Estados Unidos testam vacina contra Ébola em humanos

European Commission DG ECHO / FLickr

Combate ao Ébola em África

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, NIH, anunciou esta quinta-feira que vai começar, na próxima semana, os testes de uma vacina contra o vírus ebola em seres humanos.

Em fase inicial, as primeiras experiências serão realizadas em 20 voluntários, na sede do Instituto, em Bethesda, estado de Maryland, próximo da capital, Washington.

A informação foi divulgada pelo diretor do NIH, Francis Collins, em conferência de imprensa.

Segundo Collins, o instituto já estava a trabalhar no projecto da vacina há cerca de uma década, mas a situação de descontrole da doença no oeste africano fez com que a pesquisa tenha sido “acelerada”.

“Tivemos de adoptar medidas extraordinárias para iniciar os estudos o mais rápido possível”, afirmou Collins.

A pesquisa é realizada pelo NIH, em parceria com outra agência estatal americana, o Instituto Nacional de Alergia e Enfermidades Infecciosas (Niaid), e tem o apoio da farmacêutica privada GlaxoSmithKline.

Segundo o director do Niaid, Anthony Fauci, a epidemia de ebola já contaminou mais de 3 mil pessoas e matou mais da metade dos infectados.

“A situação está sem controle, e por isso é preciso trabalhar em todas as frentes possíveis, com os métodos tradicionais de isolamento das pessoas infectadas, novos medicamentos, mas também na busca de uma  resposta de prevenção imunológica”, diz Fauci.

Fauci justificou a participação da GlaxoSmithKline como “co-investigadora”, devido à necessidade de se produzir a vacina em larga escala, caso o resultado da pesquisa seja satisfatório.

Fauci explicou que foi difícil, por exemplo, produzir doses suficientes do medicamento experimental ZMapp, desenvolvido em San Diego, nos Estados Unidos, e que “a empresa doou todas as doses que tinha disponíveis para o tratamento dos infectados”.

Foi com o ZMapp que os dois norte-americanos contaminados em julho, na Liberia, foram tratados e conseguiram recuperar da doença, em Atlanta, no estado da Georgia.

Os 20 voluntários vão ser avaliados 9 vezes durante 48 semanas, e para garantir a segurança dos voluntários – todos adultos saudáveis – os cientistas vão dar a vacina a apenas três pessoas de cada vez, a fim de verificar a segurança antes de vacinar outros voluntários.

“A segurança é primordial, quando se fazem testes com drogas experimentais em pessoas saudáveis”, afirmou Fauci.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …