De Rui Costa a Conceição, Rui Pinto terá espiado quase 500 alvos

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

O denunciante português Rui Pinto é suspeito de ter espiado quase 500 alvos, entre os quais figuras como Rui Costa, Sérgio Conceição e Pedro Proença.

Rui Pinto foi constituído arguido pela intrusão nos emails do Benfica, FC Porto e de outros clubes, mas também pelo acesso às caixas de correio eletrónico de magistrados, juízes, advogados e responsáveis da Autoridade Tributária.

A Sábado avança que o denunciante português, atualmente em julgamento, terá espiado quase 500 alvos. Rui Pinto é arguido num novo processo, aberto em 2019, que nasceu de uma certidão extraída do caso Football Leaks.

Da lista de vítimas constam dezenas de responsáveis de vários clubes, como Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, e Rui Costa, presidente do Benfica. Segundo a revista Sábado, são ainda visados pelo menos 18 responsáveis da Liga Portugal, incluindo o presidente Pedro Proença, e o seu antecessor, Luís Duque.

Fernanda Miranda, ex-mulher de Pinto da Costa, também terá sido vítima de Rui Pinto.

As caixas de correio de funcionários da Promovalor, empresa do ex-presidente benfiquista Luís Filipe Vieira; da Igreja Universal do Reino de Deus; e do universo empresarial de Isabel dos Santos também terão sido pirateadas.

Na altura em que encerrou a investigação da Polícia Judiciária ao inquérito Football Leaks, o inspetor-chefe Rogério Bravo avisou que o caso estava longe de estar encerrado.

O então coordenador do crimes informáticos salientou que “existem agora dados objetivos e inequívocos que permitem imputar a responsabilidade penal ao arguido Rui Pinto”. Além disso, deixou a porta aberta a novas investigações criminais.

Principalmente porque, através do exame forense aos dispositivos apreendidos ao hacker português, foram identificados mais de “meio milhar de utilizadores que, tudo apronta, são vítimas” do acesso indevido de Rui Pinto.

Rui Pinto foi chamado ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal, na passada sexta-feira, para ser constituído arguido. No entanto, não prestou qualquer declaração.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.