Estados Unidos testam vacina contra Ébola em humanos

European Commission DG ECHO / FLickr

Combate ao Ébola em África

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, NIH, anunciou esta quinta-feira que vai começar, na próxima semana, os testes de uma vacina contra o vírus ebola em seres humanos.

Em fase inicial, as primeiras experiências serão realizadas em 20 voluntários, na sede do Instituto, em Bethesda, estado de Maryland, próximo da capital, Washington.

A informação foi divulgada pelo diretor do NIH, Francis Collins, em conferência de imprensa.

Segundo Collins, o instituto já estava a trabalhar no projecto da vacina há cerca de uma década, mas a situação de descontrole da doença no oeste africano fez com que a pesquisa tenha sido “acelerada”.

“Tivemos de adoptar medidas extraordinárias para iniciar os estudos o mais rápido possível”, afirmou Collins.

A pesquisa é realizada pelo NIH, em parceria com outra agência estatal americana, o Instituto Nacional de Alergia e Enfermidades Infecciosas (Niaid), e tem o apoio da farmacêutica privada GlaxoSmithKline.

Segundo o director do Niaid, Anthony Fauci, a epidemia de ebola já contaminou mais de 3 mil pessoas e matou mais da metade dos infectados.

“A situação está sem controle, e por isso é preciso trabalhar em todas as frentes possíveis, com os métodos tradicionais de isolamento das pessoas infectadas, novos medicamentos, mas também na busca de uma  resposta de prevenção imunológica”, diz Fauci.

Fauci justificou a participação da GlaxoSmithKline como “co-investigadora”, devido à necessidade de se produzir a vacina em larga escala, caso o resultado da pesquisa seja satisfatório.

Fauci explicou que foi difícil, por exemplo, produzir doses suficientes do medicamento experimental ZMapp, desenvolvido em San Diego, nos Estados Unidos, e que “a empresa doou todas as doses que tinha disponíveis para o tratamento dos infectados”.

Foi com o ZMapp que os dois norte-americanos contaminados em julho, na Liberia, foram tratados e conseguiram recuperar da doença, em Atlanta, no estado da Georgia.

Os 20 voluntários vão ser avaliados 9 vezes durante 48 semanas, e para garantir a segurança dos voluntários – todos adultos saudáveis – os cientistas vão dar a vacina a apenas três pessoas de cada vez, a fim de verificar a segurança antes de vacinar outros voluntários.

“A segurança é primordial, quando se fazem testes com drogas experimentais em pessoas saudáveis”, afirmou Fauci.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …