Rússia suspende cooperação com os EUA para evitar incidentes na Síria

O Ministério de Defesa da Rússia anunciou hoje a suspensão da cooperação com os Estados Unidos dentro do memorando para evitar incidentes no espaço aéreo da Síria.

Além disso, o Ministério russo advertiu que qualquer aeronave, avião ou drone da coligação internacional liderada pelos EUA que for detetado no espaço aéreo sírio a oeste do rio Eufrates será acompanhado “na qualidade de alvo aéreo” pelas defesas antiaéreas russas.

Este anúncio acontece um dia depois de um caça F18E Super Hornet americano ter abatido um avião sírio Su-22, depois da aeronave, de fabrico russo, ter feito um bombardeamento perto da localidade de Al Tabqa, que fica a cerca de 62 quilómetros a oeste da cidade de Al Raqqa, no nordeste da Síria.

“O derrube do avião das Forças Aéreas sírias pela aviação americana no espaço aéreo da Síria é uma cínica violação da soberania da República Árabe Síria”, denunciou o Ministério da Defesa em comunicado.

O Ministério russo acrescentou que considera estas ações do comando americano como “um não-cumprimento consciente das suas obrigações” no marco do memorando para evitar os incidentes e garantir a segurança dos voos durante as operações na Síria, assinado a 20 de outubro de 2015.

A coligação internacional liderada pelos EUA justificou o derrube do avião sírio com o direito a defender os seus aliados, as milícias de Forças da Síria Democráticas (FSD), após um suposto ataque das forças leais ao presidente Bashar al-Assad.

Pouco antes do anúncio do Ministério da Defesa russo, o número dois da diplomacia russa, Sergey Riabkov, qualificou diretamente de “agressão” o derrube ontem do avião sírio por parte dos Estados Unidos e denunciou essa ação como uma violação direta do direito internacional.

“Se isto não for um ato de agressão, é uma violação direta do direito internacional”, disse Riabkov em declarações à imprensa local.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou que o derrube do avião sírio “deve ser investigado, antes de tudo, como uma continuação da política americana de desprezo das normas do direito internacional”.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …