Russo de 13 anos inventa automóvel híbrido voador

Um aluno do oitavo ano de um colégio de Moscovo, na Rússia, projectou um novo conceito de automóvel híbrido, capaz de se deslocar por terra, levantar voo na vertical e voar.

O jovem inventor, Artem Vasyunik, de 13 anos, concebeu o seu híbrido com a ajuda de software de desenho 3D, e já construiu um pequeno modelo funcional do veículo, com uma impressora 3D.

Artem baptizou o carro voador de Autoliot, com base na palavra “samoliot”, que significa “avião” em russo.

A avaliar pelo modelo, o Autoliot é uma espécie de bicóptero com duas hélices, à frente e na parte de trás do veículo, que lhe permitem levantar voo na vertical.

Segundo os cálculos que o adolescente realizou, com a ajuda do professor de Matemática, o Autoliot poderá atingir velocidades de até 170km/h em terra e voar a uma altitude de até 200m.

VKontakte

Artem Vasyunik inventou o Autoliot, um carro híbrido voador

Artem Vasyunik inventou o Autoliot, um carro híbrido voador

O veículo pesa cerca de 500kg, o que o impede de levantar voo apenas com o motor eléctrico – altura em que entra em acção o motor diesel do híbrido, que Artem introduziu no projecto especificamente para assegurar a decolagem.

Uma outra dificuldade que o inventor enfrentou – como assegurar a estabilidade no eixo longitudinal do veículo – foi ultrapassada por Artem com a introdução de duas pequenas asas laterais.

O projecto foi apresentado durante uma conferência organizada pelo Ministério da Educação de Moscovo sobre as mudanças que as inovações informáticas podem significar na vida escolar.

“Acho que o Autoliot pode ser um bom meio de transporte para missões especiais”, diz Artem, citado pela RT.

Artem Vasyunik propõe-se agora construir um modelo à escala 1:1 do veículo – e tão cedo quanto possível, ensaiar o primeiro voo do Autoliot.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. eu também adoro a tecnologia mas não me iludo com fotos, isso também eu sei fazer no computador, as dores de cabeça vem depois, não à euros para tanto e já agora perguntaram ao inventor o custo de um veículo assim?, vão sonhando.

  2. Caros leitores,
    Lamentamos não poder concordar com o cepticismo e e incredulidade aqui expresso.
    Antes de mais, porque no mundo da ciência e tecnologia, coisas muito mais estranhas pareciam sonhos irrealizáveis de lunáticos adeptos de ficção científica – mas já aconteceram.
    Mas mais neste caso concreto.
    Um carro voador com as características descritas nesta notícia não parece ser mais do que um “drone” em tamanho grande, com um motor a diesel. As semelhanças entre as hélices do Autoliot e de um vulgar drone quadcopter são notórias.
    Ora, depois de termos até recentemente aqui escrito sobre a moto ao estilo Star Wars que o exército dos EUA está a construir (na realidade um drone gigante), mais nos parece que o Autoliot é perfeitamente viável.
    Os drones abriram as portas à concretização de toda uma série de sonhos futuristas de “coisas voadoras”.
    Portanto, não nos admiremos se um dia destes alguém construir o “tapete voador” das Mil e Uma Noites. Será apenas um drone, provavelmente de Arraiolos.

    • Caro ZAP, o alarido que fizeram sobre este tema, e que até deu lugar a uma noticia de destaque é simplesmente ridícula!
      Depois de investigar na Internet, coisa que vocês não se deram ao trabalho de fazer, percebi que se trata apenas de um puto que sabe mexer em ferramentas da autodesk de desenho 3D e desenhou um veiculo.
      Ora, do desenho em PC facilmente se passa para uma impressora 3D, mas… O modelo que saiu da impressora NÃO É FUNCIONAL, não tem motores, não é um drone e nem sequer levanta voo! É apenas um bocado de plástico de polipropileno!
      Isto sim é a realidade!
      Um modelo funcional teria de ter um motor eléctrico como o indicado, outro diesel e teria de funcionar tal como planeado, o que não acontece!
      Logo, é uma noticia falsa e apenas para encher chouriços!

  3. A resposta do ZAP exigiu mais trabalho, investigação e cuidado do que a escrita do artigo original em si. E este por acaso até nem foi dos piores. Lamento equipa ZAP, mas o público começa a ficar saturado de histórias a martelo. Eu sei que vocês não são os únicos, mas este tipo de formato de escrever notícia só para justificar espaço publicitário parece-me condenado.

  4. O Cepticismo é a almofada da inércia mental!
    Há 30 anos os telefones faziam um barulho do “catano” e quem queria correio ia ao balcão dos CTT, enquanto os negócios se faziam após as viagens de férias em automóveis a diesel e/ou gasolina… e de mapa na mão.
    Não é preciso relatar a evolução nestas três décadas, pois não?!
    Por acaso algum dos catedráticos do cepticismo já se questionou o porquê da descida do preço dos combustíveis fósseis numa altura em que há cada vez mais automóveis e portanto o consumo deveria ter aumentado?!

RESPONDER

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …