Rui Jorge estreia três jogadores do Sporting e um do Benfica nos sub-21

FPF

O selecionador dos sub-21 de Portugal, Rui Jorge.

Os jovens futebolistas Eduardo Quaresma, Nuno Mendes e Pedro Gonçalves, do Sporting, e Úmaro Embalo, do Benfica, foram hoje chamados pela primeira vez à seleção sub-21, para o duplo embate com Chipre e Bielorrússia.

“É uma situação nova para nós também enquanto selecionadores, ter de convocar sem o que é palpável. E procurando equilíbrio na nossa equipa com coisas que conhecemos, mas não sabemos se neste momento são uma realidade. É tentar procurar esse equilibro, também com jogadores que já nos conhecem melhorzinho, a nossa ideia e forma de pensar”, sintetizou o selecionador Rui Jorge.

A estreia deste quarteto surge em fase decisiva no apuramento para o Euro2021 Eslovénia/Hungria da categoria, cujas regras mudaram devido à pandemia da covid-19, caindo o ‘play-off’ e qualificando-se os primeiros de cada um dos nove grupos mais os cinco melhores segundos.

Rui Jorge assume as dificuldades do seu trabalho causadas pelas alterações motivadas pela pandemia da covid-19, já que chamou atletas “em condições muito diversas”, desde Embalo, que vai disputar na terça-feira pelo Benfica a final da Youth League, a outros que ainda estão de férias.

“É bastante imprevisível tudo o que se venha a passar”, admitiu Rui Jorge, que, ainda assim, exige que os seus pupilos mostrem em campo a clara supremacia ante o Chipre, em 04 de setembro, em Larnaca, e quatro dias depois confirmem na Cidade do Futebol a sua natural superioridade sobre a Bielorrússia.

O selecionador assume que o Chipre “claramente não é da dimensão de Portugal na qualidade dos seus jogadores”, contudo, recorda que o adversário já tem o seu campeonato em andamento e que os lusos têm de mostrar em campo que os seus rivais são “bastante inferiores em termos individuais”.

Discorda que o ajuste dos moldes de apuramento, sem ‘play-off’, aumente a pressão, recordando que, para Portugal, “o objetivo é sempre o mesmo, e isso não vai alterar nada na forma de encarar os jogos”.

A estreia dos jogos na Cidade do Futebol agrada ao timoneiro dos sub-21, pois entende que o facto de a equipa poder jogar onde trabalha regularmente lhe dá “tranquilidade e bem-estar que é preciso aproveitar, muito mais nesta fase difícil” que o mundo vive.

Congratulou-se pela matéria prima que tem recebido com as idas à final da Youth League do FC Porto, campeão em 2019, e do Benfica, que defronta na terça-feira o Real Madrid no jogo decisivo, contudo, recorda que os jovens têm ainda um longo caminho até atingirem o sucesso.

O Sporting lidera a convocatória com seis futebolistas, seguido de FC Porto e Benfica com cinco cada.

Convocados:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton) e Luís Maximiano (Sporting).

Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Porto), Eduardo Quaresma (Sporting), Nuno Mendes (Sporting), Pedro Pereira (Benfica), Rúben Vinagre (Wolverhampton Wanderers), Tiago Djaló (LOSC Lille) e Tomás Tavares (Benfica).

Médios: Daniel Bragança (Sporting), Fábio Vieira (FC Porto), Florentino (Benfica), Gedson Fernandes (Tottenham Hotspur), Miguel Luís (Sporting), Pedro Gonçalves (Sporting) e Vítor Ferreira (FC Porto).

Avançados: Dany Mota (AC Monza), João Filipe ‘Jota’ (Benfica), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers), Rafael Leão (AC Milan) e Umaro Embaló (Benfica).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …