/

A Rússia foi acusada de usar bombas de vácuo. Como funcionam estas armas?

2

Kirill Borisenko / Wikimedia

Lançador de foguetes soviético TOS-1

O uso de armas termobáricas é geralmente condenado por organizações de direitos humanos. Tanto governos ocidentais como a Rússia já foram acusados anteriormente de recorrer a estas bombas.

Na segunda-feira, uma explosão destruiu a refinaria de petróleo em Okhtyrka, na Ucrânia, com as autoridades de Kiev a acusar a Rússia de usar armas termobáricas — também conhecidas como bombas de vácuo.

Este tipo de bombas sugam o oxigénio do ar e geram assim uma forte explosão de alta temperatura e o seu uso é geralmente condenado pelos grupos de direitos humanos. Frank Gardner, correspondente da BBC, refere-se a estas bombas como “as mais poderosas” no arsenal russo, além das armas nucleares.

As bombas de vácuo funcionam em duas etapas — a primeira é a carga explosiva que dispersa o combustível numa nuvem que pode então entrar em edifícios ou objetos ao redor e a segunda é a ascensão da nuvem que causa uma enorme bola de fogo e suga o oxigénio das áreas circundantes, causando uma onda de choque.

Segundo Justin Bronk, investigador do Royal United Services Institute, um explosivo normal tem 30% de combustível e 70% de oxidante em peso, mas as bombas de vácuo são “todas combustível e usam o oxigénio do ar“, sendo mais poderosas.

O calor e a pressão que a explosão emite são tão fortes que uma pessoa que esteja na sua proximidade imediata seria instantaneamente vaporizada e alguém que esteja na área circundante ficaria ferida com gravidade.

As bombas matam principalmente devido à “criação de uma onda de choque extremamente poderosa que rompe órgãos e estoura os pulmões” e que se propaga em “espaços confinados”, sendo “particularmente mortal contra pessoas em locais escavados, como porões ou cavernas” e causando também queimaduras graves.

Rússia já terá usado estas bombas na Chechénia

A embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova, acusou a Rússia de usar este tipo de bombas no conflito entre os dois países, após uma reunião com membros do Congresso norte-americano.

“A devastação que a Rússia está a tentar infligir à Ucrânia é grande”, acrescentou Markarova.

As imagens captadas por um repórter da CNN perto da fronteira ucraniana parecem mostrar lançadores de foguetes múltiplos TOS-1 a serem transportados perto da cidade russa de Belgorod.

Outros vídeos cuja veracidade não foi verificada também circulam nas redes sociais que mostram os lançadores a serem transportados noutras partes da Rússia perto da fronteira com a Ucrânia.

Já desde 1960 que os russos e vários exércitos ocidentais usaram estas armas. Os Estados Unidos, por exemplo, já as utilizaram durante a guerra no Afeganistão, para atacar complexos de cavernas onde alegadamente estariam escondidos membros da Al-Qaeda.

A Rússia também terá alegadamente usado bombas de vácuo em 2000, na Chechénia, e mais recentemente Moscovo foi acusada de usar estas armas juntamente com o Governo sírio na luta contra os rebeldes.

ZAP // BBC

2 Comments

  1. Para os russos não existem lei nem ordem internacional, será bom que cá deste lado comecem a entender bem a evidência das coisas antes que seja demasiado tarde!

  2. O CERCO — Cada vez mais vai se apertando o “cinto” , as sanções vão deixando os bolsos vazios e para cortar o fôlego vem uma algema de prata : o Tribunal Penal Internacional de Haia , e logo teremos o primeiro tirano russo, atrás das grades , isto é, se o NOVICHOCK, não agir antecipadamente. Vimos em décadas passadas o destemido SLOBODAN MILOSEVIC, o genocida dos Balcãs a pagar os seus crimes cometidos na Guerra da Bósnia e condenado pelo poderoso TPIH. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. A JUSTIÇA, as vezes demora, mas, não falha. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.