Rússia suspende cooperação com os EUA para evitar incidentes na Síria

O Ministério de Defesa da Rússia anunciou hoje a suspensão da cooperação com os Estados Unidos dentro do memorando para evitar incidentes no espaço aéreo da Síria.

Além disso, o Ministério russo advertiu que qualquer aeronave, avião ou drone da coligação internacional liderada pelos EUA que for detetado no espaço aéreo sírio a oeste do rio Eufrates será acompanhado “na qualidade de alvo aéreo” pelas defesas antiaéreas russas.

Este anúncio acontece um dia depois de um caça F18E Super Hornet americano ter abatido um avião sírio Su-22, depois da aeronave, de fabrico russo, ter feito um bombardeamento perto da localidade de Al Tabqa, que fica a cerca de 62 quilómetros a oeste da cidade de Al Raqqa, no nordeste da Síria.

“O derrube do avião das Forças Aéreas sírias pela aviação americana no espaço aéreo da Síria é uma cínica violação da soberania da República Árabe Síria”, denunciou o Ministério da Defesa em comunicado.

O Ministério russo acrescentou que considera estas ações do comando americano como “um não-cumprimento consciente das suas obrigações” no marco do memorando para evitar os incidentes e garantir a segurança dos voos durante as operações na Síria, assinado a 20 de outubro de 2015.

A coligação internacional liderada pelos EUA justificou o derrube do avião sírio com o direito a defender os seus aliados, as milícias de Forças da Síria Democráticas (FSD), após um suposto ataque das forças leais ao presidente Bashar al-Assad.

Pouco antes do anúncio do Ministério da Defesa russo, o número dois da diplomacia russa, Sergey Riabkov, qualificou diretamente de “agressão” o derrube ontem do avião sírio por parte dos Estados Unidos e denunciou essa ação como uma violação direta do direito internacional.

“Se isto não for um ato de agressão, é uma violação direta do direito internacional”, disse Riabkov em declarações à imprensa local.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou que o derrube do avião sírio “deve ser investigado, antes de tudo, como uma continuação da política americana de desprezo das normas do direito internacional”.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …