Vitória à primeira volta em risco. Rui Rio na frente mas com 49%

Fernando Veludo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Quando estavam apurados 22 mil votos, mais de metade do universo de inscritos, o atual presidente do PSD, Rui Rio, mantinha-se na frente da corrida à liderança do partido.

De acordo com o portal oficial do PSD onde estão a ser divulgados os resultados destas eleições, pelas 22:30, estavam 182 secções apuradas e 22.038 votos contados, 50,35% dos quais em Rui Rio, seguindo-se Luís Montenegro a menos de dez pontos percentuais de diferença, com 42,55%, e Miguel Pinto Luz em terceiro, com 7,09%.

Nesta altura, havia ainda 136 secções por apurar. Se nenhum dos candidatos obtiver este sábado uma maioria absoluta dos votos validamente expressos, haverá uma segunda volta entre os dois mais votados, no próximo sábado, dia 18.

Pelas 21:00, estavam apuradas 102 secções apuradas e Rui Rio seguia na frente com 50,01% dos votos, seguido por Luís Montenegro, com 44,03% e Miguel Pinto Luz, com 5,07%.

Entretanto, pelas 23:00, e apuradas 247 secções, Rui Rio continua na frente, mas com 49,56% dos votos, seguido por Luís Montenegro, com 40,96% e Miguel Pinto Luz, com 9,48%.

“Só me disseram que está a correr bem”

O candidato à liderança do PSD Rui Rio afirmou, à chegada a um hotel no Porto, desconhecer os resultados desta noite eleitoral, frisando ter recebido apenas a informação de que “está a correr bem”.

Só me disseram que está a correr bem. Estou a vir de casa. Vocês ainda não repararam que comigo é com calma, não é tudo a correr? Calma!”, afirmou Rio, em declarações aos jornalistas no hotel onde vai conhecer os resultados das eleições internas do partido e falar aos militantes.

Questionado pelos jornalistas, nomeadamente sobre a vitória em Aveiro, distrito de onde é o candidato Luís Montenegro, Rio frisou não estar “a acompanhar” os resultados, apenas sabendo “por alto” os dados já existentes sobre a votação. “Estou a chegar. Não estou a acompanhar. Sei por alto. Não sei mesmo.”

Questionado sobre declarações feitas minutos antes por Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD, sobre a vitória em Aveiro, Rio manifestou surpresa. “Ele disse isso?”, questionou, afirmando que a conquista de Aveiro “pode” ser importante, em termos simbólicos, para a noite eleitoral.

Confrontado com os dados apurados relativos a 16 mil votos, que lhe dão oito mil, Rio disse que tal “não significa nada”. “Só no fim quando fechar é que significa qualquer coisa.”

Nesta corrida à liderança do PSD estão três candidatos, o atual presidente do PSD, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais Miguel Pinto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Grande vitória senhor Rui Rio, Montenegro, Miguel Pinto Luz, nem 50% dos militantes vota que representatividade pode ter quem diz que ganhou as eleições pra Presidente do PPD
    Total de Militantes Inscritos no PSD 107 428
    Podem Votar 40 330 Militantes 37,5%
    Ficam Fora da Votação 62,5%

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …