Rússia compara ordem de exploração de recursos espaciais dos EUA ao colonialismo

NASA

A Roscosmos, agência espacial estatal russa, denunciou uma ordem executiva do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que permite a exploração e a extração de recursos no espaço, comparando esta medida ao colonialismo.

Esta semana, Trump assinou a ordem executiva, frisando que o país apoia esta atividade. No documento assinado, o Presidente salientou que o atual regime regulatório permite a utilização destes recursos, que podem ser encontrados na Lua ou em asteróides, apelando ainda à cooperação de outros estados ou entidades para explorá-los.

“Os norte-americanos devem ter o direito de participar da exploração comercial, extração e uso de recursos no espaço sideral, de acordo com a lei aplicável. O espaço sideral é um domínio legal e fisicamente exclusivo da atividade humana, e os Estados Unidos não veem como um bem comum global”, pode ler-se no despacho.

“Consequentemente, a política dos Estados Unidos passa por incentivar o apoio internacional à exploração e ao uso público e privado de recursos do espaço sideral, de acordo com a lei aplicável”, lê-se ainda na nota, que se refere ao Tratado de 1967, a base do direito espacial internacional, como frisou a agência Europa Press.

Em comunicado, a Roscosmos afirmou que “tentativas de desapropriar o espaço sideral e planos agressivos para realmente dominar outros planetas” impedem a cooperação internacional na arena espacial.

Sergei Savelyev, vice-presidente da agência espacial russa, parecia comparar a ordem de Trump ao colonialismo. “Já houve exemplos na História em que um país decidiu começar a tomar territórios devido aos seus próprios interesses e todos se lembram de como isso acabou”, disse.

O Kremlin disse mais tarde que qualquer colonização do espaço seria “inaceitável”.

A ordem de Trump tem por base um projeto de lei de 2015, que incentiva as entidades comerciais dos EUA a extrair e a vender recursos extraídos do espaço sideral.

Tal como os EUA, a Rússia tem planeado nos últimos anos retornar à Lua. A Roscosmos avançou que tem planos para estabelecer uma base de longo prazo na lua nas próximas duas décadas, enquanto o Presidente Vladimir Putin prometeu lançar uma missão a Marte “muito em breve”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O TRUMP deve ter se esquecido de combinar com os russos e chineses e indianos. Ou com os ET cinza ou reptelianos para explorar o espaço. Ou se esqueceu de combinar com o pentágono de ter feito a vacina para o sars neo covid 19 que eles introduziram em HUAHAN na província de HUBEI.

RESPONDER

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …