Rússia não adia regresso da tripulação da Estação Espacial Internacional

NASA

Estação Espacial Internacional

A agência espacial russa Roscosmos não vai adiar o regresso da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) à Terra no próximo mês na sequência da ameaça da covid-19.

“Roscosmos não considera necessário adiar o regresso da tripulação da expedição 62 à Terra”, disse um porta-voz da empresa espacial russa à agência de notícias espanhola EFE.

O Cazaquistão impôs uma série de restrições relacionadas com a quarentena para conter a propagação da covid-19 e a maioria das aterragens de naves espaciais russas é realizada em Baikonur, na estepe do Cazaquistão.

“A Roscosmos está em contacto com os colegas cazaques e está a estudar alternativas para resolver esses problemas”, disse a fonte.

O regresso da tripulação da ISS 62 à Terra está previsto para 17 de abril.

A aterragem é habitualmente assistida por especialistas russos, o que pode ser dificultado devido às medidas aplicadas pelo Cazaquistão e pela própria Rússia devido à pandemia. Na ISS estão o cosmonauta russo Oleg Skrípochka e os astronautas da agência espacial americana NASA, Andrew Morgan e Jessica Meir.

A próxima expedição, composta pelos cosmonautas Anatoli Invanishin e Ivan Vagner e astronauta da NASA Chrisr Cassidy, está programada para 9 de abril.

O Centro de Preparação de Cosmonautas (CPC) vai aplicar rigorosas medidas preventivas para proteger a tripulação que viajará para a ISS a bordo do Soyuz MS-17.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …