Rússia vs Egipto | Anfitrião a um passo dos “oitavos”

A Rússia ficou a um passo dos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Em mais uma bela exibição, plena de energia e intensidade, a selecção anfitriã bateu o Egipto por 3-1, graças a uma segunda parte de grande nível.

A equipa de Mohamed Salah bem tentou remar contra a maré, reduziu pelo extremo do Liverpool, mas não conseguiu inverter uma desvantagem de três golos, ante uma selecção empurrada pelo seu público.

A formação anfitriã entrou com grande intensidade, perante um Egipto que se mostrou algo desorientado com a velocidade dos homens da casa. Mas foi aguentando essa pressão e evitando o golo, até que assentou o seu jogo e equilibrou um pouco as operações. Por volta da meia-hora, os russos registavam 54% de posse, seis remates (um enquadrado) contra três dos egípcios (sem a melhor direcção) e, ao intervalo, os números não variavam muito, sem que fossem criadas quaisquer situações de golo flagrantes. O melhor em campo nesta fase era o russo Roman Zobnin, com um rating de 6.7.

Zobin que esteve na origem do 1-0, aos 47 minutos. O médio rematou, o lateral Ahmed Fathy abordou mal o lance e fez autogolo. O segundo tempo não poderia ter começado melhor para a Rússia. Um golo que obrigou o Egipto a abrir espaços, o que acabou por ser fatal. Aos 60 minutos, Mário Fernandes cruzou e Denis Cheryshev fez o 2-0, o seu terceiro golo na prova. E aos 62, Artem Dzyuba ganhou à defesa e “fuzilou” Mohamed El-Shenawy para o 3-0.

Mohamed Salah reduziu para 3-1 de penálti, aos 73 minutos, após ser ele próprio travado em falta por Zobnin na grande área. Contudo, este foi o canto do cisne do Egipto, e da partida. Os “faraós” bem tentaram, até terminaram a partida com ligeiro ascendente na posse de bola (51%), com mais remates (13 contra 11), mas apenas enquadraram um, o da grande penalidade. Com esta falta de eficácia, não espanta a eliminação.

O melhor em campo acabou por ser Artem Dzyuba. O poderoso ponta-de-lança fez mais um golo, o seu segundo na competição, em dois remates, e esteve muito activo no futebol aéreo, ganhando sete dos 16 em que participou – GoalPoint Rating de 6.3.

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …