Estados Unidos testam vacina contra Ébola em humanos

European Commission DG ECHO / FLickr

Combate ao Ébola em África

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, NIH, anunciou esta quinta-feira que vai começar, na próxima semana, os testes de uma vacina contra o vírus ebola em seres humanos.

Em fase inicial, as primeiras experiências serão realizadas em 20 voluntários, na sede do Instituto, em Bethesda, estado de Maryland, próximo da capital, Washington.

A informação foi divulgada pelo diretor do NIH, Francis Collins, em conferência de imprensa.

Segundo Collins, o instituto já estava a trabalhar no projecto da vacina há cerca de uma década, mas a situação de descontrole da doença no oeste africano fez com que a pesquisa tenha sido “acelerada”.

“Tivemos de adoptar medidas extraordinárias para iniciar os estudos o mais rápido possível”, afirmou Collins.

A pesquisa é realizada pelo NIH, em parceria com outra agência estatal americana, o Instituto Nacional de Alergia e Enfermidades Infecciosas (Niaid), e tem o apoio da farmacêutica privada GlaxoSmithKline.

Segundo o director do Niaid, Anthony Fauci, a epidemia de ebola já contaminou mais de 3 mil pessoas e matou mais da metade dos infectados.

“A situação está sem controle, e por isso é preciso trabalhar em todas as frentes possíveis, com os métodos tradicionais de isolamento das pessoas infectadas, novos medicamentos, mas também na busca de uma  resposta de prevenção imunológica”, diz Fauci.

Fauci justificou a participação da GlaxoSmithKline como “co-investigadora”, devido à necessidade de se produzir a vacina em larga escala, caso o resultado da pesquisa seja satisfatório.

Fauci explicou que foi difícil, por exemplo, produzir doses suficientes do medicamento experimental ZMapp, desenvolvido em San Diego, nos Estados Unidos, e que “a empresa doou todas as doses que tinha disponíveis para o tratamento dos infectados”.

Foi com o ZMapp que os dois norte-americanos contaminados em julho, na Liberia, foram tratados e conseguiram recuperar da doença, em Atlanta, no estado da Georgia.

Os 20 voluntários vão ser avaliados 9 vezes durante 48 semanas, e para garantir a segurança dos voluntários – todos adultos saudáveis – os cientistas vão dar a vacina a apenas três pessoas de cada vez, a fim de verificar a segurança antes de vacinar outros voluntários.

“A segurança é primordial, quando se fazem testes com drogas experimentais em pessoas saudáveis”, afirmou Fauci.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …