A Rússia prepara-se para colonizar a Lua

O Conselho de assuntos espaciais da Academia de Ciências da Rússia (RAN) planeia reacender o programa de exploração da Lua, usando rovers planetários, com o objetivo de colonizar este astro.

Em 2019, a sonda Luna-Glob vai ser enviada ao polo sul da Lua, para uma região onde, recentemente, foram descobertos vestígios de água.

De seguida, em 2021, uma segunda sonda espacial, Luna-Recurso, vai ser enviada com o objetivo de estudar a composição química do solo lunar.

O principal objetivo dessas duas missões será de possibilitar o futuro envio de cosmonautas russos à Lua, com a criação de bases lunares habitáveis no início dos anos 2030.

Depois disso, no início dos anos 2030, está prevista uma expedição tripulada à Lua para a criação de uma base habitável.

Além disso, a Rússia tem planos de construir o primeiro observatório lunar, cujo projeto já está a ser desenvolvido pelo Instituto Russo de Pesquisas Espaciais.

Segundo o jornal Izvestia, há planos de iniciar os trabalhos de design da nave espacial em 2016 no âmbito do projeto Luna-Lunokhod.

Igor Mitrofanov, chefe do departamento de Planetologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Espaciais, confirmou ao jornal russo que a decisão sobre o projeto Luna-Lunokhod, avaliado em 290 mil dólares, “foi tomada e os respectivos trabalhos vão começar em breve”.

Segundo Mitrofanov, uma equipa será formada para trabalhar no projeto. Outras entidades também serão convidadas a participar.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …