Rússia disposta a romper relações com a UE se houver mais sanções

Maxim Shipenkov / EPA

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, avisou esta sexta-feira que a Rússia está disposta a romper as relações com a União Europeia (UE) se o bloco europeu adotar sanções que ameacem a economia do seu país.

“Partimos da base de que estamos dispostos, (…) se virmos novamente, como temos experimentado em mais ocasiões, que sanções são impostas em áreas que representem riscos para a nossa economia, incluindo setores sensíveis”, declarou o responsável da diplomacia russa, citado pela agência Lusa.

As declarações de Lavrov foram realizadas durante uma entrevista ao programa russo Soloviov Live, que esta sexta-feria avançou com alguns excertos da conversa.

“Não nos queremos isolar da vida mundial, mas devemos estar preparados para isso”, sublinhou o ministro russo. “Se queres a paz, prepara-te para a guerra”, acrescentou.

Os comentários de Lavrov foram feitos após a visita polémica a Moscovo, na semana passada, do alto representante da Política Externa da UE, Josep Borrell, durante a qual a Rússia expulsou três diplomatas europeus por supostamente participarem nas manifestações da oposição.

Borrell não descartou a possibilidade de novas sanções contra a Rússia, desta vez devido à prisão do líder da oposição Alexei Navalny, questão que será estudada na próxima reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE e abordada na cimeira de chefes de Estado e de Governo do bloco europeu, em março.

As mais recentes manifestações na Rússia estão a decorrer desde que o líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi preso em 17 de janeiro ao retornar ao país depois de cinco meses de convalescença na Alemanha devido a um envenenamento.

Os manifestantes pedem a sua libertação e de outros detidos pelas autoridades russas. Vários países e organizações já pediram a libertação imediata do opositor russo.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …