Vitória à primeira volta em risco. Rui Rio na frente mas com 49%

Fernando Veludo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Quando estavam apurados 22 mil votos, mais de metade do universo de inscritos, o atual presidente do PSD, Rui Rio, mantinha-se na frente da corrida à liderança do partido.

De acordo com o portal oficial do PSD onde estão a ser divulgados os resultados destas eleições, pelas 22:30, estavam 182 secções apuradas e 22.038 votos contados, 50,35% dos quais em Rui Rio, seguindo-se Luís Montenegro a menos de dez pontos percentuais de diferença, com 42,55%, e Miguel Pinto Luz em terceiro, com 7,09%.

Nesta altura, havia ainda 136 secções por apurar. Se nenhum dos candidatos obtiver este sábado uma maioria absoluta dos votos validamente expressos, haverá uma segunda volta entre os dois mais votados, no próximo sábado, dia 18.

Pelas 21:00, estavam apuradas 102 secções apuradas e Rui Rio seguia na frente com 50,01% dos votos, seguido por Luís Montenegro, com 44,03% e Miguel Pinto Luz, com 5,07%.

Entretanto, pelas 23:00, e apuradas 247 secções, Rui Rio continua na frente, mas com 49,56% dos votos, seguido por Luís Montenegro, com 40,96% e Miguel Pinto Luz, com 9,48%.

“Só me disseram que está a correr bem”

O candidato à liderança do PSD Rui Rio afirmou, à chegada a um hotel no Porto, desconhecer os resultados desta noite eleitoral, frisando ter recebido apenas a informação de que “está a correr bem”.

Só me disseram que está a correr bem. Estou a vir de casa. Vocês ainda não repararam que comigo é com calma, não é tudo a correr? Calma!”, afirmou Rio, em declarações aos jornalistas no hotel onde vai conhecer os resultados das eleições internas do partido e falar aos militantes.

Questionado pelos jornalistas, nomeadamente sobre a vitória em Aveiro, distrito de onde é o candidato Luís Montenegro, Rio frisou não estar “a acompanhar” os resultados, apenas sabendo “por alto” os dados já existentes sobre a votação. “Estou a chegar. Não estou a acompanhar. Sei por alto. Não sei mesmo.”

Questionado sobre declarações feitas minutos antes por Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD, sobre a vitória em Aveiro, Rio manifestou surpresa. “Ele disse isso?”, questionou, afirmando que a conquista de Aveiro “pode” ser importante, em termos simbólicos, para a noite eleitoral.

Confrontado com os dados apurados relativos a 16 mil votos, que lhe dão oito mil, Rio disse que tal “não significa nada”. “Só no fim quando fechar é que significa qualquer coisa.”

Nesta corrida à liderança do PSD estão três candidatos, o atual presidente do PSD, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais Miguel Pinto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Grande vitória senhor Rui Rio, Montenegro, Miguel Pinto Luz, nem 50% dos militantes vota que representatividade pode ter quem diz que ganhou as eleições pra Presidente do PPD
    Total de Militantes Inscritos no PSD 107 428
    Podem Votar 40 330 Militantes 37,5%
    Ficam Fora da Votação 62,5%

RESPONDER

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …

"Poesia de emergência". Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto "Poesia de Emergência" nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.   A ideia, que já tem voluntários em …

Vitalino Canas: "Andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional"

O ex-secretário de Estado Vitalino Canas assumiu hoje, no parlamento, que esteve nos últimos “40 anos” a preparar-se para “ser juiz do Tribunal Constitucional”, e salientou que se for eleito não será porta-voz “de nenhum …

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …