Saiba como circular por Lisboa na noite de Santo António

Iberian Proteus / Flickr

A noite de Santo António, que antecipa o feriado de 13 de junho em Lisboa, vai provocar condicionamentos ao trânsito. A CP, o Metro e a Carris vão reforçar o serviço de transportes públicos.

Devido ao desfile das marchas populares durante a noite de Santo António, o trânsito vai estar cortado esta quinta-feira na Avenida da Liberdade, no eixo central entre a Rua Alexandre Herculano e a Rua das Pretas, das 18h30 às 8h da manhã de sexta-feira.

Entre as 19h de hoje e as 7h de sexta-feira, os carros não vão poder circular no eixo central da Avenida entre o Marquês de Pombal e os Restauradores.

“A partir das 19h será isolada a praça Marquês de Pombal, bem como a rua Braamcamp, rua Duque de Palmela e todos os atravessamentos da Avenida da Liberdade. Apenas circularão, viaturas de emergência e organização devidamente identificadas”, disse a PSP de Lisboa.

Ainda esta quinta-feira, a faixa “Bus” na Avenida da Liberdade entre a rua Alexandre Herculano e a Rua das Pretas vai sofrer condicionamentos das 14h30 às 18h30.

“A partir das 20h será isolado o acesso à praça D. Pedro IV (Rossio)”, disse a PSP.

No Rossio, o trânsito vai estar cortado entre as 21h e as 2h30 de sexta-feira, referiu em comunicado a Câmara de Lisboa.

Segundo a PSP, “a reabertura da Avenida da Liberdade ao trânsito está prevista para as 10h do dia 13 de junho”.

Transportes públicos são alternativa

Segundo fonte da Câmara de Lisboa, as pessoas que pretendam ir para aquela zona são aconselhadas a optarem pelos transportes públicos.

Para corresponder à grande procura por parte dos passageiros, a CP, o Metro de Lisboa e a Carris vão reforçar o serviço de transporte durante esta noite e a madrugada de sexta-feira.

A CP informou que irá haver um reforço na “madrugada do dia 13 de junho com comboios especiais”, disse a porta-voz da CP, Ana Portela.

Ao invés do habitual encerramento à 1h, a CP irá reforçar “a linha Rossio-Sintra e a linha Cais do Sodré-Cascais, onde a procura é mais significativa, com comboios às 2h30, 3h30 e 4h30”, acrescentou.

Também a linha Santa Apolónia-Castanheira do Ribatejo irá ter um reforço com um comboio às 4h30.

Em relação ao Metro de Lisboa, a empresa irá duplicar a “oferta habitual nas linhas azul, amarela e vermelha, circulando com composições de seis carruagens” durante a noite de Santo António.

Apesar de reforçar três das quatro linhas existentes do Metro de Lisboa, duplicando o serviço prestado na linha azul entre Amadora Este e Santa Apolónia, na linha amarela entre Rato e Odivelas, e na linha vermelha entre S. Sebastião e Aeroporto, o encerramento no dia 13 de junho será à 1h, conforme o horário habitual, disse fonte da empresa.

Também a Carris irá reforçar o transporte de regresso da noite de Santo António, a partir da meia-noite do dia 13 de junho, com o auxílio de mais 10 autocarros.

Existirão “reforços à Rede da Madrugada a partir do Marquês de Pombal para os corredores do Lumiar e de Benfica, do Cais Sodré para o corredor ribeirinho ocidental e da Sul e Sueste /Campo das Cebolas para o corredor ribeirinho oriental”, apesar dos condicionamentos ao trânsito no centro, informou a Carris.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …