfreadamente, e quando diz criminais ou não leia se que não se sabe se conseguem acusar…….) qualquer pessoa de bem ficaria indignada com a quantidade de lesados em poupanças de uma vida mas claro que o sr. Dr. na republica das bananas não….

  19. Olhe, o “covidizer” é muito pior, muito mais grave do que isso!! Os milhares de futuros que esse banqueirozeco assassinou! E o que é que lhe aconteceu? Foi apoiado por um presidente da república, por um primeiro ministro, por um governador do banco de portugal …. e, agora, pelo sr. Júdice!!!! Quem está mal é mesmo a Mariana!!!

    • Afinal confundi. A minha memória já não é o que era…
      Afinal quem participou num assalto em que assassinaram um inocente foi o paizinho da Mortágua.
      Já não sei bem em que assalto foi (também o paizinho dela participou em tantos…), mas julgo que não foi naquele em que roubaram aos portugueses o equivalente a uns bons milhões de euros, no Banco de Portugal. Acho que foi noutro assalto, mas não me recordo. A minha memória já não é o que era…

      • Outro “Judice” a tentar desconversar!…
        Foi pena o Mortágua não ter assassinado “inocentes” como esse mafioso Salgado e companhia – criminosos que prejudicaram o país em milhares de milhões e ainda tem palermas que os defendem!!

  20. Em agosto de 2015, o sr, Júdice afirmava ;””Um dia que um tribunal condenar o Novo Banco a pagar indemnizações, no valor de milhões de euros, a investidores e clientes vai ser o estado a pagar!” E então a pessoa responsável por tudo isto não é um gangster?! Para mim está para além disso!

  21. O dr, Cavaco Silva também dizia : “ainda está para nascer quem for mais sério do que eu!” E nós até sabemos qual foi o papel dele no meio disto tudo!!!!

  22. Exatamente, é a deriva de um passado com não se aprendeu nada. As espécimes são sempre as mesmas, apenas com pequenas mutações e, tal como o vírus que nos atormenta, continuam a circular por aí, à espera da oportunidade para “intervir”.

  23. Qual foi? Foi dizer a todos os portugueses que era muito seguro investir no BES!Depois , a troco, teve uma ajudinha na campanha eleitoral!!!

    • Tal como o “Pois” já referiu, uns comentários acima, o que o Cavaco disse foi (https://sicnoticias.pt/especiais/ges/2014-07-21-Cavaco-tenta-tranquilizar-depositantes-do-BES):

      “O BANCO DE PORTUGAL tem sido perentório, categórico, a afirmar que os portugueses podem confiar no BES, dado que as folgas de capital são mais do que suficientes para cobrir a exposição que o banco tem à parte não financeira, mesmo na situação mais adversa. E eu, de acordo com a informação que tenho do próprio Banco de Portugal, considero que a actuação do banco e do governador tem sido muito, muito correta”

      O Cavaco referiu-se à avaliação do Banco de Portugal e nunca afirmou que “era muito seguro investir no BES”, como afirma no seu comentário.
      Pode discutir-se se o Cavaco fez bem ou não em afirmar o que afirmou, mas não devemos deturpar as palavras proferidas.

  24. DIzer que o banco de Portugal afirma perentoria e categoricamente que os portugueses podem confiar no BES não é comprometer-se com nada, pois!!!! O dr. Cavaco tinha uma habilidade muito especial para se demarcar! Lembram-se do episódio da rodagem do carro até à Figueira? É famoso.

  25. “Quem os seus inimigos poupa nas mãos lhe morre”, este provérbio ajusta-se muitíssimo bem a esta realidade!! Quanto a mim, Ricardo Salgado vingou-se do que lhe aconteceu no post 25 de Abril!!

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …