Rússia compara ordem de exploração de recursos espaciais dos EUA ao colonialismo

NASA

A Roscosmos, agência espacial estatal russa, denunciou uma ordem executiva do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que permite a exploração e a extração de recursos no espaço, comparando esta medida ao colonialismo.

Esta semana, Trump assinou a ordem executiva, frisando que o país apoia esta atividade. No documento assinado, o Presidente salientou que o atual regime regulatório permite a utilização destes recursos, que podem ser encontrados na Lua ou em asteróides, apelando ainda à cooperação de outros estados ou entidades para explorá-los.

“Os norte-americanos devem ter o direito de participar da exploração comercial, extração e uso de recursos no espaço sideral, de acordo com a lei aplicável. O espaço sideral é um domínio legal e fisicamente exclusivo da atividade humana, e os Estados Unidos não veem como um bem comum global”, pode ler-se no despacho.

“Consequentemente, a política dos Estados Unidos passa por incentivar o apoio internacional à exploração e ao uso público e privado de recursos do espaço sideral, de acordo com a lei aplicável”, lê-se ainda na nota, que se refere ao Tratado de 1967, a base do direito espacial internacional, como frisou a agência Europa Press.

Em comunicado, a Roscosmos afirmou que “tentativas de desapropriar o espaço sideral e planos agressivos para realmente dominar outros planetas” impedem a cooperação internacional na arena espacial.

Sergei Savelyev, vice-presidente da agência espacial russa, parecia comparar a ordem de Trump ao colonialismo. “Já houve exemplos na História em que um país decidiu começar a tomar territórios devido aos seus próprios interesses e todos se lembram de como isso acabou”, disse.

O Kremlin disse mais tarde que qualquer colonização do espaço seria “inaceitável”.

A ordem de Trump tem por base um projeto de lei de 2015, que incentiva as entidades comerciais dos EUA a extrair e a vender recursos extraídos do espaço sideral.

Tal como os EUA, a Rússia tem planeado nos últimos anos retornar à Lua. A Roscosmos avançou que tem planos para estabelecer uma base de longo prazo na lua nas próximas duas décadas, enquanto o Presidente Vladimir Putin prometeu lançar uma missão a Marte “muito em breve”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O TRUMP deve ter se esquecido de combinar com os russos e chineses e indianos. Ou com os ET cinza ou reptelianos para explorar o espaço. Ou se esqueceu de combinar com o pentágono de ter feito a vacina para o sars neo covid 19 que eles introduziram em HUAHAN na província de HUBEI.

RESPONDER

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …

Ventura perde recurso na Relação contra a família do bairro da Jamaica

O Tribunal da Relação considera que os comentários de André Ventura tinham uma "vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família. Segundo avança o Público, o Tribunal da Relação não …

Costa promete formar mais médicos e critica "bloqueios corporativos" ao curso de Medicina na Católica

Na inauguração do novo curso de Medicina da Universidade Católica, o primeiro no ensino privado em Portugal, António Costa disse que há falta de médicos e que vai continuar a promover a formação de mais …

Portugal já devia ter começado "a retirar pessoas" de zonas costeiras (e as Torres de Ofir deviam ser "demolidas")

O avanço da água do mar e o défice sedimentar tornam difícil a vida na linha costeira e no Norte de Portugal, há zonas onde já se devia ter começado a realojar pessoas, defendem alguns …