Vitória à primeira volta em risco. Rui Rio na frente mas com 49%

Fernando Veludo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Quando estavam apurados 22 mil votos, mais de metade do universo de inscritos, o atual presidente do PSD, Rui Rio, mantinha-se na frente da corrida à liderança do partido.

De acordo com o portal oficial do PSD onde estão a ser divulgados os resultados destas eleições, pelas 22:30, estavam 182 secções apuradas e 22.038 votos contados, 50,35% dos quais em Rui Rio, seguindo-se Luís Montenegro a menos de dez pontos percentuais de diferença, com 42,55%, e Miguel Pinto Luz em terceiro, com 7,09%.

Nesta altura, havia ainda 136 secções por apurar. Se nenhum dos candidatos obtiver este sábado uma maioria absoluta dos votos validamente expressos, haverá uma segunda volta entre os dois mais votados, no próximo sábado, dia 18.

Pelas 21:00, estavam apuradas 102 secções apuradas e Rui Rio seguia na frente com 50,01% dos votos, seguido por Luís Montenegro, com 44,03% e Miguel Pinto Luz, com 5,07%.

Entretanto, pelas 23:00, e apuradas 247 secções, Rui Rio continua na frente, mas com 49,56% dos votos, seguido por Luís Montenegro, com 40,96% e Miguel Pinto Luz, com 9,48%.

“Só me disseram que está a correr bem”

O candidato à liderança do PSD Rui Rio afirmou, à chegada a um hotel no Porto, desconhecer os resultados desta noite eleitoral, frisando ter recebido apenas a informação de que “está a correr bem”.

Só me disseram que está a correr bem. Estou a vir de casa. Vocês ainda não repararam que comigo é com calma, não é tudo a correr? Calma!”, afirmou Rio, em declarações aos jornalistas no hotel onde vai conhecer os resultados das eleições internas do partido e falar aos militantes.

Questionado pelos jornalistas, nomeadamente sobre a vitória em Aveiro, distrito de onde é o candidato Luís Montenegro, Rio frisou não estar “a acompanhar” os resultados, apenas sabendo “por alto” os dados já existentes sobre a votação. “Estou a chegar. Não estou a acompanhar. Sei por alto. Não sei mesmo.”

Questionado sobre declarações feitas minutos antes por Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD, sobre a vitória em Aveiro, Rio manifestou surpresa. “Ele disse isso?”, questionou, afirmando que a conquista de Aveiro “pode” ser importante, em termos simbólicos, para a noite eleitoral.

Confrontado com os dados apurados relativos a 16 mil votos, que lhe dão oito mil, Rio disse que tal “não significa nada”. “Só no fim quando fechar é que significa qualquer coisa.”

Nesta corrida à liderança do PSD estão três candidatos, o atual presidente do PSD, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais Miguel Pinto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Grande vitória senhor Rui Rio, Montenegro, Miguel Pinto Luz, nem 50% dos militantes vota que representatividade pode ter quem diz que ganhou as eleições pra Presidente do PPD
    Total de Militantes Inscritos no PSD 107 428
    Podem Votar 40 330 Militantes 37,5%
    Ficam Fora da Votação 62,5%

RESPONDER

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …