Rui Moreira nas europeias? “É como perguntar se posso vir a ser o Pai Natal”

2

CM Porto

O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

O autarca do Porto acredita que os rumores sobre uma candidatura sua às europeias pelo PSD foram plantados por alguém que quer dificultar a vida a Montenegro.

Em entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público, Rui Moreira, respondeu aos rumores sobre a possibilidade de ser candidato às eleições europeias pelo PSD.

“É mais ou menos como perguntar se posso vir a ser o Pai Natal. Não se coloca. Não é uma coisa que se possa colocar. Naturalmente, se surgir um convite para uma coisa dessas, terei que pensar na altura, terei que pensar nas condições”, afirma.

O autarca portuense acredita que, se o convite surgir, já fez “em larga medida, aquilo que tinha para fazer na cidade do Porto”. “O que nós não podemos é, de facto, trocar as coisas por um prato de lentilhas“, refere em relação a uma saída a meio do mandato para a Europa.

Moreira acrescenta que ainda nem sequer pensou “maduramente” sobre esta questão e acredita que os boatos na imprensa foram criados “por pessoas dentro do PSD para criar dificuldades ao Dr. Luís Montenegro“.

O Presidente da Câmara do Porto falou ainda sobre a prestação de Manuel Pizarro, seu ex-vereador e adversário nas autárquicas, na pasta da saúde. “É extremamente trabalhador, é um excelente comunicador e um bom negociador. O que acontece é que ele apanha uma situação na saúde que é deixada por Marta Temido, que é extremamente delicada. Claro que ele tem ali um grande elemento que é Fernando Araújo, que pode ajudá-lo a fazer a diferença”, defende.

Em relação a uma possível nova corrida de Pizarro no Porto, “se me perguntar se ele tem qualidades pessoais, com certeza que tem, mas com certeza que também tem opções políticas diferentes daquelas que eu tenho seguido”, afirma.

O autarca falou ainda da crise que o Porto está a viver com o consumo de droga a céu aberto. “Os Estados não têm sido capazes de combater o tráfico internacional. Este é um facto objetivo. Aquilo que temos tentado fazer é encontrar aqui uma fórmula virtuosa de compensar aquilo”, defende.

“Está previsto que a Câmara Municipal do Porto vai investir numa segunda unidade (de consumo assistido). Só que esta unidade deve ser uma unidade móvel. Aquilo que nós também temos a dizer é que quando nós analisamos a população que frequenta esta sala de consumo, só cerca de 30% é que são moradores na cidade. Nós precisaríamos que os municípios vizinhos, de onde vem essa população, também fizessem igual investimento”, sublinha.

Em relação ao trânsito na VCI, Moreira diz que “não há uma varinha de condão”, mas que a solução pode passar por redirecionar os pesados para a A41. “Falámos com os operadores de transportes, com a ANTRAM, e perguntámos quais eram as condições para que os camiões passassem a fazer isso. A única coisa que disseram é que estão interessados, porque apesar de fazerem mais quilómetros, poupam tempo. Mas disseram: “Não podemos pagar portagem“, afirma.

Rui Moreira deixa ainda uma alfinetada ao Governo. “No Porto demoram mais porque é mais distante, porque, de facto, não incomoda tanto os ministros, porque não andam muito na VCI”, critica.

Portista ferrenho, o autarca comentou ainda a polémica com os seus comentários sobre Sérgio Conceição, que descreveu como um “treinador falhado”. “Não fiquei nada escaldado”, garante.

E sobre um eventual apoio a uma candidatura de André Villas Boas contra Pinto da Costa? Enquanto o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa tiver condições e vontade, porque são duas coisas diferentes, para exercer o cargo, e ele já disse que irá concorrer, que quer concorrer no próximo ano, nunca apoiarei nenhuma solução alternativa“, remata.

ZAP //

2 Comments

  1. Alguém sabe qual o ponto de situação em que se encontra o recurso interposto pelo Ministério Público (MP) relativamente ao crime que envolve o dr. Rui Moreira?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.