Rússia promete 3 vacinas contra o Ébola em 6 meses

number10gov / Flickr

A ministra russa da Saúde, Veronika Skvortsova

A ministra russa da Saúde, Veronika Skvortsova

A Rússia espera produzir três vacinas contra o vírus do Ébola nos próximos seis meses, disse hoje a ministra da Saúde, Veronika Skvortsova, quando a epidemia já causou mais de 4.000 mortos, segundo a Organização Mundial de Saúde.

“Criámos três vacinas e pensamos que estarão prontas nos próximos seis meses”, declarou à televisão a ministra russa da Saúde, Veronika Skvortsova, ditada pela agência Ria Novosti.

“Uma já está pronta para um ensaio clínico”, adiantou, precisando que uma das vacinas tinha sido criada a partir de uma estirpe do vírus inactiva.

A epidemia da febre hemorrágica Ébola, com início na Guiné-Conacri no final de dezembro de 2013, causou até 8 de outubro 4.033 mortos, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS). No total, 8.399 pessoas foram infetadas em sete países.

Enquanto crescem os medicamentos antivirais experimentais, a OMS deu conta de duas “vacinas promissoras”: uma desenvolvida pela empresa britânica GlaxoSmithKline (GSK) e a outra desenvolvida por uma agência de saúde pública do Canadá, em Winnipeg, cuja licença de comercialização pertence à norte-americana NewLink Genetics.

Ensaios clínicos da vacina da GSK começaram recentemente no Mali, país africano vizinho da Guiné-Conacri.

A OMS espera os primeiros resultados dos ensaios das duas vacinas em novembro-dezembro e o início dos ensaios de fase 2 (permitindo avaliar a eficácia da vacina) nos países afetados em janeiro-fevereiro.

O vírus Ébola, com uma taxa de mortalidade entre os 25 e os 90 por cento, transmite-se por contacto direto com o sangue, líquidos biológicos ou tecidos de pessoas ou animais infetados.

Não existe qualquer vacina homologada contra a doença, nem tratamento específico.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …