A Rússia prepara-se para colonizar a Lua

O Conselho de assuntos espaciais da Academia de Ciências da Rússia (RAN) planeia reacender o programa de exploração da Lua, usando rovers planetários, com o objetivo de colonizar este astro.

Em 2019, a sonda Luna-Glob vai ser enviada ao polo sul da Lua, para uma região onde, recentemente, foram descobertos vestígios de água.

De seguida, em 2021, uma segunda sonda espacial, Luna-Recurso, vai ser enviada com o objetivo de estudar a composição química do solo lunar.

O principal objetivo dessas duas missões será de possibilitar o futuro envio de cosmonautas russos à Lua, com a criação de bases lunares habitáveis no início dos anos 2030.

Depois disso, no início dos anos 2030, está prevista uma expedição tripulada à Lua para a criação de uma base habitável.

Além disso, a Rússia tem planos de construir o primeiro observatório lunar, cujo projeto já está a ser desenvolvido pelo Instituto Russo de Pesquisas Espaciais.

Segundo o jornal Izvestia, há planos de iniciar os trabalhos de design da nave espacial em 2016 no âmbito do projeto Luna-Lunokhod.

Igor Mitrofanov, chefe do departamento de Planetologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Espaciais, confirmou ao jornal russo que a decisão sobre o projeto Luna-Lunokhod, avaliado em 290 mil dólares, “foi tomada e os respectivos trabalhos vão começar em breve”.

Segundo Mitrofanov, uma equipa será formada para trabalhar no projeto. Outras entidades também serão convidadas a participar.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …