“Venham à Rússia buscar nabos”. Putin faz troça da crise alimentar no Ocidente

7

Mikhail Metzel / Sputnik

O Presidente russo, Vladimir Putin.

Putin aproveitou uma conferência com empresários russos para atirar farpas ao Ocidente, especialmente ao Reino Unido, que está a atravessar problemas na cadeia de abastecimento de produtos frescos e vegetais.

Faltam nabos? Venham à Rússia buscá-los. Foi esta a sugestão que Vladimir Putin fez aos países ocidentais que estão a sofrer crises no abastecimento de produtos alimentares, como o Reino Unido.

Num encontro com empresários russos esta quinta-feira — que assinala a primeira reunião de Putin com a elite financeira do país desde o início da guerra — o presidente garantiu que a economia do país continua forte e firme, mesmo no meio da avalanche de sanções que o Ocidente impôs em resposta ao conflito armado na Ucrânia.

No vídeo publicado pelo The Guardian, Putin lembra as previsões dos analistas ocidentais, que profetizaram um impacto avassalador das sanções na economia russa e prateleiras vazias nos supermercados.

A vida tinha outras ideias. Os países Ocidentais depararam-se eles próprios com estes problemas”, declarou o chefe de Estado.

Putin ainda atirou farpas especificamente para o Reino Unido, que está a sofrer falhas no abastecimento de alimentos frescos. Em Fevereiro, Thérèse Coffe, a Ministra do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais britânica, apelou à população que comprasse nabos e outros vegetais produzidos no Reino Unido perante a falta de pepinos, tomates, alfaces ou pimentões importados.

“Chegou ao ponto em que os seus líderes sugerem aos cidadãos que escolham nabos em vez de alfaces ou tomates. Os nabos são um bom produto, mas provavelmente teriam que vir à Rússia buscá-los, porque o nosso nível de colheitas excede significativamente os números dos nossos vizinhos na Europa”, troçou Putin.

O líder russo deixou ainda recados aos oligarcas e empresários e frisou a importância do patriotismo numa altura em que o país está mais isolado no panorama internacional.

“Um empreendedor responsável é um cidadão real da Rússia, do seu país, um cidadão que compreende e age de acordo com os seus interesses”, realçou, deixando apelos a que os mais ricos invistam dentro da Rússia e não fujam aos impostos com contas em paraísos fiscais.

Adriana Peixoto, ZAP //

7 Comments

  1. A Rússia deve ter muitos nabos, começando por ele (Putin), se não fosse um grande nabo não teria começado com uma guerra estúpida.

  2. Já cá temos muitos nabos na política portuguesa e não só para dar e vender, Não precisamos de nabos de qualidade duvidosa Russos.

  3. O Ocidente e as sanções à Rússia, nas suas conversas da treta, uma cambada de covardes ou estão feitos com o Putin.
    O rublo foi das moedas que mais valorizaram no ano de 2022.
    Espanha, por exemplo, ainda no fim de 2022 comprava diesel à Rússia – parece inacreditável…
    Fosfatos, para produzir adubos, estão proibidos de ser exportados para a Europa, há mais de um ano.
    Haverá adubos para as plantações e sementeiras que estão “à porta”?
    “Nabos” somos nós que embarcamos no blá, blá, blá, dos governos europeus e respectiva comunicação.
    Vão faltar alimentos, com certeza, porque não há adubos!!!
    Regulamentar os preços dos bens alimentares, que escasseiam e vão faltar, é mesmps de imbecís!!!
    USA e Europa no “abraço dos Afogados”…

  4. Mais uma vez vez Putin a dizer as verdades. Metem sanções à Rússia e quem se prejudica é a própria Europa.
    Força Putin. Os portugueses estão ctg!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.