Cientistas russos criaram medicamento que bloqueia a asma

Uma equipa de cientistas do Instituo de Imunologia da Agência Federal de Medicina e Biologia da Rússia desenvolveu um medicamento “sem comparação no mundo”, capaz de influenciar diretamente a inflamação que causa a asma, em vez de apenas tratar os sintomas da patologia. 

De acordo com os cientistas, citados no jornal russo Izvestia, o novo fármaco permite bloquear um dos principais mecanismo patogénicos da doença – a inflamação crónica dos brônquios -, evitando assim o desconforto respiratório e a asfixia.

Este “bloqueio” da asma é possível, explica a equipa, graças aos seus dois componentes – o micro-ARN e o peptídeo catiônico – que param a síntese da interleucina-4 (IL-4), uma glicoproteína responsável pelo processo inflamatório que, em última análise, leva à desenvolvimento de asfixia.

Tal como indica a especialista em imunologia Olga Fiódorova da Universidade Estadual de Tomsk, na Rússia, um dos principais benefícios do novo medicamento reside na “seletividade do mecanismo de ação”, que garante “maior eficácia”, assim como a “redução da frequência dos efeitos colaterais”. “Não existem [medicamentos] análogos”, sustenta.

O novo fármaco passou já com sucesso nos testes pré-clínicos realizados em cobaias (ratos de laboratório) com asma brônquica alérgica, demonstrando ser eficaz na redução da inflamação dos tecidos brônquicos.

Apesar de os cientistas ainda não terem avançado para os testes clínicos, e ainda de acordo com o mesmo jornal russo, já está decidido que o medicamento será lançado sob a forma de um inalador.

A asma afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, e de acordo com número da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, há pelo menos 700 mil doentes asmáticos, representando 7% da população. Do total, 175 mil são crianças e adolescentes, nota a TVI24.

ZAP ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …