Rússia compara ordem de exploração de recursos espaciais dos EUA ao colonialismo

NASA

A Roscosmos, agência espacial estatal russa, denunciou uma ordem executiva do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que permite a exploração e a extração de recursos no espaço, comparando esta medida ao colonialismo.

Esta semana, Trump assinou a ordem executiva, frisando que o país apoia esta atividade. No documento assinado, o Presidente salientou que o atual regime regulatório permite a utilização destes recursos, que podem ser encontrados na Lua ou em asteróides, apelando ainda à cooperação de outros estados ou entidades para explorá-los.

“Os norte-americanos devem ter o direito de participar da exploração comercial, extração e uso de recursos no espaço sideral, de acordo com a lei aplicável. O espaço sideral é um domínio legal e fisicamente exclusivo da atividade humana, e os Estados Unidos não veem como um bem comum global”, pode ler-se no despacho.

“Consequentemente, a política dos Estados Unidos passa por incentivar o apoio internacional à exploração e ao uso público e privado de recursos do espaço sideral, de acordo com a lei aplicável”, lê-se ainda na nota, que se refere ao Tratado de 1967, a base do direito espacial internacional, como frisou a agência Europa Press.

Em comunicado, a Roscosmos afirmou que “tentativas de desapropriar o espaço sideral e planos agressivos para realmente dominar outros planetas” impedem a cooperação internacional na arena espacial.

Sergei Savelyev, vice-presidente da agência espacial russa, parecia comparar a ordem de Trump ao colonialismo. “Já houve exemplos na História em que um país decidiu começar a tomar territórios devido aos seus próprios interesses e todos se lembram de como isso acabou”, disse.

O Kremlin disse mais tarde que qualquer colonização do espaço seria “inaceitável”.

A ordem de Trump tem por base um projeto de lei de 2015, que incentiva as entidades comerciais dos EUA a extrair e a vender recursos extraídos do espaço sideral.

Tal como os EUA, a Rússia tem planeado nos últimos anos retornar à Lua. A Roscosmos avançou que tem planos para estabelecer uma base de longo prazo na lua nas próximas duas décadas, enquanto o Presidente Vladimir Putin prometeu lançar uma missão a Marte “muito em breve”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O TRUMP deve ter se esquecido de combinar com os russos e chineses e indianos. Ou com os ET cinza ou reptelianos para explorar o espaço. Ou se esqueceu de combinar com o pentágono de ter feito a vacina para o sars neo covid 19 que eles introduziram em HUAHAN na província de HUBEI.

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …