Rússia suspende cooperação com os EUA para evitar incidentes na Síria

O Ministério de Defesa da Rússia anunciou hoje a suspensão da cooperação com os Estados Unidos dentro do memorando para evitar incidentes no espaço aéreo da Síria.

Além disso, o Ministério russo advertiu que qualquer aeronave, avião ou drone da coligação internacional liderada pelos EUA que for detetado no espaço aéreo sírio a oeste do rio Eufrates será acompanhado “na qualidade de alvo aéreo” pelas defesas antiaéreas russas.

Este anúncio acontece um dia depois de um caça F18E Super Hornet americano ter abatido um avião sírio Su-22, depois da aeronave, de fabrico russo, ter feito um bombardeamento perto da localidade de Al Tabqa, que fica a cerca de 62 quilómetros a oeste da cidade de Al Raqqa, no nordeste da Síria.

“O derrube do avião das Forças Aéreas sírias pela aviação americana no espaço aéreo da Síria é uma cínica violação da soberania da República Árabe Síria”, denunciou o Ministério da Defesa em comunicado.

O Ministério russo acrescentou que considera estas ações do comando americano como “um não-cumprimento consciente das suas obrigações” no marco do memorando para evitar os incidentes e garantir a segurança dos voos durante as operações na Síria, assinado a 20 de outubro de 2015.

A coligação internacional liderada pelos EUA justificou o derrube do avião sírio com o direito a defender os seus aliados, as milícias de Forças da Síria Democráticas (FSD), após um suposto ataque das forças leais ao presidente Bashar al-Assad.

Pouco antes do anúncio do Ministério da Defesa russo, o número dois da diplomacia russa, Sergey Riabkov, qualificou diretamente de “agressão” o derrube ontem do avião sírio por parte dos Estados Unidos e denunciou essa ação como uma violação direta do direito internacional.

“Se isto não for um ato de agressão, é uma violação direta do direito internacional”, disse Riabkov em declarações à imprensa local.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou que o derrube do avião sírio “deve ser investigado, antes de tudo, como uma continuação da política americana de desprezo das normas do direito internacional”.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Siza Vieira abriu imobiliária um dia antes de entrar no Governo

O ministro Adjunto do primeiro-ministro abriu uma empresa imobiliária um dia antes de tomar posse, acumulando a gerência não remunerada com o cargo governamental. Pedro Siza Vieira abriu uma empresa de compra e venda de bens …

Lisboa, Porto e Coimbra podem vir a ter megatribunais

O Governo prevê investir quase 275 milhões de euros na próxima década na construção e requalificação de tribunais. Lisboa, Porto e Coimbra deverão ganhar um novo grande tribunal. Em Lisboa, Porto e Coimbra, o Governo defende …

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …