A Rússia prepara-se para colonizar a Lua

O Conselho de assuntos espaciais da Academia de Ciências da Rússia (RAN) planeia reacender o programa de exploração da Lua, usando rovers planetários, com o objetivo de colonizar este astro.

Em 2019, a sonda Luna-Glob vai ser enviada ao polo sul da Lua, para uma região onde, recentemente, foram descobertos vestígios de água.

De seguida, em 2021, uma segunda sonda espacial, Luna-Recurso, vai ser enviada com o objetivo de estudar a composição química do solo lunar.

O principal objetivo dessas duas missões será de possibilitar o futuro envio de cosmonautas russos à Lua, com a criação de bases lunares habitáveis no início dos anos 2030.

Depois disso, no início dos anos 2030, está prevista uma expedição tripulada à Lua para a criação de uma base habitável.

Além disso, a Rússia tem planos de construir o primeiro observatório lunar, cujo projeto já está a ser desenvolvido pelo Instituto Russo de Pesquisas Espaciais.

Segundo o jornal Izvestia, há planos de iniciar os trabalhos de design da nave espacial em 2016 no âmbito do projeto Luna-Lunokhod.

Igor Mitrofanov, chefe do departamento de Planetologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Espaciais, confirmou ao jornal russo que a decisão sobre o projeto Luna-Lunokhod, avaliado em 290 mil dólares, “foi tomada e os respectivos trabalhos vão começar em breve”.

Segundo Mitrofanov, uma equipa será formada para trabalhar no projeto. Outras entidades também serão convidadas a participar.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …